Brasil empata com Colômbia e encerra sequência de vitórias nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2022  

Foto de capa: Lucas Figueiredo/CBF 

Por Lucas Furtado Isaias  

O Brasil terminou uma sequência de nove vitórias consecutivas nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Em um jogo de oscilações das duas equipes, e com a de Tite tendo os seus melhores momentos nos minutos finais da partida, o jogo terminou 0 a 0. O empate teve atuações decisivas dos goleiros Alison e Ospina, que defenderam os lances mais difíceis da partida. A equipe do Brasil contou com a volta de Neymar após a suspensão cumprida na partida contra a Venezuela. O craque participou de alguns lances importantes, foi alvo de duras faltas e envolveu- se em um atrito com Mina no final do jogo, tendo que ser contido por Tite.  

O duelo começou bastante intenso. Com 1min de jogo, Quintero roubou a bola de Fabinho e chutou para o gol, mas Alisson defendeu. Dois minutos depois, foi a vez de Mina tentar abrir o marcador para os colombianos, mas a bola foi para fora. Logo em seguida, o Brasil passou a dominar a partida. Com 4min, Neymar recebeu bola de Lucas Paquetá, chutou para tentar marcar para o Brasil, mas Ospina defendeu o gol. Com o passar do jogo, a equipe de Tite passou a ter mais posse e a dominar, fazendo belas jogadas e tendo mais lances perto da área colombiana, mas o jogo ficou menos intenso e com poucas oportunidades na grande área.  

O segundo tempo teve um desempenho abaixo da média do Brasil durante cerca de 30min, com a Colômbia ameaçando mais o gol e fazendo lances de perigo, enquanto o time brasileiro não conseguiu fazer nenhuma finalização antes das mexidas feitas aos 15min com Raphinha e aos 25min com Thiago Silva e Antony. Com meia hora, o Brasil começou a finalizar mais com o ponta, que chegou na área e tentou marcar, mas foi desarmado. No minuto seguinte, chutou de fora da área, porém Ospina defendeu. Aos 34mim, Lucas Paquetá recebeu passe de Neymar e acabou chutando para o lado de fora da rede. O Brasil ainda fez alguns lances na área colombiana, mas sem perigo. Já a Colômbia, aos 41min, fez o lance mais perigoso do tempo com Zapata, que chutou da linha intermediária, e Alison defendeu.  

Um empate em 0 a 0 durante um jogo em que as duas equipes oscilaram ao longo da partida em campo, e quem chamou a atenção foi a torcida com ‘Si, se puede!” em boa parte da segunda etapa. Uma prova cabal de amor dos torcedores até mesmo em momentos mais difíceis.  

Ficha técnica: 

Colômbia: Ospina, Medina, Mina, Cuesta e Mojica; Barrios, Lerma (Uribe), Quintero (Sinisterra) e Luis Díaz; Roger Martínez (Borré) e Falcao (Zapata). Técnico: Reinaldo Rueda. 

Brasil: Alison, Danilo, Marquinhos, Éder Militão (Thiago Silva) e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Lucas Paquetá; Gabriel Jesus (Antony), Gabriel (Raphinha) e Neymar. 

Arbitragem: Árbitro – Patricio Loustau (Argentina), Auxiliares – Ezequiel Brailosvky (Argentina) e Cristian Navarro (Argentina), Quatro Árbitro – Fernando Echenique (Argentina) e VAR: Piero Maza (Chile). 

Cartão amarelo: Lerma e Borré (Colômbia) 

Outros resultados da 5ª rodada  

Bolívia 1 X 0 Peru 

Venezuela 2 X 1 Equador  

Argentina 3 X 0 Uruguai  

Chile 2 X 0 Paraguai  

Classificação  

° País P J V E D GP GC SG 
1 Brasil 28 10 9 1 0 22 3 19 
2 Argentina  22 10 6 4 0 18 6 12 
3 Equador 16 11 5 1 5 20 13 7 
4 Uruguai  16 11 4 4 3 13 13 0 
5 Colômbia 15 11 3 6 2 16 16 0 
6 Paraguai  12 11 2 6 3 9 13 -4 
7 Peru  11 11 3 2 6 10 18 -8 
8 Chile 10 11 2 4 5 11 14 -3 
9 Bolívia 9 11 2 3 6 13 25 -12 
10 Venezuela  7 11 2 1 8 8 19 -11 

P – Pontos, J – Jogos, V – Vitórias, E – Empates, D – Derrotas, GP – Gols Pró, GC – Gols Contra e SG – Salto de Gols  

Próxima rodada – 12ª (horário de Brasília) 

14 de outubro   

17h – Hernando Siles (La Paz) – Bolívia X Paraguai  

18h – Metropolitano Roberto Meléndez (Barranquilla) – Colômbia X Equador 

20h30 – Monumental de Nuñez (Buenos Aires) – Argentina X Peru  

21h – San Carlos de Apoquindo (Santiago) – Chile X Venezuela  

21h30 – Arena da Amazônia (Amazonas) – Brasil X Uruguai  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s