COB contribui para boa gestão de imagem dos atletas

Foto: Reprodução

Por Breno Braga 

No dia 2 de dezembro, o Facha Lives trouxe a assistente de comunicação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Joselly Moreira, para uma conversa sobre o monitoramento de redes sociais de atletas durante megaeventos esportivos. O coordenador do curso de Jornalismo, Leandro Lacerda, conduziu a live com a participação do coordenador do curso de Relações Públicas, Rafael Melo. 

Joselly exibiu uma apresentação do COB sobre o controle de exposição dos atletas durante grandes competições, que mostra os números alcançados durante os Jogos Olímpicos de Tóquio pelos perfis do TimeBrasil nas redes sociais e explica a regulação do uso de imagem, através da chamada regra 40. 

“O COB orienta e monitora a conduta dos atletas nas redes sociais para dentro do possível corrigir alguns rumos durante a competição. Os atletas podem postar tudo em período de jogos, mas com cautela para não serem cancelados na internet”, disse a assistente de comunicação. Joselly mostrou o exemplo do jogador de vôlei Douglas Souza que antes de embarcar para Tóquio tinha 260 mil seguidores no Instagram e atualmente tem quase 3 milhões, em grande parte devido à viralização de um vídeo onde apresentava as instalações da Vila Olímpica e pulava na cama feita de papel para mostrar a resistência do material.  

O caso do ginasta Arthur Nory também foi mencionado por sua atitude racista contra um colega de equipe que gerou repercussão negativa em suas redes sociais. “O COB investe muito na saúde mental dos atletas. O Nory até chegou a citar que o ódio das redes não o abalou psicologicamente a ponto de ser responsável por ele não conquistar uma medalha em Tóquio, mas infelizmente em alguns casos as mensagens de haters acabam interferindo”, afirmou Joselly.  

Ao final da apresentação, um vídeo institucional mostrou a performance do COB durante a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Depois de uma pergunta de Rafael Melo, Joselly falou da regra 50 que proíbe protestos no pódio ou durante competições e citou o caso da jogadora de vôlei de praia Carol Solberg que se posicionou publicamente contra o governo Bolsonaro e foi punida pela Confederação Brasileira de Vôlei. 

Assista à live aqui: 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s