Em Tóquio, Brasil tenta repetir o mesmo sucesso que teve com o futebol em 2016

Foto de capa: Rebeca Doin.

Por Gabriel Orphão 

O futebol, esporte mais popular no Brasil, estará mais uma vez presente nos jogos olímpicos, assim como acontece desde as Olimpíadas de Paris, em 1900. Desta vez, o Brasil tenta obter o mesmo sucesso no esporte bretão que teve em terras tupiniquins nas Olimpíadas de 2016, quando a seleção masculina ficou com a medalha de ouro, e a feminina ficou com o 4º lugar. 

Walace, Gabriel Jesus, Neymar e Gabriel Barbosa comemoram a conquista do inédito ouro olímpico, em 2016. – Crédito: Ivan Pacheco/VEJA.com.

Feminino 

O futebol feminino estreou nas Olimpíadas de Tóquio na quarta-feira, dia 21, as 05h da manhã. O Brasil começou de forma avassaladora, e bateu a china por 5 a 0, com direito a um show de Marta, que foi a melhor jogadora da partida. No mesmo horário, a seleção dos Estados Unidos, que é, segundo a FIFA, a melhor seleção de futebol feminino, foi derrotada para a Suécia por 3 a 0. 

Crédito: Octávio Neto.

O Brasil vem com uma novidade: estes serão os primeiros jogos olímpicos da treinadora sueca Pia Sundhage no comando da seleção brasileira. Pia já esteve em 3 finais olímpicas, e conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata. A experiente treinadora trouxe consigo uma polêmica para a disputa dos jogos de Tóquio: a veterana Cristiane, maior artilheira da história do futebol nas Olimpíadas, foi cortada pela Sueca, e não viajou até o Japão. 

Os jogos deste ano também serão especiais para a experiente Formiga, que estará disputando a sua última edição dos jogos olímpicos. A meio-campista de 43 anos, natural de Salvador, Bahia, está disputando a sua sétima edição das Olimpíadas, e promete mais uma vez ser uma das principais jogadoras da seleção. 

Formiga chega a sua 7ª edição dos jogos olímpicos – Foto: Naomi Baker/Getty Images.

O Brasil também está presente no futebol feminino na equipe de arbitragem, comandada pela paranaense Edina Alves Batista, com os auxílios da catarinense Neuza Back. 

Masculino 

Depois de muita polêmica envolvendo convocação de atletas, liberação de clubes e discussões entre a CBF e as equipes dos jogadores, a seleção brasileira chega a Tóquio tentando obter o mesmo resultado que em 2016: o tão sonhado ouro olímpico.  

Crédito: Octávio Neto.

A equipe brasileira estreou na quinta, dia 22, contra a Alemanha (reeditando a final dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro), às 8h30 da manhã, e venceu a partida por 4 a 2, com uma atuação de gala do atacante Richarlison, que se tornou o primeiro jogador do Brasil a fazer um hat-trick em uma partida de abertura de jogos olímpicos. 

Richarlison comemora um dos seus gols contra a Alemanha nos jogos olímpicos de Tóquio. Crédito: Reprodução/Metrópoles.

O técnico André Jardine não pode contar com muitos dos jogadores que pretendia, pois os jogos olímpicos não são considerados datas FIFA, o que significa que os clubes não são obrigados a liberarem os seus atletas. Então, jogadores como Pedro, Gerson, Thiago Maia, Neymar, Marquinhos, Vinicius Júnior, Rodrygo e diversos outros não puderam ser convocados. 

Na arbitragem, o Brasil não é representado por nenhum árbitro de campo, nem por auxiliares. Porém, o paranaense Wagner Reway será um dos integrantes do quadro de árbitros de vídeo da competição. 

CALENDÁRIO

Locais 

6 estádios foram escolhidos para serem utilizados durante a competição, tanto no masculino quanto no feminino: 

  • Estádio Nacional de Yokohama 
  • Estádio Kashima 
  • Estádio Chofu 
  • Estádio de Miyagi 
  • Estágio Saitama 2002 
  • Sapporo Dome 

Ambas as finais serão realizadas no Estádio Nacional de Yokohama. 

O Estádio Nacional de Yokohama, palco da final da Copa do Mundo de 2002, sediará as finais do futebol masculino e feminino nas Olimpíadas de Tóquio – Foto: Arne Museler/Wikipedia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s