Desistência de Casper Rudd e chuva atrapalhando a programação são os destaques do quarto dia do Rio Open 2022 

Foto de Capa: Lucas Furtado Isaias

Por Lucas Furtado Isaias

O quarto dia do Rio Open 2022 teve a chuva alterando planos e frustrando muitos torcedores pela sua persistência e consistência. Foram duas interrupções na programação do evento e a última levou ao adiamento de dois jogos incompletos e de outros três jogos que seriam realizados em 17 de fevereiro. Um dos três jogos completos do dia foi a vitória de Francisco Cerundolo (ARG) sobre Roberto Carballes Baena (ESP) que substituiu Casper Rudd (NOR) que desistiu da competição por conta de uma lesão. Em 18 de fevereiro foi programado o complemento da segunda rodada de simples e das quartas de final de duplas, além das quartas no torneio de simples. As semifinais de duplas foram adiadas para o dia 19. 

Francisco Cerundolo venceu com tranquilidade, o lucky loser Roberto Caballes Baena (ESP), que foi derrotado no qualifying e entrou na chave principal com desistência de outro atleta, por 2 sets a 0 em 1h23min de jogo. No primeiro set, ele conseguiu uma quebra no segundo game que foi decisiva para o set e o argentino fechou em 6/3. No segundo set, Cerundolo conseguiu quebrar os dois primeiros serviços do espanhol, mas Baena no quarto game devolveu uma das quebras e em seguida confirmou o seu serviço fazendo 3/2, mas o argentino dominou o restante da partida com tranquilidade.  

Baena enfrentou o argentino porque Casper Rudd desistiu do torneio. Em entrevista à imprensa, anunciou a desistência do torneio por não conseguir se recuperar de uma lesão abdominal que aconteceu na final do ATP 250 Buenos Aires ao tentar fazer um drop shot. O norueguês disse que fez todos os esforços possíveis e lamentou demais não poder jogar na competição.  

Miomir Kecmanovic (SER) derrotou o italiano Lorenzo Sonego por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4) em um jogo de altíssimo nível de 1h41min de duração. No primeiro set, Sonego teve um bom começo, dando poucas chances ao rival, chegando a abrir 3/0, mas Kecmanovic entrou no jogo e empatou a partida, inclusive devolvendo a quebra do serviço que o italiano tinha aplicado no segundo game. O jogo seguiu disputado e muito equilibrado, mas foi no décimo segundo game, que Kecmanovic, ao quebrar o serviço de Sonego, fechou o set em 7/5.   

Miomir Kecmanovic em ação contra Lorenzo Sonego – Foto: Lucas Furtado Isaias

No segundo set, o sérvio continuou agressivo em busca da vitória, quebrou o serviço do rival no terceiro game e ainda tentou fazer mais uma no game cinco ao fazer 0/40, mas Sonego salvou todos os break points e confirmou o serviço em 3/2. O público queria jogo e viu uma disputa intensa dos dois até o fim. Kecmanovic fechou o set em 6/4 sendo aclamado pelo público. 

Carlos Alcaraz (ESP) começou o seu jogo contra Federico Delbonis (ARG) e, mais uma vez, com o apoio do público, o espanhol fez o primeiro set disputado e estava a dois pontos de fechar o primeiro set com um game de 30/15 e o placar em 5/4, mas por volta das 20h uma chuva forte e consistente começou a cair na região da Gávea e interrompeu o jogo.  

Outro jogo prejudicado foi de Bruno Soares (BRA) e Jaime Murray (GRB) contra Albert Ramos-Vinolas (ESP) e Benoit Paire (FRA) nas quartas de final das duplas. Murray e Soares fizeram um bom primeiro set e chegaram a abrir 5/1, mas Paire e Ramos-Vinolas começaram a reagir no jogo e devolveram uma das quebras. O brasileiro e o britânico fecharam o primeiro set em 6/3 e estavam sacando no segundo game do set dois em 15/0 com 1/0 para os rivais. O único jogo que foi completado no dia nas duplas foi a vitória dos italianos Fábio Fognini e Simone Bolelli sob os espanhóis Pablo Andujar e Pedro Martinez por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1) em 58min de jogo.

Benoit Paire e Albert Ramos-Vinolas em ação contra Bruno Soares e Jaime Murray – Foto: Lucas Furtado Isaias

A chuva não parava de cair ao longo da noite e as pessoas por volta das 22h começaram a sair com mais força do Jockey Club diante da incerteza da continuação ou não dos jogos. Por volta das 23h, a chuva parou de cair no Jockey alimentando a possibilidade de uma retomada da programação, mas perto da meia-noite, o torneio anunciou oficialmente o cancelamento da programação do dia com ingressos para a sessão noturna sendo válidos para uma sessão extra no dia seguinte. Quem não conseguiu estar presente na programação vespertina da sexta (18/02) pode pedir o reembolso no email: cancelamento@eventim.com.br com o número do pedido do ticket 

Programação do Quinto Dia do Rio Open 2022 

Quadra Central Guga Kuerten 

Não Antes das 14h30 

Thiago Monteiro X Matteo Berretini  

Continuação de Carlos Alcaraz X Federico Delbonis (5/4 no 1° set)  

Não Antes de 17h 

Pablo Andujar X Diego Schwartzman  

Thiago Monteiro ou Matteo Berretini X Carlos Alcaraz ou Federico Delbonis 

Quadra 1 

16h30 

Continuação de Jaime Murray/Bruno Soares X Albert Ramos-Vinolas/Benoit Paire (6/3 e 0/1 no 2° set)  

Miomir Kecmanovic X Francisco Cerundolo 

Fabio Fognini X Federico Coria  

Quadra 4 

16h30 

Santiago Gonzalez/Andres Molteni X Lorenzo Sonego/Andrea Vavassori 

Não Antes das 18h  

Marcel Granollers/Horacio Zeballos X Carlos Alcaraz/Pablo Carreño Busta  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s