Com Copa do Mundo no fim do ano, saiba o calendário do futebol masculino em 2022  

Foto de capa: Reprodução/Esporte News Mundo

Por Lucas Furtado Isaias  

O ano de 2022 será diferente no calendário do futebol masculino brasileiro. A Copa do Mundo será realizada, pela primeira vez, no fim do ano para que possa ser realizado em condições que sejam mais amenas aos jogadores devido ao forte calor no Catar, país-sede da competição. A mudança impacta todas as competições, que vão terminar mais cedo que o previsto. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou o calendário das competições de base, diferentemente do futebol feminino que teve as datas dos torneios divulgadas, de maneira conjunta, com o profissional.  

Os campeonatos estaduais vão acontecer de 26 de janeiro a 03 de abril após 17 dias de pré-temporada. Em 20 de fevereiro, na abertura das competições nacionais ocorrerá a Supercopa do Brasil que terá o duelo entre Atlético-MG X Flamengo. O torneio normalmente recebe o campeão brasileiro e o vencedor da Copa do Brasil, mas o time mineiro conquistou os dois torneios e por isso o vice-campeão brasileiro participará da competição.  

Mundial de Clubes 

Em 08 de fevereiro, o Palmeiras começará sua participação no Mundial de Clubes da FIFA em Dubai enfrentando o vencedor da partida entre Al Ahly e Monterrey, às 13h30 (horário de Brasília). A segunda partida do time será no dia 13. Caso vença, a final será às 13h30 e caso perca, a disputa do 3° Lugar ocorrerá às 10h.  

Libertadores 

No dia 22 de fevereiro começa a participação dos brasileiros na Libertadores com Fluminense enfrentando o Milionários, às 21h30, pela segunda fase classificatória. No dia seguinte, às 19h15, o América-MG vai enfrentar o paraguaio Guaraní. As partidas de volta ocorrem, respectivamente, nos dias 1° e 2 de março. Palmeiras, Atlético-MG, Athletico-PR, Flamengo, Fortaleza, Corinthians e RB Bragantino entrarão na fase de grupos. A competição terá final em 29 de outubro.  

Copa do Brasil 

Em 23 de fevereiro começará a primeira fase da Copa do Brasil com 80 clubes. Os 9 clubes da Libertadores, o Botafogo (campeão da Série B), o Bahia (campeão da Copa do Nordeste) e o Remo (campeão da Copa Verde) estarão na terceira fase do torneio com os 20 classificados da segunda fase. O torneio terminará em 19 de outubro. No mesmo dia do começo da competição nacional, ocorrerá, na Arena da Baixada, a primeira partida entre Athletico-PR X Palmeiras pela Recopa Sul-Americana, torneio com dois jogos entre o vencedor da Sul-Americana e da Libertadores. A segunda partida ocorrerá em 2 de março no Allianz Parque.  

Sul-americana 

Em 06 de abril começa a Copa Sul-Americana para os brasileiros com o início da fase de grupos. Atlético-GO, Santos, Ceará, Internacional, São Paulo e Cuiabá participarão da competição. O sorteio dos grupos ocorrerá em 23 de março junto com o da Libertadores.  

Campeonatos Nacionais 

Em abril terá início as quatro divisões do futebol nacional. A Série A começa no dia 10 com 38 rodadas que vão se estender até 13 de novembro. Um dia antes, começa a Série B que vai terminar 8 dias antes da primeira divisão, em 05/11. No mesmo fim de semana começará a terceira divisão, a Série C, que vai se estender até 01° de outubro. Em 17 de abril começa a quarta divisão do futebol nacional, a Série D, que terá encerramento em 25 de setembro.  

A grande quantidade de torneios prejudicará as Datas FIFA, programadas com antecedência, mas que sempre gera debates sobre o calendário e os impactos nos campeonatos, clubes e seleções. Em 27 de janeiro, às 18h, o Brasil enfrentará o Equador em Quito no estádio Rogério Paz Delgado e em 1° de fevereiro, às 21h30, o Paraguai no Mineirão, em Belo Horizonte. Em 24 e 29 de março estão previstas as partidas das duas últimas rodadas da competição.  

Até o fechamento deste texto, a FIFA ainda não decidiu o futuro de Brasil X Argentina, pela 5ª rodada em 06 de setembro de 2021, interrompido com 3 minutos de jogo por conta da invasão autoridades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para notificação de atletas argentinos que chegaram da Inglaterra e não cumpriram quarentena. Na época, a quarentena era exigida por autoridades brasileiras e mesmo com o acordo feito pela Conmebol para que as federações nacionais requeressem excepcionalidades nas regras para a realização dos jogos, a CBF não tinha pedido ao governo brasileiro a liberação das regras para os jogadores. As duas equipes já estão classificadas para a Copa do Mundo.  

Em junho e setembro haverá períodos para que a equipe comandada por Tite faça amistosos preparatórios para o torneio no Catar. As Datas FIFA estão programadas para os dias 02, 09 e 14 de junho e 22 e 27 de setembro. Em todos os períodos, os torneios de clubes acontecerão normalmente, seguindo a contramão da maioria dos países que param suas ligas nos períodos dos jogos entre seleções. A maior competição do futebol mundial começará em 21 de novembro e terá a grande final em 18 de dezembro às 12h (horário de Brasília). O palco da final será no Lusail Iconic Stadium na cidade de Lusail. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s