Foto de Capa: © FIA Formula E
Por Lucas Furtado Isaias
A Fórmula E começou a temporada de 2022 com duas empolgantes corridas em Diriyah na Arábia Saudita. Na corrida 1, realizada em 28 de janeiro, o holandês Nyck de Vries, venceu a prova, liderando com tranquilidade do início ao fim, e o suíço Edoardo Mortara ganhou a corrida 2, no dia 29/01, após uma intensa disputa pela liderança, numa prova que teve problemas com a retirada do carro de Alexander Sims, fazendo a corrida terminar com o safety car na pista.
A temporada trouxe novidades com o novo formato do treino classificatório e a adoção de um formato por fases. Na primeira, os 22 pilotos são divididos em dois grupos de 11 que correm por 12min buscando as voltas mais rápidas e os quatro primeiros de cada grupo avançam às quartas de final com o 1° do grupo A enfrentando o 4° do B, o 2° do A enfrentando o 3° do B e seguindo desta forma até a definição dos semifinalistas com todos fazendo uma volta na pista e quem chegar em menor tempo avança de fase. O formato se repete até a final quando é definido o pole position que ganha 3 pontos na classificação.
Outra mudança é a implementação da prorrogação nas provas em casos de safety car entrar na pista, antes dos 41 minutos de prova, quando é informado o tempo a ser acrescentado. A prorrogação poderá ser de até 10min no tempo de prova. A novidade aconteceu já na primeira corrida quando 5min15seg foram acrescidos na minutagem.
Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi teve um bom começo na Venturi com o quinto lugar na primeira prova e na segunda conseguiu chegar nas semifinais do treino classificatório e terminou a prova em terceiro. O seu desempenho foi importante para que a Venturi finalizasse o fim de semana na liderança do campeonato de construtores. Sérgio Sette Câmara não teve um bom fim de semana terminando, respectivamente, em 15° e 17° lugares.
Na classificação, Mortara está em primeiro lugar seguido de Nicky de Vries e Stoffel Vandoorne. Lucas Di Grassi está em quinto com 25 pontos e empatado com Jake Dennis na pontuação. Sérgio Sette Câmara está em 19° na classificação e entre os oito pilotos que não pontuaram na primeira rodada dupla. A próxima etapa será no México em 12 de fevereiro no Autódromo Hermanos Rodríguez.
Corrida 1

A largada foi muito boa para Nyck de Vries que conseguiu a primeira posição com Stoffel Vandoorne sustentando a segunda colocação. Com pouco mais de um minuto de prova, António Félix da Costa precisou ir para os boxes e logo em seguida abandonou a prova. Com disputas intensas pelas primeiras posições, Lucas di Grassi começou bem a corrida e, com 4min de prova, conseguiu a quinta colocação ultrapassando Sam Bird, marcando uma boa estreia pela Venturi.
O primeiro uso do modo ataque não trouxe grandes mudanças nas primeiras posições. Oliver Rowland tinha conseguido a 9ª colocação ao utilizar o mecanismo, que é um acréscimo de energia por 4min e que precisa ser usado duas vezes na corrida, mas com 10min de corrida ele se tocou com um outro carro. O acidente fez com que fosse acionada bandeira amarela com a presença do safety car para retirada do carro. Uma das novidades da corrida é que o tempo que o carro de segurança percorreu na pista pode ser usado para uma prorrogação da corrida, o que aconteceu com 5min15seg de tempo extra na prova.
De Vries disputou a liderança com Vandoorne durante toda a primeira metade da prova e com 20min de corrida, assumiu a liderança da prova quando o rival tentou acionar, sem sucesso, o segundo modo ataque. O alemão André Lotterer, ao mesmo tempo, conseguiu a terceira posição ultrapassando o britânico Jake Dennis, que retrucou dois minutos depois, em uma disputa mais ferrenha pela posição, bloqueando o carro do adversário. O incidente foi investigado pela direção da prova e não houve punições. Aos 24min de corrida, Bird conseguiu recuperar o quinto lugar e superar Di Grassi.
Com 31min de corrida, mais uma vez, Dennis conseguiu superar Lotterer, mas abriu espaço e devolveu a posição ao piloto alemão. Cinco minutos depois, Dennis fez a ultrapassagem e não deixou espaço para o rival tentar o troco. Aos 41min, Lotterer foi ultrapassado por Bird e em seguida também foi superado por Di Grassi. Uma rápida disputa surgiu, aos 46min, com o francês Jean-Éric Vergne e o inglês Mitch Evans duelando pelo oitavo lugar, mas não houve modificações. Ao longo do final da prova, Di Grassi tentou fazer mais uma ultrapassagem sobre Bird, mas o brasileiro não conseguiu superá-lo.
Na volta final, duas ultrapassagens que mexeram com a zona de pontuação por causa de gestão de bateria. Eduardo Mortara ultrapassou Nick Cassidy e terminou a corrida em sexto e Oliver Askew superou Mitch Evans e ficar em nono. Lotterer, que começou a volta em 11°, terminou a prova em 13°. Nyck de Vries não deu chances para os seus rivais desde que assumiu a primeira colocação e venceu a prova com muita tranquilidade.

Resultado da 1ª Corrida
- Nyck de Vries (17 – Mercedes-EQ Formula E Team) – 52:14:642
- Stoffel Vandoorne [P] (05 – Mercedes-EQ Formula E Team) – +0.636
- Jake Dennis (27 – Avalanche Andretti Formula E) – +8.802
- Sam Bird (10 – Jaguar TCS Racing) – +14.925
- Lucas Di Grassi (11 – Rokit Venturi Racing) – +15.152
- Edoardo Mortara (48 – Rokit Venturi Racing) – +16.015
- Nick Cassidy [VR] (37 – Envision Racing) – +17.265
- Jean-Éric Vergne (25 – DS Techeetah) – +25.076
- Oliver Askew (28 – Avalanche Andretti Formula E) – +25.699
- Mitch Evans (09 – Jaguar TCS Racing) – +27.320
- Pascal Wehrlein (94 – TAG Heuer Porsche Formula E Team) – +28.871
- Maximilian Guenther (Nissan E.Dams) – +30.536
- André Lotterer (36 – TAG Heuer Porsche Formula E Team) – +31.521
- Alexander Sims (29 – Mahindra Racing) – +34.572
- Sérgio Sette Câmara (07 – Dragon/Penske Autosport) – +36.781
- Robin Frijns (04 – Envision Racing) – +39.953
- Sébastien Buemi (23 – Nissan E.Dams) – +41.334
- Dan Ticktum (33 – NIO 333 FE Team) – +49.222
- Oliver Turvey (03 – NIO 333 FE Team) – +50.965
- Antonio Giovinazzi (99 – Dragon/Penske Autosport) – +01:16.527
Oliver Rowland (30 – Mahindra Racing) e António Félix da Costa (13 – DS Techeetah) não completaram a prova
Volta mais Rápida: Nick Cassidy – 01:09:207
[P] – Pole Position (+3 Pontos na Classificação)
[VR] – Volta Mais Rápida (+1 Ponto na Classificação entre os 10 primeiros colocados)

A largada teve muita disputa, mas os pilotos nas primeiras colocações conseguiram manter suas posições conquistadas na pole. Com três minutos de corrida, Jack Dennis ultrapassou António Félix da Costa e assumiu a oitava posição. No minuto seguinte, Pascal Wehrlein tentou ultrapassar o português, mas foi bloqueado inicialmente, só que instantes depois o alemão fez uma bela ultrapassagem e conseguiu a nona posição.
Lucas Di Grassi e Robin Frijns lutaram arduamente pelas primeiras posições. O brasileiro foi para o quarto lugar quando acionou o primeiro modo ataque, mas conseguiu recuperar quando o rival acionou pela segunda vez o recurso. O incremento de velocidade e a sorte estiveram ao lado do brasileiro quando Mortara acionou o botão, ele e Frijns ultrapassaram o suíço. Aos 18min de corrida, o brasileiro ultrapassou Nyck de Vries e assumiu a liderança da prova, mas seu colega da Rokit Venturi, Mortara o ultrapassou dois minutos depois.
Aos 31min, Nicky de Vries sofreu uma batida de Jean-Éric Vergne, teve problemas com o carro e despencou da quarta para nona colocação com o impacto da batida no carro. Três minutos depois, ele foi superado por Wehrlein com o uso do modo ataque e foi para décimo. A diferença ficou estreita entre os primeiros colocados e fez com que Vergne caísse de quarto para sétimo, para rapidamente passar Vandoorne e assumir de vez a sexta colocação. Com 34min30seg, Frijns superou Di Grassi após uma longa batalha com o brasileiro pela segunda colocação.
A corrida teve muita movimentação até os 35min de corrida quando foi acionada a bandeira amarela por causa de uma batida no muro do carro de Alexander Sims. No minuto 37, o safety car entrou na pista com o intuito de os veículos reduzissem a velocidade e os comissários retirassem o carro. Logo em seguida, em velocidade reduzida, os carros formaram um congestionamento por alguns instantes, devido à chegada de um trator para remoção do veículo que ficou numa distância próxima dos veículos. Com a demora para a saída do carro, o safety car só saiu na última volta para que Eduardo Mortara recebesse a bandeira e fosse declarado vencedor da prova.

Resultados da 2ª Corrida
- Eduardo Mortara (48 – Rokit Venturi Racing) – 47:02:131
- Robin Frinjs (04 – Envision Racing) – +0.451
- Lucas Di Grassi (11 – Rokit Venturi Racing) – +0.912
- André Lotterer (36 – TAG Heuer Porsche Formula E Team) – +1.125
- Jake Dennis (27 – Avalanche Andretti Formula E) – +1.646
- Jean-Éric Vergne (25 – DS Techeetah) – +3.166
- Stoffel Vandoorne [VR] (12 – Mercedes-EQ Formula E Team) – +3.568
- Oliver Rowland (30 – Mahindra Racing) – +4.235
- Pascal Wwhrlein (94 – TAH Heuer Porsche Formula E Team) – +4.962
- Nyck de Vries [P] (17 – Mercedes-EQ Formula E Team) – +5.294
- Oliver Askew (28 – Avalanche Andretti Formula E) – +6.732
- António Félix da Costa (12 – DS Techeetah) – +8.693
- Sébastian Buemi (23 – Nissan E.Dams) – +9.015
- Maximilian Guenther (22 – Nissa E.Dams) – +9.464
- Sam Bird (10 – Jaguar TCS Racing) – +11.690
- Nick Cassidy (37 – Envision Racing) – +13.973
- Sérgio Sette Câmara (07 – Dragon/Penske Autosport) – +14.521
- Oliver Turvey (03 – NIO 33 FE Team) – +15.005)
- Dan Ticktum (33 – NIO 33 FE Team) – +16.744)
- Antonio Giovinazzi (99 – Dragon/Penske Autosport) – +17.681
- Mitch Evans (09 – Jaguar TCS Racing) – +29.872)
O piloto Alexander Sims (29 – Mahindra Racing) não completou a corrida.
Volta mais Rápida: Stoffel Vandoorne – 01:08.917
[P] Pole Position (+3 pontos na classificação)
[VR] – Volta mais Rápida (+1 ponto entre os dez primeiros colocados)
Classificação Geral – Pilotos
° | Piloto | Pontos |
01 | Edoardo Mortara | 33 |
02 | Nyck de Vries | 29 |
03 | Stoffel Vandoorne | 28 |
04 | Jake Dennis | 25 |
05 | Lucas Di Grassi | 25 |
06 | Robin Frinjs | 18 |
07 | André Lotterer | 12 |
08 | Sam Bird | 12 |
09 | Jean-Éric Vergne | 12 |
10 | Nick Cassidy | 07 |
11 | Oliver Rowland | 04 |
12 | Pascal Wehrlein | 02 |
13 | Oliver Askew | 02 |
14 | Mitch Evans | 01 |
15 | Maximilian Guenther | 00 |
16 | António Félix da Costa | 00 |
17 | Sébastian Buemi | 00 |
18 | Alexander Sims | 00 |
19 | Sérgio Sette Câmara | 00 |
20 | Dan Ticktum | 00 |
21 | Oliver Turvey | 00 |
22 | Antonio Giovinazzi | 00 |
Classificação Geral – Equipes
° | Equipes | Pontos |
01 | Rokit Venturi Racing | 58 |
02 | Mercedes-EQ Formula E Team | 57 |
03 | Avalanche Andretti Formula E | 27 |
04 | Envision Racing | 25 |
05 | TAG Heuer Porsche Formula E Team | 14 |
06 | Jaguar TCS Racing | 13 |
07 | DS Techeetah | 12 |
08 | Mahindra Racing | 04 |
09 | Nissan E.Dams | 00 |
10 | Dragon/Penske Autosport | 00 |
11 | NIO 33 FE Team | 00 |