Copa Africana de Nações 2022: Fase de Grupos reserva surpresas como classificação de Gâmbia e eliminação de Argélia e Gana

Foto de Capa: Reprodução/SportTrader

Por Rodrigo Glejzer 

A 32° edição da Copa Africana das Nações, sediada em Camarões, começou no dia 09 de janeiro e no dia 20 finalizou sua fase de grupos. Composta por seis chaves com quatro times cada, os dois primeiros de cada conjunto classificam-se direto para próxima fase (oitavas de finais) junto com os quatro melhores terceiros colocados.  

A competição conta com algumas das principais seleções do continente, como Argélia, Senegal e Nigéria, e com as principais estrelas africanas a exemplo de Mo Salah, Sadio Mané, Riyad Mahrez e Kelechi Iheanacho. A TV Bandeirantes irá transmitir boa parte dos jogos da fase eliminatória, menos as semifinais, incluindo a grande final no dia 6 de fevereiro.  

Grupos da CAN 2022 – Foto: Reprodução/CrioloSports  

Grupo A 

Principal equipe da chave, Camarões classificou-se em primeiro ao bater Burkina Faso (2 a 1), golear os etíopes (4 a 1) e empatar com Cabo Verde (1 a 1). Centroavante e uma das principais estrelas camaronesas na competição, Vincent Aboubakar marcou cinco tentos e saiu da primeira fase na liderança da artilharia do torneio.  

Em segundo lugar, Burkina Faso conseguiu garantir sua classificação ao vencer os cabo-verdianos por 1 a 0 e empatar sem gols com a Etiópia. Já Cabo Verde também passou de fase ao derrotar os etíopes (1 a 0) e garantir uma das vagas como melhor terceiro lugar. No último lugar, os “Walia Ibex” ficaram com apenas um ponto e deram adeus à Copa Africana.  

Mostrando seu faro de gol, Aboubakar tem sido vital para a boa campanha dos anfitriões na CAN 2022 – Foto: Ulrik Pedersen/Nur Photo via AFP 

Grupo B 

Vice-campeã na edição do Egito (2019), Senegal veio para as terras camaronesas como uma das principais forças da competição. No entanto, mesmo com Sadio Mané, Kalidou Koulibaly, Idrissa Gueye e Keita Baldé no plantel, os senegaleses decepcionaram na fase de grupos. Com apenas uma vitória, 1 a 0 sobre Zimbábue, e dois empates zerados, os “Leões de Teranga” conseguiram uma suada classificação em primeiro lugar.  

Logo atrás, Guiné também obteve uma das duas vagas diretas para as oitavas mesmo sendo derrotados por 2 a 1 pelos zimbabweanos na última rodada. Liderados por Nabil Keita, os “Elefantes de Guiné” derrotaram os malawianos na estreia (1 a 1) e se mantiveram na segunda colocação.  

Depois de baterem o Zimbabué em confronto direto na segunda rodada (2 a 1), o Malawi garantiu seus quatro pontos contra Senegal e ficou com uma das vagas de melhor terceiro lugar. Com duas derrotas e uma vitória, os “Guerreiros” zimbabweanos se despediram do torneio.  

Mesmo aos trancos e barrancos, Senegal conseguiu a classificação em primeiro lugar no grupo – Foto: Reprodução/Archyde 

Grupo C 

Mesmo sem contar com sua principal estrela, Hakim Ziyech, barrado pelo técnico Vahid Halilhodzic por questões comportamentais, o Marrocos mostrou ainda ser uma das potências do continente e classificou-se sem muito sofrimento. Com duas vitórias e um empate, os “Leões de Atlas” ficaram com o primeiro lugar e com a vaga direta para as oitavas.  

Contudo, se os marroquinos cumpriram seu papel e passaram de fase, não se pode dizer o mesmo de Gana. Mesmo contando com os irmãos Jordan e André Ayew, filhos de Abedi Pelé, e o volante Thomas Partey, os “Estrelas Negras” não fizeram valer sua tradição, tiveram um jogador expulso nas duas últimas rodadas e terminaram a fase de grupos em último lugar com apenas um ponto.  

Quem aproveitou foi o Gabão que, com cinco pontos marcados, pegou a segunda posição, assim como Comores, estreante na competição, ficou com a vaga de terceiro lugar ao obter três pontos na chave. Vale ressaltar que os gaboneses não puderam contar com suas duas principais estrelas, Pierre-Emerick Aubameyang e Mario Lemina. Ambos foram convocados, mas acabaram diagnosticados com Covid-19 em Camarões e isolados em quarentena. Mais tarde, após novos exames, os dois atletas foram dispensados por apresentarem complicações cardíacas.  

Gana não fez jus a sua tradição no continente e acabou eliminada de forma precoce do campeonato – Foto: Reprodução/Califórnia 18 

Grupo D 

Contando com Samuel Chukwueze e Kelechi Iheanacho no ataque e Wilfred Ndidi na proteção da defesa, a Nigéria foi a única seleção a terminar a primeira fase com três vitórias.  As “Super Águias”, inclusive, bateram o Egito por 1 a 0 na primeira rodada e, desde então, não deixaram a primeira colocação do grupo.  

Após uma estreia apagada, Mo Salah tratou de garantir a primeira vitória dos “Faraós” no torneio ao marcar o único gol na partida contra Guiné-Bissau. Depois, os egípcios repetiram o placar contra o Sudão, tento escorado por Mohamed Monem, e ficaram com a segunda vaga direta do clube.  

Depois de empatarem na estreia, tanto Sudão como Guiné-Bissau não conseguiram marcar mais pontos e acabaram ambas eliminadas no torneio nas duas últimas posições da chave.  

Única equipe a vencer todos os seus jogos, a Nigéria vem no balanço de Chukwueze e Iheanacho para tentar chegar a final – Foto: Daniel Beloumou Olomo/AFP

Grupo E 

Este grupo reservou a maior surpresa do torneio: a eliminação da Argélia. Atuais campeões do torneio, os argelinos vieram com força total, mas mesmo com Riyad Mahrez, Islam Slimani, Sofiane Feghouli e Youcef Atal não foram capazes de superar os adversários e amargaram a última colocação, com apenas um ponto marcado. As “Raposas do Deserto” ainda foram derrotadas por 3 a 1 pela Costa do Marfim na rodada derradeira.  

Do outro lado, em uma campanha mais segura, os “Elefantes” costa marfinenses conseguiram a primeira posição com sete pontos conquistados. Com uma equipe recheada de bons nomes como Franck Kessié, Ibra Sangaré, Nicolas Pepe, Sébastien Haller e Serge Aurier. Sem contar que a Costa do Marfim não tem a presença de Seko Fofana, um dos principais destaques do campeonato francês e que pediu a desconvocação para poder se concentrar na sua equipe, o RC Lens. 

Aproveitando-se da derrocada dos argelinos, a Guiné-Equatorial puxou duas vitórias, uma delas justamente contra as “Raposas” por 1 a 0, e ficou com a segunda colocação. Com apenas dois pontos marcados, Serra Leoa ficou pelo caminho, pois não se garantiu entre os quatro melhores terceiros colocados. 

Mesmo com seus principais jogadores em campo, a atual campeã Argélia não só foi eliminada como também terminou em último no grupo – Foto: Charly Triballeau/AFP

Grupo F 

Seleção mais tradicional de seu grupo, a Tunísia, assim como Gana, Senegal e Argélia, não correspondeu a toda expectativa, contudo conseguiram se classificar ao ficar com uma das vagas de melhor terceiro lugar. Contando com o artilheiro Wahbi Khazri e a promessa Hannibal Mejbri, as “Águias de Cartago” perderam para Mali e Gâmbia (ambas por 1 a 0), mas conseguiram derrotar a Mauritânia por 4 a 0 e garantir vaga à próxima fase.  

As duas primeiras posições acabaram ficando com Mali e Gâmbia. Ambas ficaram com sete pontos no total, mas os malineses obtiveram um melhor saldo de gol (3 contra 2) e ficaram com o primeiro lugar. Estreantes na competição, os gambianos terão pela frente a sua primeira fase eliminatória em uma Copa Africana de Nações. Uma das equipes mais fracas do torneio, a Mauritânia acabou a fase de grupos zeradas, a única seleção que não conseguiu marcar pontos, e encerrou sua participação.   

Gâmbia fez história e em sua primeira CAN conseguiu a classificação para as oitavas – Foto: Issouf Sanago/AFP

Oitavas de finais 

Com a fase de grupos encerrada, os confrontos das oitavas de final já foram definidos. Elas começam no domingo (23/01), com o confronto entre Burkina Faso e Gabão, e se encerram na terça (25/01), depois da disputa entre Marrocos e Malawi.  

Burkina Faso x Gabão – 23/01 (13h) (TV Bandeirantes) 

Nigéria x Tunísia – 23/01 (16h) (TV Bandeirantes) 

Guiné x Gâmbia – 24/01 (13h) 

Camarões x Comores – 24/01 (16h) 

Senegal x Cabo Verde – 25/01 (13h) 

Marrocos x Malawi – 25/01 (13h) 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s