Em disputado jogo 5, Boston leva a melhor e está a uma vitória das Finais da NBA  

Foto de Capa: Twitter NBA

Por Raphael Matheus

O Boston Celtics venceu o quinto confronto da série por 93-80 e está a apenas uma vitória de chegar às Finais da NBA pela primeira vez desde 2010. A equipe terá a oportunidade de levantar o troféu Bob Cousy (destinado ao Campeão da Conferência Leste) jogando em casa, no TD Garden.  

O Miami Heat venceu o primeiro tempo por 42-37 devido à disposição e energia utilizada por seus jogadores para conquistar as bolas perdidas e rebotes ofensivos, com destaque para PJ Tucker em ambas as categorias, que foi para o intervalo com 3 rebotes de ataque (6 na partida). Consequentemente, Miami fez ótimo trabalho aproveitando as oportunidades deixadas por seu adversário (16-2 em pontos de segunda chance na primeira etapa, além de 9 rebotes ofensivos gerais), o que machucou a equipe de Boston, que foi para o vestiário perdendo por 5 pontos. Todavia, as limitações físicas das principais estrelas Jimmy Butler e Kyle Lowry, que estão jogando lesionados, combinado com o desgaste físico das peças complementares, dificultaram as chances de a equipe mandante manter a intensidade ao longo de toda a partida. Apesar de também apresentar atletas atuando machucados, Boston demonstrou ser claramente o time mais saudável, ingrediente que foi crucial para a virada dos Celtics no segundo tempo.  

Além disso, o talento das estrelas Jayson Tatum e Jaylen Brown sobressaiu na segunda etapa. Desde o início da série, Jaylen tem sofrido ao proteger a bola contra a agressividade dos defensores do Miami Heat, deixando-a muita exposta, o que ocasionou desperdícios de posses de bola que foram cruciais para as duas derrotas de Boston nas finais até então. Mas no segundo tempo do jogo 5, Brown fez ajustes, usou o corpo para a proteção de bola, respondeu a intensidade defensiva do adversário criando excelentes arremessos de média distância e usando menos dribles para realizar jogadas ofensivas, fatores fundamentais para seus números finais de 25 pontos (10-19 nos arremessos de quadra, 5-9 em bolas de três pontos e nenhum lance livre), sendo 19 registrados na segunda etapa. Apesar do baixo aproveitamento na partida, Jayson Tatum fez o que as grandes estrelas fazem e contribuiu em diversas áreas diferentes para ajudar sua equipe. Tatum finalizou o jogo com 22 pontos (18 no segundo tempo), 12 rebotes e 9 assistências, bem próximo do que seria seu primeiro triplo-duplo na carreira em playoffs.  

  Legenda: Jaylen Brown subindo para enterrada  

Apesar da excelente performance das estrelas no segundo tempo, os jogadores secundários de Boston foram responsáveis por manter a equipe perto do placar nos primeiros 24 minutos, com destaques para as atuações de Al Horford (16 pontos, 7 rebotes, 5 assistências, 2 tocos e um roubo de bola) e Derrick White (14 pontos e 5 assistências). O armador reserva teve fundamental importância no resultado devido às limitações físicas de Marcus Smart, que jogou somente 23 minutos. Uma das características mais valiosa e subestimada do Boston Celtics é a capacidade de apoiar uns aos outros quando um membro da equipe tem uma atuação ruim em determinado momento da partida e o jogo 5 foi um exemplo dessa qualidade. Agora, Boston está a um passo das Finais da NBA e, caso confirme vitória no sexto jogo (que será transmitido às 21h30, no dia 27/05, pelos canais ESPN), irá em busca do 18º título na história de sua franquia.  

Números da Partida  

Equipes  Boston Celtics  Miami Heat  
Pontos  93 80 
Arremessos de quadra  33-71 (46,5%) 30-94 (31,9) 
3PT  10-33 7-45 
% em bolas de três pontos  30,3 15,6 
LL  17-23 13-14 
% em lances livres  73,9 92,9 
Rebotes defensivos  40 30 
Rebotes ofensivos  19 
Rebotes totais  46 49 
Assistências  24 14 
Roubos de bola  
Tocos  
Turnovers totais  15 12 
Pontos gerados de turnovers 17 14 
Pontos de contra-ataque  13 
Pontos no garrafão  36 40 
Pontos de segunda chance 24 
Faltas 19 19 
Maior liderança  23 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s