Alunos da FACHA fazem visita técnica ao TJ-RJ e ao Museu da Justiça 

Foto de Capa: Lucas Furtado Isaias

Por Lucas Furtado Isaias 

Em 13 de junho, alunos do curso de Direito da FACHA participaram de uma visita técnica ao III Tribunal do Júri no prédio central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), conhecendo o local onde ocorrem julgamentos e audiências sobre os mais diversos casos. O grupo liderado pelos professores Caio Padilha e Kícia Carvalho, que é coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), também visitou o Museu da Justiça que foi a antiga sede do tribunal até 2009.  

Ciceroneados pelo presidente do III Tribunal, Alexandre Abrahão, os alunos puderam conhecer o local onde são realizados os júris populares e as audiências de casos que impactam com a vida das pessoas. Também foram mostradas a sala secreta onde é realizado as votações do júri e as celas onde os presidiários julgados ficam quando as sessões são longas. O prédio também tem sete quartos para os jurados ficarem hospedados e incomunicáveis nestes casos.  

Alexandre Abrahão guiando os alunos na visitação ao III Tribunal do Júri dentro do TJ-RJ. (Foto: Lucas Furtado Isaias)

A forma como os jurados são selecionados também foi comentada, são mais de 200 por mês através de uma lista anual com mais de 1500 nomes que são enviados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Alexandre Abrahão lamentou a dificuldade de achar pessoas dispostas a serem jurados, mas comentou que as pessoas saem transformadas ao participar, de maneira direta, das decisões dos rumos de casos de diversos tipos.  

Em seguida, o grupo visitou o Museu da Justiça que fica localizado a alguns metros do Fórum Central do TJ no Centro do Rio. Os alunos puderam conhecer o Salão Histórico do I Tribunal do Júri do antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro e tirar fotos do local, além de conhecer a sua história e as transformações desde sua fundação em 1927.  

Caio Padilha em explicação sobre o Salão Histórico do I Tribunal do Júri do Museu da Justiça. (Foto: Lucas Furtado Isaias)

Serviço  

O Museu da Justiça tem uma programação de visita guiada do local que pode ser feita de terça a sexta mediante agendamento prévio que podem ser marcadas pelos telefones (21)2133-2721 e (21)3133-3368 ou pelo email ccmj.educativo@tjrj.jus.br. No Rio de Janeiro, ele fica localizado Rua Dom Manuel, 29, térreo. Em Niterói, o Antigo Palácio da Justiça também tem uma visitação mediada e é aberta ao público na Praça da República, s/n, Centro. Os locais ficam abertos de segunda a sexta das 11h30 às 18h.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s