Foto por: Pexels/PhotoMIX Company
Por: Tatiana Marques
Nos últimos tempos, ficou claro que o meio ambiente está em estado de emergência. A crise ambiental é uma realidade cada vez mais preocupante. E o aumento crescente das temperaturas do planeta, junto das alterações climáticas constantes, alertam o mundo sobre a gravidade da situação.
O aquecimento global, a pesca intensiva e o uso indiscriminado de agrotóxicos são algumas das ações que acarretam nas mudanças do clima e degradam o meio ambiente, tornando o futuro do planeta incerto.
Para você se aprofundar mais no assunto, a redação do Portal Em Todo Lugar selecionou 5 documentários impactantes que abordam diferentes pontos sobre o tema. Confira a lista!
1- Em Busca dos Corais (2017)
Ao lado de biólogos, mergulhadores e cientistas, Richard Vevers, fotógrafo submarino e idealizador do longa, retrata o embranquecimento e a morte de recifes de corais ao redor do mundo.

Os três anos – e as mais de 500 horas embaixo d’água – de registros foram condensados em 1 hora e meia. Tempo suficiente para que o espectador se encante com as belas paisagens subaquáticas e se revolte com a rapidez assustadora da morte desses ecossistemas.
Dirigido pelo premiado Jeff Orlowski, o documentário evidencia as catastróficas consequências que a poluição, o aquecimento global e a pesca sem precedentes causam ao ambiente marinho.
Ganhador do Emmy Awards como Melhor Documentário sobre Natureza, o filme está disponível na Netflix.
2- Seremos História? (2016)

No documentário da National Geographic, dirigido por Fisher Stevens, o ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio embarca em uma viagem ao redor do mundo para testemunhar as devastadoras mudanças climáticas.
Gravado ao longo de três anos, o filme levanta questões sobre as consequências das alterações do clima. Além de abordar o aquecimento global, assim como sua negação por parte de negacionistas ambientais, traz entrevistas com figuras políticas e da área da ciência.
Disponível no Disney+, a produção conta com a participação de personalidades conhecidas, como o Papa Francisco e o ex-presidente americano, Barack Obama.
Para evidenciar a urgência do problema ambiental, DiCaprio viaja desde a Groelândia até as florestas queimadas na Indonésia, tendo sido eleito Melhor Documentário do Ano no Hollywood Film Award, em 2016.
3- Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade (2014)
Dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn, o impactante documentário trata das consequências da agropecuária intensiva para o meio ambiente.
O filme mostra a realidade brutal vivida pelos animais do agronegócio, e como o modo de produção agropecuarista atual está dizimando os recursos da natureza. Ao longo de 1h30min, também é abordado como as associações ambientalistas ignoram essa grave situação.

Para ser realizado, o documentário contou com um financiamento coletivo de quase US$ 120 mil, o que permitiu que fosse dublado e legendado para mais de dez idiomas.
Cowspiracy pode ser assistido na Netflix.
4- Solo Fértil (2020)

Narrado por Woody Harrelson e com a participação de Gisele Bundchen, produtora-executiva, o documentário aborda a importância da preservação do solo, além de denunciar os danos da agricultura química à natureza.
O filme, de 1h24min, mostra não só as terríveis consequências que a degradação do solo pode trazer à população e ao planeta, mas também apresenta uma solução para o problema: a agricultura regenerativa.
Para saber mais sobre o modelo que pode curar o solo e ajudar a reverter os efeitos das mudanças climáticas na natureza, acesse a Netflix.
5- Saving the Amazon (2020)
Em pouco mais de 40 minutos, a jornalista Sophie Mcneil, diretora do longa, discorre sobre a importância e destruição da maior floresta tropical do planeta.

Lançado em 2020, a produção mostra não só como o desmatamento intenso prejudica a saúde dos animais e da flora amazônica, mas aborda também a luta de cientistas, ativistas e tribos locais contra a devastação da floresta.
Você pode assistir Saving the Amazon no Prime Video.