Foto de capa: Reproduçao/UEFA.
Por Rodrigo Glejzer
A sexta e última rodada da fase de grupos na Liga dos Campeões Feminina aconteceu entre os dias 15 e 16 de novembro. O DAZN, serviço de streaming voltado a esportes, transmitiu, de graça, todas as partidas em seu canal no YouTube. Cada jogo teve narração tanto em inglês como nas línguas maternas de cada equipe. No primeiro dia, ocorreram os jogos dos grupos A e B, enquanto, no segundo, foi a vez das chaves C e D. Vale ressaltar que Europa League e Conference League ainda não têm um formato feminino e são, exclusivamente, disputadas por homens.
Grupo A
Vice-campeão ano passado, o Chelsea viajou até a Alemanha e foi surpreendido pelo Wolfsburg ao ser derrotado por 4 a 0. Destaque para Tabea Wassmuth que arrematou dois gols e isolou-se na artilharia da competição com oito tentos marcados. A goleada acabou custando caro para as inglesas, pois terminaram eliminadas da competição europeia pelo saldo de gols. Do outro lado, as alemães não só comemoraram a vitória como a classificação em primeiro lugar da chave.
Depois de conseguir bater o Wolfsburg (2 a 0) e empatar com o Chelsea (0 a 0) nas duas últimas rodadas, a Juventus recebeu o Servette precisando de uma vitória simples para avançar de fase. Equipe mais frágil do grupo A, Les Grenat não conseguiram segurar o ímpeto italiano e terminaram a partida perdendo por 4 a 0. Marcando duas vezes de pênalti, Cristiana Girelli foi fundamental para sacramentar a vitória e a classificação bianconeri em casa.
Classificação Final

Grupo B
No Grupo B, não houve qualquer surpresa já que os principais favoritos, PSG e Real Madrid, se classificaram sem problemas para a próxima fase. Jogando na Espanha, las blancas não tiveram dificuldades em bater o Zhytlobud-1 por 3 a 0, gols marcados por Babett Peter, Maite Oroz e Esther González. A vitória ratificou a segunda colocação às espanholas, enquanto as ucranianas já entraram em campo eliminadas.
Assim como o Real Madrid, a equipe do Paris Saint Germain também entrou em campo garantida nas quartas de final. Porém isso não foi motivo para aliviar contra o Breidablik, e as francesas acabaram aplicando a segunda maior goleada da competição: 6 a 0. A holandesa Jordyn Huitema conseguiu sair de campo tanto com um doblete como com a vice-artilharia da Liga dos Campeões com seis gols marcados no total. Para o PSG, a vitória assegurou, ao lado do Barcelona, uma das duas únicas campanhas perfeitas na fase de grupos (seis vitórias em seis jogos).
Classificação Final

Grupo C
Atual campeão do torneio, o Barcelona vem mostrando que é mais uma vez candidato ao título. Jogando em casa, as catalãs mantiveram sua invencibilidade no torneio ao derrotar o HB Køge por 5 a 0. Vencedora da última Bola de Ouro, Alexia Putellas marcou presença no placar ao escorar para as redes o terceiro gol da partida. Com a vitória, as culés também garantiram uma campanha perfeita na fase de grupos com seis vitórias em seis jogos disputados.
Líder do Campeonato Inglês, o Arsenal vinha fazendo uma campanha regular na fase de grupos, sendo derrotado apenas em duas partidas e ambas contra o Barcelona, e mantinha uma diferença de três pontos para o terceiro lugar, o Hoffenheim. Favoritas para a partida, as londrinas tomaram um susto e viram as alemãs vencerem por 4 a 1. No entanto, como tinham um saldo de gols mais favorável (+1 contra -4), a equipe inglesa conseguiu sair classificada para as quartas de final mesmo com a goleada.
Classificação Final

Grupo D
Já classificados para as quartas de final, Lyon e Bayern de Munique encerraram a fase de grupos com vitória. Recebendo o Benfica, as die roten não viram muita resistência das adversárias e aplicaram 4 a 0 ao final da partida. Os gols foram marcados por Karolina Vilhjalmsdottir, Lea Schuller, Giulia Gwinn e Klara Buhl. Vale ressaltar que as bávaras foram semifinalistas na edição 2020/2021, sendo derrotadas apenas pelo Chelsea por 5 a 3 no placar agregado.
Equipe com maior número de “orelhudas”, o Lyon fechou em casa a primeira fase da Liga dos Campeões. Jogando contra o Hacken, as francesas impuseram seu melhor futebol e marcaram mais um 4 a 0, o quarto nesta sexta rodada. Destaque especial para Ada Hegerberg, que, após quase dois anos fora dos campos devido a uma série de lesões, conseguiu voltar a marcar de forma consecutiva na competição (já havia voltado às redes na vitória por 5 a 0 sobre o Benfica na quinta rodada). Com apenas uma derrota, para o Bayern na quarta rodada (1 a 0), as leoas fecharam sua participação na fase com a terceira melhor campanha.
Classificação Final
