Foto de Capa: Lucas Figueiredo/CBF
Por Lucas Furtado Isaias
Em seu último jogo antes da Copa América, o Brasil perdeu para a Suécia, de virada, por 3 a 1. A equipe comandada por Pia Sundhage fez um primeiro tempo disputado com as mandantes, abriu o placar com Debinha, mas se viu dominada pelas suecas no restante da partida. O amistoso serviu de preparação para a Copa América que se inicia na sexta-feira (08/07). A seleção sueca também está em fase de preparação para a Eurocopa Feminina, que se inicia na quarta-feira (06/07).
O jogo começou bem disputado e equilibrado, com as duas equipes buscando o gol. Aos 10 minutos, o Brasil teve a primeira grande chance com Kerolin que recebeu na área, mas o chute foi defendido pela goleira Lindahl. A Suécia, com 19min de partida, levou perigo a defesa brasileira com Rolfö fazendo um cruzamento que foi cortado pelas brasileiras, Angeldal pegou a bola e finalizou chutando por cima da baliza. O Brasil, aos 47 minutos, quase fez o primeiro gol com Adriana que chutou forte da entrada da área e a goleira sueca espalmou para fora.
Na segunda etapa, a equipe brasileira começou mantendo o ritmo forte e aos quatro minutos, Angelina deu passe para Fê Palermo e tocou para Debinha, na pequena área, abrir o placar. Após tomar o gol, a Suécia reagiu e cresceu no jogo. Aos 10min, Rolfö desarma Tamires e finalizou, mas Lorena defendeu.
Com 18min de jogo, Keynard entrou no lugar de Jakobsson e em seu primeiro lance, no minuto seguinte, recuperou a bola na área sueca e fez uma jogada individual e chutou cruzado para o gol. Aos 21 minutos, Andersson fez cruzamento para Hurtig, que sem marcação, e marcou o segundo para as mandantes. A equipe brasileira, cinco minutos depois, tentou empatar com Bia Zaneratto que finalizou por cima do gol.
Mesmo já tendo virado o placar, a Suécia seguiu dominante na partida e tentando ampliar o placar. Com 29 minutos, Schough roubou a bola de Fê Palermo e passou para Hurtig cabecear para o gol, contudo Lorena defendeu. O terceiro gol da Suécia veio aos 43min com Blackstenius que recebeu a bola após uma troca de passes e fez uma cavadinha para ampliar o placar.
As duas equipes voltam a entrar em campo no dia 9 de julho. O Brasil fará sua estreia na Copa América contra a Argentina às 21h (horário de Brasília). O torneio será realizado na Colômbia. Já a Suécia debutará na Eurocopa contra a Holanda às 16h. A competição será realizada na Inglaterra.
Jogos do Brasil na fase de grupos da Copa América
09/07 – 21h – Estádio Centenário – Brasil X Argentina
12/07 – 18h – Estádio Centenário – Uruguai X Brasil
18/07 – 18h – Estádio Centenário – Venezuela X Brasil
21/07 – 21h – Pascual Guerreiro – Brasil X Peru
Jogos da Suécia na fase de grupos da Eurocopa
09/07 – 16h – Bramall Lane – Holanda X Suécia
13/07 – 13h – Bramall Lane – Suécia X Suíça
17/07 – 13h – Leigh Sports Village – Suécia X Portugal
Ficha Técnica:
Suécia: Lindahl, Glas, Ilestedt, Ericsson e Andersson; Björn (Benninson), Angeldal (Seger) e Asllani (Blackstenius); Jakobsson (Kaneryd), Hurtig (Blomqvist) e Rolfö (Scough). Técnico: Kurt Gerhardsson
Brasil: Lorena, Fê Parlermo (Letícia Santos), Rafaelle (Kathellen), Tainara e Tamires; Angelina, Luana (Duda Santos), Adriana (Geyse) e Ary Borges (Bia Zaneratto); Kerolin (Gabi Portiollo) e Debinha. Técnica: Pia Sundhage
Arbitragem: Árbitra – Sandra Bastos (Portugal), Assistentes – Andreia Souza (Portugal) e Olga Almeida (Portugal) e Quarta Árbitra – Teresa Oliveira (Portugal)
Gols: Debinha (Brasil – 2°T/4min), Kaneryd (Suécia – 2°T/19min), Hurtig (Suécia – 2°T/21min) e Blackstenius (Suécia – 2°T/43min)
Cartão Amarelo: Debinha (Brasil)