Foto de Capa: Rogério Capela/CPB
Por Yago Souza
Cátia Oliveira, atleta paralímpica de 30 anos, atual #4 do Ranking mundial na Classe 2 de tênis de mesa, irá competir no Aberto da França, em Saint Quentin en Yvelines, nos dias 5 a 8 de maio e também no Aberto da Eslovênia, em Lasko, nos dias 11 a 14 de maio, com o intuito de conquistar pontos para alcançar no Top-3 de sua categoria.
Sonhando com a carreira de jogadora de futebol e sendo uma promessa no esporte, com 16 anos, Cátia perdeu os movimentos das pernas após um acidente enquanto dormia no assento de trás do carro de um colega de equipe, o veículo perdeu o controle, batendo na traseira de outro, fazendo com que ela fosse lançada para fora.
Cátia teve que mudar de modalidade no esporte, saindo do futebol e entrando no tênis de mesa. Rosana Aparecida da Silva, mãe da atleta, diz que “ela encontrou o tênis de mesa e renasceu a paixão pelo esporte. Ela sempre gostou de esporte com bola, desde pequena. E a paixão continua mesmo que seja com as mãos, e não com os pés. Os olhos dela brilham”.

Em maio, a atleta irá disputar pela primeira vez o ITTF Fa40 SQY French Para Open 2022 (Aberto da França) e o ITTF Fa40 SQY Slovênia Para Open 2022(Aberto da Eslovênia), lugar onde já conquistou 5 medalhas em 3 participações, 1 ouro por duplas (2015), 2 bronzes em simples (2015, 2018), 2 pratas em simples e duplas (2019).
Tendo uma medalha de bronze, nos jogos paralímpicos de Tóquio 2020, Cátia vai entrar com tudo nessas competições que ocorreram nesse mês. É importante a conquista dessas competições para conseguir entrar no Top-3 até o final do ano, quando é disputado o Mundial em Granada, na Espanha, nos dias 6 a 12 de novembro.
“Estou muito feliz de poder estar jogando com as melhores. Vai dar para a gente ver e avaliar como estamos, quase um mundial antecipado. Poder avaliar o que tem que melhorar para chegar lá bem afiada. Vamo que vamo, que sejam dois campeonatos muito bons. Que a gente saia com grandes aprendizados”.
Cátia Oliveira
Segundo o site oficial da ITTF, as duas competições terão transmissão ao vivo, mas ainda não há mais informações.