O trabalho da ONG Obra do Berço

Foto: Luca Bullaro

Por Felipe Pacheco

Fundada em 1928, esta instituição de assistência social, sem fins lucrativos, presta assistência a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A instituição acolhe e apoia no desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade socioambiental, nos seus primeiros mil dias. Pioneira tanto em seu projeto arquitetônico, de Oscar Niemeyer, como na preocupação com mulheres e crianças fragilizadas pelas dificuldades enfrentadas em uma cidade tão desigual como o Rio de Janeiro.  

A ONG trabalha para garantir os direitos das crianças e suas famílias, atua na prevenção de situações de violência, apoia mulheres com dificuldades econômicas que necessitam de local idôneo para deixar seus filhos enquanto trabalham, atua com acompanhamento das famílias em articulação com diversos serviços do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, fazendo todo o possível para atender às  necessidades das famílias com o objetivo de garantir o desenvolvimento saudável da criança.  

Visando o crescimento saudável das crianças apoiadas, o projeto pedagogo da Obra do Berço visa estimular o seu crescimento global apresentando suas primeiras experiências de aprendizagem, a ONG também apoia na alimentação e na formação de saudáveis hábitos alimentares das crianças já na primeira infância, principalmente por ser esta a fase mais importante do desenvolvimento de uma criança o impacto deste apoio acompanha a criança por toda sua vida. 

A instituição, sabendo da importância da primeira infância, momento onde há maior plasticidade cerebral e chances de desenvolver aprendizagem e habilidades, realiza acompanhamento psicológico, buscando atender suas necessidades psicossociais em um ambiente acolhedor, preparado e de proteção. Acolhe-se a criança e a família desde sua chegada, com elaboração de plano individual de atendimento focado em atender as necessidades específicas de cada criança e das famílias, acompanhamento da saúde, do contexto familiar, situação escolar, sempre no intuito de garantir o bem estar na primeira infância.  

Dois Reais por Dia Mudam o Futuro Deles

Em setembro, a ONG lançou a campanha “Dois Reais Mudam a Vida Deles” que visa aumentar o número de colaboradores mensais e continuar mudando a vida de milhares de crianças e famílias. Qualquer pessoa e empresa pode ajudar na manutenção da instituição.

“Nosso trabalho só é possível pela fidelidade de nossos funcionários, doadores, parceiros, voluntários e Amigos da Obra que deixam seus nomes escritos nas páginas da vida de tantas crianças”, destaca a Presidente Voluntária da Obra do Berço, Maria Luiza de Sá Earp de Souza Marinho.

Para apoiar a ONG, doações podem ser feitas das seguintes maneiras: 

1- DEPÓSITO NO BANCO ITAU – AGA/ 0311 C/C 0015413-2 

CNPJ – 33.522.079/0001-70 – OBRA DO BERÇO 

2 – Apoio pela internet – No site https://www.aobradobercorj.org.br/doar.html, você pode doar de maneira unitária ou de maneira mensal qualquer valor a partir de R$10, através do cartão de crédito ou de débito, de boleto bancário que é enviado todo mês por email e por débito em conta para clientes do Itaú.

Doações de produtos podem ser entregues na sede na Rua Cícero Góes Monteiro, 19, Lagoa, Rio de Janeiro, de segunda a sexta feira entre 09:00 e 16:00. 

*Texto atualizado em 12 de novembro de 2021

Errata: diferente do que foi informado inicialmente, o endereço da ONG fica no número 19 e não e número 17 como afirmarmos. O link para doações no PayPal, informado na versão inicial, está desativado e o novo link das doações é através do site. O texto foi atualizado e pedimos desculpas a ONG e aos leitores pelos erros na matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s