Uma grande promessa no tênis de mesa paralímpico Brasileiro: Cátia Oliveira 

Foto de Capa: Rogério Capela/CPB

Por Yago Souza

Cátia Oliveira, atleta paralímpica de 30 anos, atual #4 do Ranking mundial na Classe 2 de tênis de mesa, irá competir no Aberto da França, em Saint Quentin en Yvelines, nos dias 5 a 8 de maio e também no Aberto da Eslovênia, em Lasko, nos dias 11 a 14 de maio, com o intuito de conquistar pontos para alcançar no Top-3 de sua categoria. 

Sonhando com a carreira de jogadora de futebol e sendo uma promessa no esporte, com 16 anos, Cátia perdeu os movimentos das pernas após um acidente enquanto dormia no assento de trás do carro de um colega de equipe, o veículo perdeu o controle, batendo na traseira de outro, fazendo com que ela fosse lançada para fora.  

Cátia teve que mudar de modalidade no esporte, saindo do futebol e entrando no tênis de mesa. Rosana Aparecida da Silva, mãe da atleta, diz que “ela encontrou o tênis de mesa e renasceu a paixão pelo esporte. Ela sempre gostou de esporte com bola, desde pequena. E a paixão continua mesmo que seja com as mãos, e não com os pés. Os olhos dela brilham”. 

Mesmo com o grave acidente, Cátia se mostrou determinado em alcançar o seu sonho de ser uma atleta profissional. Foto: Wander Roberto/CPB

Em maio, a atleta irá disputar pela primeira vez o ITTF Fa40 SQY French Para Open 2022 (Aberto da França) e o ITTF Fa40 SQY Slovênia Para Open 2022(Aberto da Eslovênia), lugar onde já conquistou 5 medalhas em 3 participações, 1 ouro por duplas (2015), 2 bronzes em simples (2015, 2018), 2 pratas em simples e duplas (2019). 

Tendo uma medalha de bronze, nos jogos paralímpicos de Tóquio 2020, Cátia vai entrar com tudo nessas competições que ocorreram nesse mês. É importante a conquista dessas competições para conseguir entrar no Top-3 até o final do ano, quando é disputado o Mundial em Granada, na Espanha, nos dias 6 a 12 de novembro. 

“Estou muito feliz de poder estar jogando com as melhores. Vai dar para a gente ver e avaliar como estamos, quase um mundial antecipado. Poder avaliar o que tem que melhorar para chegar lá bem afiada. Vamo que vamo, que sejam dois campeonatos muito bons. Que a gente saia com grandes aprendizados”. 

Cátia Oliveira

Segundo o site oficial da ITTF, as duas competições terão transmissão ao vivo, mas ainda não há mais informações. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s