Foto de capa: Reprodução/Conmebol.
Por Matheus Carvalho
Uma, duas, três vezes a glória do continente! O Corinthians derrotou o Santa Fé por 2 a 0, com gols de Adriana e Gabi Portilho no primeiro tempo, e sagrou-se campeão da Libertadores Feminina 2021. O Timão agora é o maior vencedor da competição ao lado do São José-SP.
O jogo
A partida, no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, contou com a presença de torcedores corintianos que empurraram a equipe ao título.
Contudo o começo não foi fácil. As colombianas começaram o jogo melhores e por pouco não saíram na frente. Em pressão intensa, Salazar acertou o travessão da goleira Kemelli nos primeiros minutos.
O Corinthians resistiu à pressão inicial e conseguiu abrir o placar aos nove minutos. A jogada começou com Adriana, que passou para Vic Albuquerque, a jogadora fez o cruzamento, Gabi Portilho desviou para trás, e Adriana completou de cabeça para o fundo das redes.

Com a vantagem de 1 a 0, o Timão conseguiu controlar o jogo e manter a posse de bola. Mas, em um desentendimento entre Kemelli e a zagueira Yasmin para afastar a bola, ela sobrou nos pés de Guarecuco, que, sem goleira, errou a meta para empatar aos 30 minutos.
Após o susto, aos 41, veio o alívio. Gabi Zanotti recebeu no meio e, de primeira, abriu para Tamires livre na esquerda, a camisa 14 levou até a linha de fundo e fez cruzamento certeiro para Gabi Portilho acertar chute forte e ampliar o placar.
No segundo tempo, o Santa Fé permanecia pressionando na saída de bola e incomodava nos cruzamentos alçados na área. O Corinthians teve chances de matar o jogo, mas não conseguiu. O técnico Arthur Elias aos poucos foi fazendo as trocas, administrando a vantagem, e, no final, o Corinthians saiu de campo Campeão da América.

Foto: Reprodução/CONMEBOL.
Campanha 100% vitoriosa
O Timão terminou a competição com uma campanha irretocável. Foram seis vitórias em seis jogos, 24 gols marcados e apenas dois gols sofridos. Confira toda a campanha:
1ª rodada: Corinthians 2×0 Cerro Porteño
2ª rodada: Corinthians 5×1 Nacional-URU
3ª rodada: Corinthians 4 x 0 Deportivo Capiatá
Quartas de final: Corinthians 3 x 1 Alianza Lima
Semifinal: Corinthians 8 x 0 Nacional-URU
Corinthians iguala maior campeão
Com o título de 2021 e os campeonatos conquistados em 2017 e 2019, a equipe corintiana iguala o São José-SP (2011, 2013 e 2014) como maior campeã da Libertadores Feminina com três títulos.
Em busca da Tríplice Coroa
E o ano não para por aqui. Agora o Corinthians tenta o feito inédito de se tornar o primeiro time brasileiro a conquistar a Tríplice Coroa no futebol feminino. A equipe já conquistou, em 2021, o Campeonato Brasileiro sobre o grande rival Palmeiras.
Para fechar a temporada com três títulos, o Timão tem a final do Campeonato Paulista a disputar contra o São Paulo. O confronto, no entanto, ainda não tem data confirmada.