Disciplina do curso de Direito simula um julgamento com alunos usando um caso real  

Foto de Capa: Lucas Furtado Isaias

Por Lucas Furtado Isaias 

A disciplina de Núcleo de Prática Jurídica II (NPJ II) do curso de Direito teve o encerramento do semestre letivo com um júri simulado. Presidido pelo professor Caio Padilha, os alunos do curso tiveram a oportunidade de praticar os papeis existentes em um tribunal. O julgamento teve cerca de uma hora e meia de duração e na pauta um assassinato que ocorreu em Petrópolis. Na simulação, a pessoa foi condenada a mais de 14 anos de prisão em regime fechado.  

A reprodução do júri se aproximou do que é realizado na Justiça com a escolha dos jurados para o Conselho da Sentença, a argumentação da acusação e da defesa e a deliberação da sentença. O clima foi de tensão durante a fase de depoimentos. A acusação argumentou que o réu cometeu um crime gravíssimo e deveria ser punido. Já a acusação, mesmo não negando que ele seja o autor do delito, afirmou que a família era viciada em drogas e que o cenário familiar o influenciou no caso.  

Antes foi realizado um sorteio para a definição do júri com membros da plateia e seis foram escolhidos para acompanhar a sessão na função. As regras foram as mesmas de uma definição de júri com votos escritos e secretos e sem possibilidade de conversas ou uso de aparelhos para evitar interferências na decisão que não sejam dos promotores.  

O professor relatou a felicidade de poder realizar a atividade e também da importância da simulação para os alunos poderem conhecer, de maneira prática, como funciona um júri. Caio elogiou a proximidade que os alunos conseguiram trazer na simulação com o que é visto nos tribunais.  

O juiz lendo a sentença definida pelo seis jurados do júri ao réu. (Foto: Lucas Furtado Isaias) 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s