Foto de Capa: Federico Pestellini / Reuters
Por Matheus Carvalho
No sábado (19), no Estádio Michel D’Ornano, em Caen (FRA), o Brasil perdeu por 2 a 1 para as anfitriãs pelo Torneio Internacional. A seleção brasileira abriu o placar de pênalti com a aniversariante Marta, mas segurou a vantagem por apenas quatro minutos e no segundo tempo tomou a virada. Na terça-feira (22/02), encerra a participação no campeonato contra a Finlândia.
O jogo
A partida contra as francesas era um verdadeiro teste para o Brasil que logo de cara teve de resistir à pressão nos primeiros minutos. A seleção ia suportando bem, aos 11 minutos Debinha arriscou chute de longe e mostrou que as brasileiras queriam competir.
No minuto seguinte, Diani acertou o travessão após o cruzamento desviar em Tamires. Até que aos 17’, Debinha tabelou com Kerolin dentro da área, cortou para o meio e foi derrubada pela defensora e sofreu o pênalti.
Marta, no dia em que comemorou 36 anos, cobrou com a digna classe de uma jogadora seis vezes melhor do mundo e abriu o placar para o Brasil.
Só que a vantagem brasileira não durou, literalmente, cinco minutos. Aos 22’, Hamraoui roubou a bola e chutou da intermediária, a bola desviou em Angelina e subiu muito, a goleira Letícia saiu do gol e, numa indefinição com Rafaelle, a bola sobrou para Katoto que aproveitou a lambança e empatou.
Kerolin ainda teve uma boa oportunidade aos 30 minutos ao tentar encobrir a goleira, mas a francesa saiu bem do gol. Salvo o lance, a França teve o domínio e a posse de bola até o fim do primeiro tempo.
Na etapa final, conforme os minutos foram avançando a questão física pesou para a seleção brasileira. Letícia evitou o gol francês em duas oportunidades de Cascarino e Toletti, a segunda uma defesaça; até que aos 13 minutos não foi possível evitar mais uma vez.
Após uma série de cruzamentos na área brasileira, a bola sobrou para Diani na direita que fez outro cruzamento e Katoto bem posicionada na pequena área só empurrou para as redes o seu segundo gol e o da virada das francesas.
Em desvantagem no placar, o Brasil fez uma série de substituições, no entanto não conseguiu causar perigo. A França com alto grau de experiência conseguiu controlar o jogo até o fim e quase fez o terceiro gol nos minutos finais e saiu de campo com a vitória.
Próximo adversário
Com um empate e uma derrota, o Brasil finaliza a partipação no Torneio Internacional da França contra a Finlândia, que perdeu os dois jogos que disputou. O confronto será na terça-feira (22/02), às 14h30 (horário de Brasília), novamente no Estádio Michel D’Ornano.
Ficha técnica
Brasil: Letícia; Antônia (Fe Palermo), Tainara, Rafaelle e Tamires; Angelina (Duda), Luana (Ana Vitória), Kerolin (Adriana) e Ary Borges (Giovana); Debinha (Ludmila) e Marta / Técnica: Pia Sundhage
França: Peyraud-Magnin; Cissoko (Perriset), Renard, Tounkara e Barcha (Karchaoui); Geyoro (Dali), Hamraoui, Toletti; Cascarino (Sandy Baltimore), Katoto e Diani (Malard) / Técnica: Corinne Diacre
Cartões amarelos: Tamires e Debinha (Brasil) e Bacha (França)
Gols: Marta (Brasil) e Katoto 2x (França)
Estádio: Michael D’ornano