As tradicionais comidas do Halloween 

O Halloween é considerado uma das festas mais famosas do mundo, não só pelas fantasias, mas também pelas comidas que a representam 

Foto de Capa: Canva

Por: Arlan Almeida 

Halloween é uma festa muito tradicional nos Estados Unidos, realizada no dia 31 de outubro. Lá, essa data é comemorada com festas às quais as pessoas vão fantasiadas de monstros, personagens macabros ou apenas inusitados. Já aqui no Brasil, a festa começou a popularizar-se nas últimas décadas e é conhecida como Dia das Bruxas. Apesar da popularidade, existe uma certa reação de pessoas que consideram inapropriado o fato de uma festa de outra cultura estar sendo realizada aqui. 

A festa é tão famosa que se tornou mundialmente conhecida, tornando-se pauta de diversos filmes de terror, por se tratar de uma festa na qual se comemora o dia das bruxas. Além das fantasias e da festa que é preparada para esse dia, outra coisa que chama a atenção são as comidas de Halloween, que  valorizam os principais personagens do dia das bruxas e também são capazes de aterrorizar os convidados. 


Os quitutes servidos no Halloween devem agradar ao paladar dos convidados e, ao mesmo tempo, contribuir com uma decoração de terror divertida. Vale a pena usar a criatividade e todo o seu repertório sobre essa data comemorativa para planejar o cardápio. Pensando nisso, hoje vamos dar dicas de alguns pratos que vão alegrar e aterrorizar a sua festa. Comidinhas fácies e que vão dar um charme a mais em seu evento. 

Caveirinhas de marshmallow 

Foto: Google

Para fazer as caveirinhas de marshmallow não há muito segredo. Corte o marshmallow com uma tesoura para fazer a boca. Em seguida, arrume as balinhas de tic-tac, como se fossem os dentes. Espete os cravos para representar os olhos e finalize fincando esse marshmallow no espeto de churrasco. 
 
Olhos esbugalhados de ovos 

 
Para deixar o cardápio de Halloween pra lá de arrepiante, não se esqueça de preparar olhos esbugalhados. Para isso, providencie ovos cozidos e descascados. Corte uma fatia da extremidade com o auxílio de uma faca. Agora, providencie uma rodela de pimentão amarelo (do mesmo tamanho da tampa removida do ovo). Com a íris do olho já montada, chegou a vez de fazer a pupila. Encaixe um pequeno círculo de azeitona preta. Para finalizar, use ketchup para fazer as veias do olho. 
 
Abóbora vomitando guacamole 

Foto: Google

 A abóbora de Halloween é um elemento que não pode faltar na decoração, mas ela também pode dar o ar da graça no cardápio. Experimente esculpir a abóbora e, em seguida, coloque um pouco de guacamole na boca, como se estivesse vomitando. A ideia é meio nojenta, mas capta bem a proposta do dia das bruxas. Vale lembrar que esse prato mexicano leva abacate e temperos. 
 
Cérebro de gelatina 

Foto: Google

 
Se você preparar um cérebro de gelatina, com certeza deixará a mesa principal com uma decoração arrepiante. Você só vai precisar de um molde específico, gelatina sem sabor, gelatina vermelha e muita calda de morango. 

Morangos fantasminhas

Foto: Google

Cada morango foi transformado em fantasma. A proposta da imagem leva Candiquik, mas você pode adaptá-la com chocolate branco ou chantilly. 
 
Enroladinho de múmia

Foto: Google

 
1 kg de salsicha (tradicional, de frango ou de peru) 
1 um pacote de massa fresca 
Ketchup e mostarda 

O preparo consiste em cortar a massa em várias tirinhas, enrolar a salsicha como se fosse uma múmia, assar os enroladinhos por 15 minutos e decorar. O ketchup e a mostarda são acompanhamentos, mas você também pode usá-los para simular sangue. 
 
Macarrão de bruxa 

Foto: Google 

O macarrão da bruxa é um espaguete normal, só que leva cogumelo shiitake em tirinhas, alho picado, tomate-cereja e azeite. Prepare e sirva em recipientes temáticos. 
 
Pipoca enfeitiçada

Foto: Google

A pipoca enfeitiçada é uma receitinha clássica de dia das bruxas. Para prepará-la, basta fazer a pipoca normalmente no microondas ou na panela e depois acrescentar o corante comestível verde. Você pode dissolver esse pigmento na manteiga. 
 
Dedos de bruxa de salsicha 
 

 
Além de servirem de base para as múmias, as salsichas também podem ser usadas para preparar dedos de bruxa. O modo de fazer é bem simples: providencie salsichas cozidas, faça alguns cortes para simular as rugas e coloque amêndoas sem pele para representar as unhas. Finalize com muito ketchup. 
 
Sanduíche de caixão 

Foto: Google 

É claro que não poderia faltar algo com a temática de vampiros entre as comidas de Halloween, não é mesmo? Basta cortar o pão de forma em formato de caixão, decorá-lo com geleia de morango, goiabada ou tomate picado e recheá-lo com seu sabor de sanduíche favorito. 

Com todas essas delícias e dicas de comidas, dá até vontade de fazer uma festa de Halloween e convidar os amigos, não é mesmo? Não é à toa que a data é um sucesso, porém, vale lembrar que o dia das bruxas é uma festividade com profundas raízes no paganismo europeu e, hoje em dia, representa uma homenagem aos antepassados e à celebração da vida. As tradições do Halloween no Brasil não são tão expressivas, mas as festas com essa temática têm ficado cada vez mais comuns ao redor do mundo.  

Gostaram do nosso conteúdo? Então fiquem por dentro desta e de outras matérias do portal Em Todo Lugar, para isso, acesse nosso site e siga nossa página no Twitter: @emtodolugar_ofc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s