Saiba mais sobre o Centro de Produção e Pesquisa da FACHA 

Foto de Capa: Clarissa Santos

Por Clarissa Santos

O Centro de Produção e Pesquisa da FACHA está localizado em Botafogo desde 2010. Com o objetivo de amparar os alunos e professores da instituição para aulas mais produtivas, o CPP oferece equipamentos, espaço e ferramentas para a concretização dos projetos acadêmicos.   

O setor fica localizado no segundo piso do prédio da FACHA, e conta com uma grande linha de produção de trabalhos acadêmicos. Todo aluno pode fazer uso, mas foi planejado, em princípio, para atender aos cursos de Jornalismo, Cinema, Publicidade e Design Gráfico. 

Fotos: Clarissa Santos

Roberto Mattos, também conhecido como “Beto”, é o gestor do local e responsável pelo CPP há 7 meses. Ele concordou em responder algumas perguntas, através de e-mails, para que nossos leitores conheçam e explorem esse setor de grande valia para sua formação.  

O Centro de Produção e Pesquisa da FACHA demorou para ser concluído, visto que foi pensado em meados dos anos 2000, mas apenas em 2010 foi construído. Sua montagem se deu pela necessidade de unir as áreas de comunicação, em virtude de um atendimento mais produtivo aos alunos e professores. Sendo assim, ele conta com uma concepção moderna estruturado com equipamentos e programas bastante utilizados no mercado do audiovisual, o que não poderia ser diferente pois como declarou o gestor do CPP: “é um setor de grande importância para a formação do alunado que nos procura em busca de atendimento áudio visual e gráfico”.  

Nesse setor, principalmente, os alunos de Jornalismo, Cinema, Publicidade e Design Gráfico encontram uma estrutura técnica e operacional para realizar seus trabalhos acadêmicos, trabalhos estes que se dizem respeito a gravação, edição, artes gráficas ou editoração. Basta marcar o dia e a hora para realizar o uso dos equipamentos.  

O setor oferece semestralmente cursos gratuitos com alguns dias de duração, para implementar o currículo do estudante. Quando questionado sobre de onde veio a ideia dos cursos gratuitos oferecidos pelo CPP, Roberto disse que surgiu a partir da necessidade do setor de ter alunos interessados no operacional do áudio, vídeo, editoração e artes gráficas que gostariam de estagiar no CPP: “Aquele aluno que durante o curso de nivelamento demonstra interesse, vontade de aprender, não faltar, participar ativamente do processo de aprendizagem, e é claro, ter interesse em estagiar conosco, esse aluno, obedecendo as limitações de vagas, será convidado a integrar o nosso quadro de estagiários”. 

Sabendo que quase todos os profissionais desse setor são ex-alunos da FACHA que começaram como estagiários, podemos crer no estágio dado pelo CPP e no intuito de contratação da Faculdade: “Normalmente aqueles que ainda estão cursando a faculdade continuam como nossos funcionários, mas quando terminam a faculdade são absorvidos pelo mercado. Nesse contexto, o estagiário mais experiente na função, agora vaga, é contratado de modo a suprir o nosso quadro de profissionais”. 

É importante que o estudante utilize este espaço oferecido pela instituição, e fique atento às redes sociais da mesma, para se informar sobre a abertura dos cursos de nivelamento gratuitos.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s