Leclerc faz ‘hat-trick’ de ultrapassagens em Verstappen e vence GP da Áustria 

Foto de Capa: Twitter/F1 Reprodução 

Por Lucas Dantas

Com muitas emoções, manobras espetaculares, incidentes e surpresas, Charles Leclerc venceu o Grande Prêmio da Áustria no domingo (10/07). Foram diversas batalhas pela posição com Max Verstappen que ficou com a 2ª colocação e Lewis Hamilton completou o pódio, chegando mais uma vez em os três melhores. 

A corrida começou de forma caótica, principalmente na 2ª e 3ª fila do grid com Carlos Sainz, George Russell e Sergio Perez na briga pela terceira posição. Essa disputa foi pior para o piloto da Red Bull, que após um toque com o carro de Russell, foi para fora da pista e precisou ir aos boxes para consertar a asa dianteira. Mais tarde, ‘Checo’ abandonou a corrida por resultado dessa colisão, seu carro estava muito lento, o que deicou o mexicano muito para trás. É o segundo fim de semana seguido que o piloto não consegue completar uma corrida. Sebastian Vettel também teve problemas, pois relatou à sua equipe que também tocou em alguém na largada e seu carro ficou com danos.  

O grande destaque da etapa ficou marcada por Leclerc e Verstappen, que travaram um duelo incessante pela primeira colocação. Primeiro na 10ª volta, onde o atual campeão segurou investidas perigosas do monegasco, que forçava o erro de Max. Logo depois, o piloto da scuderia italiana fez uma manobra sensacional, usando bem a asa-móvel para assumir a liderança. Segundo na volta 33, onde Charles, após tirar mais de 5 segundos de diferença, chegou mais uma vez na liderança ao passar seu adversário na temporada tranquilamente na freada da curva 3. E pela terceira vez na rodada 53, com o vencedor da corrida colocando de lado e ultrapassando fácil Verstappen que tentou se defender por fora, mas Leclerc não permitiu e garantiu o lugar mais alto do pódio.  

Num momento de susto, faltando menos de 15 voltas para o fim da corrida, o motor do carro de Carlos Sainz pegou fogo na hora que o espanhol ia para a ultrapassagem em cima de Max Verstappen. O piloto espanhol conseguiu sair a tempo, antes que algo de pior pudesse acontecer. 

Carlos Sainz visivelmente chateado após abandonar a corrida Foto: Twitter/ F1 Reprodução 

Após um intervalo de tempo sem estar presente entre os três primeiros, Lewis Hamilton conseguiu seu 3º pódio seguido, ampliando ainda mais seu recorde. Seu companheiro George Russell, após se envolver com Perez no início da corrida, fez uma corrida de recuperação sensacional e terminou logo atrás do compatriota. Sim, esta foi mais uma corrida na qual o jovem britânico, apelidado de “Senhor Consistência”, conclui entre os cinco primeiros colocados, com a exceção do GP de Silverstone na Grã-Bretanha onde não finalizou devido a um acidente. 

A Haas manteve sua sequência e segue pontuando. Magnussen e Schumacher, principalmente, fizeram corridas muito boas nas últimas duas provas. O dinamarquês terminou em 8º e o alemão fechou o GP na sexta colocação, seu melhor resultado na carreira. A McLaren voltou a ter seus dois pilotos entre os 10 primeiros, assim como a Alpine. Destaque para Esteban Ocon, da equipe francesa, que cruzou a linha de chegada na quinta posição.  

A Fórmula 1 volta no próximo final de semana, nos dias 15, 16 e 17 de julho, com o GP da França, no Circuito Paul Ricard, localizado na cidade de Le Castellet.

Resultado final da corrida na Áustria Foto: Twitter/F1 Reprodução 

Classificação do Campeonato Mundial de Pilotos 

Pilotos Pontos 
Max Verstappen 208 
Charles Leclerc 170 
Sergio Perez 151 
Carlos Sainz 133 
George Rusell 128 
Lewis Hamilton 109 
Lando Norris 64 
Esteban Ocon 52 
Valtteri Bottas 46 
Fernando Alonso 29 
Kevin Magnussen 22 
Daniel Ricciardo 17 
Pierre Gasly 16 
Sebastian Vettel 15 
Mick Schumacher 12 
Yuki Tsunoda 11 
Guanyu Zhou 
Alexander Albon 
Lance Stroll 
Nicolas Latifi 

Classificação do Campeonato Mundial de Construtores 

Equipes Pontos 
Red Bull 359 
Ferrari 303 
Mercedes  237 
McLaren 81 
Alpine 81 
Alfa Romeo 51 
Haas 34 
AlphaTauri 27 
Aston Martin 18 
Williams 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s