Foto de capa: /Twitter CBF.
Por Tadeu Martins
O mundo do futsal tem um dono inédito e ele é Portugal. Os portugueses entraram em quadra contra a Argentina, campeã em 2016, venceram por 2 a 1 e são os novos campeões do mundo. Esse é o primeiro título da seleção portuguesa na competição.
O primeiro tempo das equipes foi bastante truncado, atacando pouco. O time argentino perdeu por dois minutos o jogador Borruto por ter dado um soco em Ricardinho após uma disputa de bola. Portugal abriu o placar aos 15 minutos da primeira etapa com Pany, jogando um balde de água fria nos argentinos, que reagiram apenas nos segundos finais dos primeiros 20 minutos.
O segundo tempo aumentou a intensidade e ficou mais movimentado. Logo nos primeiros 10 minutos, Portugal ampliou o placar com Pany novamente, mas a Argentina rapidamente respondeu com Claudino que descontou para os sul-americanos. Com o gol, o time argentino voltou para o jogo e começou a pressionar o time português que foi salvo pelo goleiro Bebê.
A seleção portuguesa se junta ao Brasil, Espanha e Argentina como campeões do mundo de futsal. A seleção brasileira é a maior vencedora com cinco títulos; Espanha tem dois títulos e Argentina e Portugal com um.
Brasil venceu Cazaquistão e garantiu o terceiro lugar
A seleção brasileira sofreu para vencer a equipe do Cazaquistão. No primeiro tempo, o goleiro Guitta marcou contra e os cazaquistaneses terminaram a primeira etapa vencendo por 1 a 0. O segundo tempo já foi mais movimentado e repleto de gols.
Após uma galha do goleiro Higuita, o brasileiro Taynan, naturalizado cazaquistanês, fez um gol contra e colocou o time canarinho de volta na partida. O Brasil até virou o jogo, mas o técnico do Cazaquistão chamou a ajuda do vídeo suporte, que anulou o gol brasileiro. No segundo seguinte, Taynan se redimiu e colocou o Cazaquistão na frente do placar novamente.
A vantagem do Cazaquistão rapidamente foi retirada após Rodrigo empatar a partida. Esse gol abriu a porteira para o time de Marquinhos Xavier que ampliou o placar com Ferrão e Le.
Esse é o oitavo pódio do time brasileiro. Além dos cinco títulos, o Brasil foi vice-campeão em 2000 e ficou em terceiro lugar em 2004 e 2021.