Foto de capa: Thais Magalhães/CBF
Por Lucas Furtado Isaias
O Brasil é campeão do Torneio Internacional de Futebol Feminino pela oitava fez e, nesta edição, derrotando o Chile por 2 a 0 com gols de Kerolin e Giovana. As chilenas tinham sido campeãs na edição anterior, em 2019. No outro jogo, a Venezuela venceu a Índia por 2 a 1. O time de Pia Sundhage termina o torneio com 100% de aproveitamento e focado em 2022, com Copa América em julho na Colômbia, o que pode garantir vaga para a Copa do Mundo em 2023. Em fevereiro, a Seleção vai disputar o Torneio Internacional da França contra Holanda, Finlândia e as francesas.
O primeiro tempo começou bastante equilibrado, com as duas equipes disputando chances de gol nos primeiros minutos, mas a brasileira começou a dominar a partida na metade da etapa. Com 3min de jogo, o Chile teve sua grande chance de gol com Uruttia chutando no alvo, mas Letícia defendeu com tranquilidade. Aos 33min, Marta cruzou para Antônia, que deixou o espaço para Debinha, mas o chute foi para fora.
Na segunda etapa, o Brasil dominou o jogo. Aos 5min, Tamires lançou para Ary Borges, que passou para Debinha e, desta vez, não deu chances para Endler defender, abrindo o placar na Arena da Amazônia para festa dos torcedores presentes. Antes, aos 3min, o Chile quase abriu o placar com Urrutia, que recebeu passe de Jiménez, mas a bandeira de impedimento foi levantada no momento em que ela chutou para o gol. O segundo gol do Brasil veio aos 38min com Giovana roubando a bola da zaga chilena e ficando livre para ampliar o placar. Aos 49min, Geyse, por pouco, não fez o terceiro gol do Brasil: ela avançou sobre a marcação e chutou, porém a bola foi para fora.
O Brasil, além desta edição, conquistou os títulos do torneio em 2009, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016. Esta foi a primeira vez em que o torneio foi disputado no formato de pontos corridos, e é a segunda vez que Manaus recebeu a competição. Antes, a cidade amazonense sediou em 2016.