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Por Lucas Furtado Isaias
O Palestras FACHA abordou um dos assuntos mais comentados no mundo corporativo nos últimos meses: o trabalho remoto. Desde o começo da pandemia com as empresas sendo forçadas a realizar os seus trabalhos em casa, esta forma ganhou adeptos e, mesmo após a retomada da vida presencial, algumas empresas decidiram manter o esquema de maneira permanente trazendo diversos impactos para a economia e sociedade. Os impactos sociais positivos no marketing digital foram o tema da mesa liderada pelo professor Gilberto Garcia, com o sócio-diretor da Agência Métrica Derick Lemos e o publicitário Marcelo Silva, que retornou à instituição após 49 anos e onde foi professor até 1973.
A Métrica é uma agência que já trabalhou com mais de 250 clientes, sobretudo na área de entretenimento. Derick trabalha na empresa desde 2005, mas em 2008 a comprou e passou a ser sócio-diretor. A Métrica trabalha com apoio a marketing digital, mídias digitais e cuidando do conteúdo de sites.
Desde março de 2020, a companhia trabalha integralmente de maneira remota, mas antes metade dos funcionários já fazia suas atividades longe dos escritórios. Atualmente, a Métrica conta com cerca de 20 funcionários. Desde então, Derick trabalha em sua casa na cidade de Baependi, localizada no sul de Minas Gerais.
Derick comentou que quando fechou o escritório e migrou para o formato remoto, teve incertezas sobre como os clientes aceitariam a ideia e se funcionaria um modelo 100% remoto. Entretanto, destacou que todos aceitaram naturalmente a decisão da Métrica. A agência, segundo o gestor, está em seu melhor momento com recordes nos últimos dois anos.
“O futuro do trabalho em muitas coisas será substituído pelo computador. Então, ou o ser humano valoriza o que há e só ele pode ter ou o computador vai passar por cima se for uma pessoa que só executa tarefas repetitivas. As pessoas da nossa equipe têm que ter uma autogestão para trabalhar com a gente”, comentou.
Marcelo acrescentou que o momento é de buscar ser ainda mais criativo e fazer coisas que as máquinas não conseguem fazer. Ele destacou que computadores “tem memória, mas não tem intuição”. O publicitário lembrou da evolução das comunicações ao longo da história para mostrar que a intuição pode fazer a diferença.
Derick apresentou casos de sucesso que a Métrica teve ao longo dos últimos 14 anos e entrelaçou com o histórico do avanço do marketing. Na sessão de perguntas, ele lembrou da maior estratégia que a agência fez: a caneca do grupo Molejo. O lançamento foi em meio ao auge do grupo com a ligação da música “Dança da Vassoura” e o curling, esporte que fez sucesso com os brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno. O fenômeno fez com que a agência fizesse uma proposta ao grupo para abrir uma loja online. Inicialmente, a banda estava reticente da ideia, mas a agência propôs vender todo o estoque e se não desse certo iria encerrar o projeto ou deixar a decisão de sua manutenção para a banda. No primeiro mês a loja fez muito sucesso e o grupo decidiu seguir com a loja.

Você pode assistir o evento na íntegra aqui: