Em ritmo de PGL Major de CS:GO, relembre os brasileiros atuando por outras equipes

Foto de capa: Reprodução/As Super Listas 

Por Gabriel Orphão 

O Em Todo Lugar já trouxe oito matérias sobre equipes brasileiras no cenário competitivo do Counter-Strike: Global Offensive. Além de todos esses times que representam o país nas principais competições internacionais, ainda existem atletas brasileiros que atuam por equipes compostas apenas por jogadores de outras nacionalidades e que continuam honrando a bandeira verde e amarela. 

Gabriel “FalleN” Toledo – Team Liquid (Estados Unidos) 

Presente, professor! O principal atleta brasileiro do CS:GO, FalleN, é, hoje em dia, o awper e capitão da equipe da Team Liquid, atual quinto melhor time do planeta. O “verdadeiro” atua ao lado do canadense Keith “NAF-Fly” Markovic, e dos americanos Jonathan “EliGE” Jablonowski, Michael “Grim” Wince, Jake “Stewie2K” Yip e do treinador Jason “moses” O’Toole. 

FalleN entrou na Team Liquid em janeiro de 2021, logo após uma conturbada saída do MIBR. O bicampeão mundial de CS:GO vem sendo o principal nome da equipe americana desde sua chegada, tanto dentro quanto fora dos servidores. A partir do momento em que integrou o grupo, o número de seguidores nas redes sociais de seu time aumentou bastante. O perfil no Twitter especializado em CS:GO da organização encerrou 2020 com 17 mil seguidores e, hoje em dia, conta com mais de 64 mil. Grande parte disso se deve ao jogador. 

Dentro do servidor, FalleN disputou 45 partidas pela equipe americana e obteve 30 vitórias e 15 derrotas, além de 734 abates, sendo dois deles aces. Grande parte destas kills foram feitas de AWP: 385 adversários foram mortos pelas balas de sniper do professor. 

Gabrie “FalleN” Toledo é o principal nome da organização americana Team Liquid – Foto: Reprodução/Twitter TeamLiquid 

Marcelo “coldzera” David – FaZe Clan (Europa) 

Outro atleta da lendária lineup bicampeã mundial de CS:GO, coldzera atua desde 2019 na FaZe Clan, depois de ter pedido para ser movido ao banco de reservas do MIBR. O brasileiro atua na equipe ao lado do norueguês Håvard “rain” Nygaard, do letão Helvijs “broky” Saukants, do dinamarquês Finn “karrigan” Andersen e do canadense Russel “Twistzz” Van Dulken, além do treinador sueco Robert “RobbaN” Dahlström. 

O atleta, que já foi eleito duas vezes como o melhor jogador de CS:GO do planeta, conquistou dois títulos na organização: a BLAST Pro Series: Copenhagen 2019, em que venceram da equipe sueca da Ninjas in Pyjamas na grande final, e a IEM New York 2020, na qual bateram a equipe da OG na partida decisiva. 

Coldzera em ação pela FaZe Clan – Foto: Reprodução/HLTV.org 

Lucas “steel” Lopes – Movistars Riders (Espanha) 

Steel, também conhecido pela comunidade como Steelega, é o IGL da equipe da Movistars Riders desde outubro de 2019, quando deixou a Luminosity Gaming para acertar com a organização espanhola. Steel joga ao lado do britânico Owen “smooya” Butterfield, do Estónio Kristjan “shokz” Jakobson e dos espanhois Alejandro “ALEX” Masanet Candela e Alejandro “mopoz” Fernández-Quejo Cano, além do treinador Galder “bladE” Barcena. 

O ex-Luminosity, que já chegou à final do PGL Major Krakow 2017 com a equipe da Immortals, já disse diversas vezes que está feliz em seu time e que passa pela melhor fase de toda a sua carreira, que começou em 2009, quando jogou Counter-Strike: Source, profissionalmente, pela equipe da CNB e-Sports Club. Equipe essa que, recentemente, anunciou a saída de um dos seus sócios: o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno. 

Steel já jogou mais de 400 rounds pela equipe espanhola, fez mais de 6800 abates e tem seu time como um dos favoritos para se classificar ao próximo mundial de CS:GO, que ocorrerá em outubro deste ano, em Estocolmo, na Suécia, com organização da PGL. 

Steel atuando pela Movistars Riders – Foto: Reprodução/HLTV.org

João “horvy” Horvath – Rhein Neckar (Alemanha) 

O ex-atleta da Immortals, da INTZ e da Cream Real Betis, Horvy é o awper principal de sua equipe e joga ao lado do austríaco Michael “sesL” Higatzberger, além dos alemães Jonas “j1NZO” Jalowski, Marcel “impulsG” De Matteis e Marvin “mvN” Labenz. 

O brasileiro foi contratado pela organização em março de 2021 e ainda não pode atuar pelo seu novo time, devido à ausência de campeonatos do nível da equipe. A última partida da Rhein Neckar foi em janeiro, quando perdeu para a BIG por dois mapas a zero (16 x 14 na Vertigo e 16 x 2 na Nuke). 

Horvy chegou a ser contatado pela FaZe Clan para atuar pela equipe durante o ESL One Belo Horizonte, mas acabou não fechando o empréstimo com a organização, que foi a campeã do torneio, disputado no ginásio Mineirinho.  

Mesmo jogando ao lado de lendas do cenário, como kNgV- e felps, Horvy era um dos destaques na época em que atuava pela INTZ – Foto: Reprodução/HLTV.org

Bruno “bit” Lima e Rafael “zakk” Fernandes – 9z Team (Argentina) 

Um dos jogadores mais experientes do cenário mundial, vencedor de três campeonatos mundiais, cinco Pan-Americanos e diversos campeonatos nacionais na época do CS 1.6, Bruno “bit” Lima é o capitão da equipe argentina da 9z Team, que conta com o coach Rafael “zakk” Fernandes, que foi o treinador da equipe da Immortals durante o vice-campeonato mundial da PGL em 2017.  

Os brasileiros têm a companhia dos argentinos Santino “try” Rigal, Martin “rox” Molina e dos uruguaios Franco “dgt” Garcia e Maximiliano “max” Gonzalez. Durante o ano de 2020, também tiveram em seu time o brasileiro Alexandre “xand” Zizi, que se aposentou do CS:GO e hoje é atleta da FURIA de Valorant, o jogo de FPS da Riot Games e principal concorrente do fps da Valve. Além de xand, a 9z também contou com o ex-atleta do MIBR “hermano” Ignacio “meyern” Meyer, considerado a principal revelação do CS:GO argentino. 

Desde a chegada de bit e zakk, a 9z garantiu a conquista da região sul da La Liga Season 3, da região sul da FiReLEAGUE 2020 e da etapa da América Latina da WESG 2021, que não contou com equipes brasileiras. Além disso, conquistou um vice-campeonato da Gamers Club Masters VI, o principal torneio de CS:GO sul-americano, que contou com a DETONA Gaming como a campeã desta edição. 

zakk e bit junto de atletas e integrantes da comissão técnica da equipe da 9Z – Foto: Reprodução/9z Team 

Rodrigo “RCF” Figueiredo – High Coast (Estados Unidos) 

O ex-atleta da INTZ, da Sharks e da Yeah Gaming, RCF é o awper principal da equipe estadunidense da High Coast e tem como companheiros de equipe os americanos Ben “ben1337” Smith, Josh “PwnAlone” Pigue, Brandon “bew” Roberts (que, assim como RCF, está emprestado pela Yeah Gaming), Ian “motm” Hardy e o treinador Joeseph “Muenster” Lima. 

O brasileiro chegou na equipe por empréstimo, no dia 25 de março de 2021, e, com menos de uma semana de treino com seus novos teammates, conquistou dois grandes resultados: um 5º-6º lugar (que ocorre quando uma equipe é eliminada na terceira colocação de seu grupo) no VENN Invitational Spring 2021 e o título da etapa norte-americana da ESEA Cash Cup – Spring 2021, em que venceram a equipe ex-Rebirth Esports por 2 a 1 na grande final. 

RCF em atuação pela Sharks, em julho de 2019 – Foto: Reprodução/HLTV.org 

Wilton “zews” Prado – Evil Geniuses (Estados Unidos) 

O treinador das equipes da Luminosity Gaming e da SK Gaming durante as suas conquistas de campeonatos mundiais é um dos técnicos mais vitoriosos de toda a história do CS:GO.  

zews foi contratado pela Evil Geniuses em abril de 2020 e conta com uma das mais fortes equipes norte-americanas. Em seu elenco, possui o canadense Peter “stanislaw” Jarguz, o búlgaro Tsvetelin “CeRq” Dimitrov e os americanos Vincent “Brehze” Cayonte, Owen “oBo” Schlatter e Tarik “tarik” Celik, que trabalhou com zews quando ambos fizeram parte da equipe do MIBR. 

Desde a sua chegada na equipe estadunidense, zews conquistou dois títulos: a etapa norte-americana da BLAST Premiere Spring Finals 2020, na qual foi o carrasco das equipes brasileiras eliminando a FURIA nas semifinais e o MIBR na final da competição, e a etapa norte-americana da ESL One Cologne 2020, em que venceu a grande final contra a Team Liquid, que ainda não contava com Gabriel “FalleN” Toledo. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s