Foto de capa: Rebeca Doin
Por Lucas Furtado Isaias
No primeiro dia de Jogos Paralímpicos (24/08), ocorreu a Cerimônia de Abertura, que, neste ano, trouxe a inclusão como o foco principal. Na passagem das delegações, Petrúcio Ferreira (Atletismo) e Evelyn de Oliveira (Bocha) representaram o Brasil no desfile dos países.
Outro destaque da parada de delegações foi a bandeira do Afeganistão, levada por um representante em solidariedade. O país classificou dois atletas, mas eles não conseguiram sair do país devido à crise que o território vive com a retomada do Talibã ao poder e a saída de tropas militares dos Estados Unidos até o dia 31 de agosto. Enquanto o evento acontecia, o porta-voz do grupo, em coletiva de imprensa, pedia para que os afegãos não deixassem o país e defendia que a nação estava segura.
A cerimônia, que teve como lema “Nós Temos Asas”, usou a mistura da tradição com a modernidade nas apresentações para representar a igualdade e que todos têm chance de brilhar e realizar os seus sonhos. Houve também a celebração das conquistas das pessoas com deficiência, que representam 15% da população mundial (1,2 bilhão de pessoas), porcentagem que é o mote de uma campanha do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), a #WeAre15.
O presidente do IPC, Andrew Parsons, em seu discurso, disse que se sentiu aliviado com a realização dos Jogos, adiados em um ano devido à pandemia do coronavírus, e agradeceu a todos pelos esforços para que o evento pudesse acontecer. A pira olímpica foi acesa por Yui Kamiji (Tênis em Cadeira de Rodas), Shunsuke Uchida (Bocha) e Karin Morisaki (Halterofilismo).
Agenda do Dia
O Brasil estreará nesta terça-feira (24/08) em cinco modalidades. O destaque principal é a natação com o maior campeão brasileiro em Paralimpíadas. Daniel Dias vai disputar na categoria 200m livre S5 masculino e, na prova eliminatória, ele estará na raia 5 da primeira bateria, que acontecerá às 22h56. Já na quarta (25/08), acontecerá a final a partir das 7h52. Antes, teremos Gabriel Bandeira, que representará o país nos 100m borboleta S14 masculino e estará na divisa 4 da segunda bateria eliminatória a partir das 21h59. A final ocorrerá às 6h04 da quarta-feira. Phelipe Rodrigues estará nos 50m livre S10 masculino. O brasileiro estará na segunda eliminatória nadando na quinta raia às 22h30, enquanto a grande final será às 7h06 de quarta. Nos 100m borboleta S13, teremos Douglas Matera na sexta divisa da primeira bateria às 22h39. A final ocorrerá às 7h32 do dia seguinte (no horário de Brasília). Para terminar o dia brasileiro nas piscinas, teremos dose dupla nos 100m livre S8: às 23h25, Caio Amorim na segunda bateria disputando na sexta raia; em seguida, na última bateria do dia, Gabriel Cristiano na raia 3 da prova. A final ocorrerá às 8h18 de quarta.
As mulheres terão grande participação neste dia 1 de Paralimpíadas na natação. Mariana Gesteira estará nos 50m livre S10 nadando na raia 3 da primeira bateria eliminatória, que ocorrerá às 22h33. A decisão será às 7h38 do dia seguinte pelo horário de Brasília. Nos 100m borboleta S13, teremos duas atletas. Lucilene Souza estará na segunda raia da primeira bateria, que ocorre às 22h46. Logo após, às 22h49, Maria Carolina Santiago estará na divisa 5 disputando a segunda bateria. Nos 200m S5, Esthefany Rodrigues participará da segunda bateria disputando na segunda raia a partir das 23h15. A decisão ocorrerá às 8h08 na quarta-feira. As provas de natação acontecem no Centro Aquático de Tóquio.
O país também estreia no tênis de mesa com diversos representantes em quadra na fase de grupos. A partir das 21h, pela classe 9 feminina, Danielle Rauen enfrenta a húngara Alexa Szvitacs, e Jennyfer Marques Parinos vai duelar contra a australiana Lei Lina. Às 21h40, pela classe 3, Marliane Amaral Santos vai enfrentar a sul-coreana Jiyu Yoon, enquanto David Andrade de Freitas enfrentará o sueco Alexander Oehgren. Na classe 8, Luiz Filipe Guarnieri Manara terá pela frente o chinês Chao Qun Ye, às 23h40. E, à 0h20 já de quarta (25/08), Lethicia Rodrigues Lacerda jogará contra a norueguesa Ainda Dahlen. Fechando esta primeira sessão, teremos Catia Cristina da Silva Oliveira disputando contra a finlandesa Aino Tapola na classe 1-2.
Na segunda parte da programação, a partir das 4h de quarta, Carlos Alberto Junior Carbinatti, pela classe 10, duelará contra o francês Mateo Boheas. Às 5h20, pela classe 7, Milena Franca dos Santos jogará contra a chinesa Rui Wang. E, às 7h20, teremos Israel Pereira Stroh contra o japonês Masachika Inque. A classe 9 feminina apresentará sua segunda rodada com o Brasil entrando em quadra às 8h com Danielle enfrentando a turca Neslihan Kavas, e Jennyfer, a sul-coreana Kun-Hea Kim. No mesmo horário, Welder Knaf estreia, pela classe 3, contra Ping Zhao, da China. A quarta-feira no tênis de mesa termina às 8h40: pela classe 4, Joyce de Oliveira enfrentará a chinesa Xiaodan Gu. Os jogos acontecem no Ginásio Metropolitano de Tóquio.
No goalball, o Brasil fará sua estreia pela fase de grupos. A equipe masculina abrirá a competição a partir das 21h desta terça contra a Lituânia. No grupo A, também há as equipes de Argélia e Japão, que se enfrentam à 1h15 (já quarta-feira no Brasil). No feminino, a seleção vai enfrentar os Estados Unidos às 8h30. Turquia e Japão também estão no grupo D da competição e enfrentam-se às 2h45 da manhã, abrindo o torneio feminino. Todos os jogos no Makuhari Messe.
Teremos representantes do Brasil também no ciclismo de pista com Ana Raquel Lins na perseguição dos 3000m na classe C5. A prova classificatória começa às 23h17 desta terça (24/08). A final acontecerá por volta das 2h25, madrugada de quarta pelo horário de Brasília.
Na esgrima em cadeira de rodas, haverá dois representantes duelando nesta terça no sabre individual B. Vanderson Chaves estará no confronto a partir das 21h contra Istvan Tarjanyi (Turquia). Doze minutos mais tarde, já enfrentará Alexander Kurzin (Comitê Olímpico Russo). Às 21h36, o duelo será contra Grzegoz Pluta (Polônia) e, logo em seguida, contra Pierre Mainville (Canadá). O último duelo da primeira fase será contra Maxime Valet (França), às 22h12. As oitavas de final começam à meia-noite, as quartas a partir da 1h, as semifinais às 3h30, a disputa do bronze às 4h30 e a partida do ouro às 6h, todas já adentrando a quarta-feira.
Já Monica Santos terá duelos contra a japonesa Chisato Abe (22h45), a húngara Boglarka Mezo (23h), a sueca Olena Fedota (23h24), a atleta do Comitê Olímpico Russo Irina Mishurova (23h36) e a chinesa Tan Shumei (23h48). As oitavas de final começam à 0h30, as quartas de final à 1h30, as semifinais às 4h, a disputa do bronze às 5h e a partida do ouro às 7h.
