Rádio documentário – Grafite: mais que uma arte, um estilo de vida

Imagem capa: Reprodução

Por: Carolina Paiva

Artes urbanas, com caligrafias elaboradas e complexas, assim como seus desenhos, pintados em espaços públicos, são os chamados Grafites. Muito diferente da pichação, que seria voltada mais para o vandalismo, por fazer sem uma autorização, o grafite é uma expressão artística, criando uma linguagem de rua única para o local que está sendo gravado.

Esse movimento cultural está envolvido muito mais na nossa história do que imaginamos. Foi igualado com pichação, menosprezado, o que acontece até hoje, e foi uma das artes censuradas na ditadura, assim como várias outras expressões artísticas. O grafite surgiu como manifestação de identidade, sendo influenciado também pela música, o Hip Hop. E essa relação é notória, com a maioria das apresentações ou referências a esse estilo de música tendo a inclusão de cenários grafados, como um plano de fundo.

O grafite também já entrou em outras polêmicas, como o que seria um grafite; a expressão usada pelos grafiteiros: street art – um grafite “permitido”; se é possível chamar uma arte urbana aceita pela sociedade de grafite; as diferenças entre pichação e grafite etc. Vários e mais desses assuntos são abordados e esclarecidos no podcast “Grafite: mais que uma arte, um estilo de vida”.

Na disciplina de Redação e Edição em Rádio, da FACHA, aula do professor Jefferson Chagas, um dos grupos se destacou bastante pelo seu maravilhoso trabalho. Um podcast que fala sobre o grafite, sua importância e estilo de vida para tantos, com um repertório esplêndido, entrevistas e convidados. Ele esclarece todas as dúvidas abordadas acima.

Abaixo, vocês podem escutar esse rádio documentário:

Stream Rádio documentário grafite – Grupo 3 de Carina Ritter

Disciplina: Redação e Edição em Rádio

Alunos: Carina Ritter, Isadora Morais, Jailson Vilas Boas, João Pedro Ramos, Lizandra Oliveira e Pedro Vinícius Rezende

Professor: Jefferson Chagas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s