Foto de Capa: Julian Finney/Getty
Por Lucas Furtado Isaias
A tenista cazaque, Elena Rybakina, venceu de virada, a tunisiana Ons Jabeur por 2 sets a 1 (3/6, 6/2 e 6/2) em 1h48min de jogo e surpreendeu o público presente na Quadra Central do All England Club com sua atuação no segundo e terceiro set. A atleta da Tunísia era favorita para conquistar o torneio e tinha o apoio do público, mas sofreu com a pressão para conquistar o seu primeiro major e se tornar a primeira tunisiana e africana a conquistar um grand slam, o que resultou em muitos erros após o primeiro set.
Em um torneio que ficou marcado pela proibição de atletas da Rússia e Bielorrússia em razão dos ataques a Ucrânia, a vencedora do torneio de simples feminino joga pelo Cazaquistão, mas nasceu em Moscou. Em razão do veto determinado a todos os torneios ingleses, Wimbledon não valerá pontos para o ranking da WTA e da ATP. Por coincidência, a situação ocorre na semana em que um dos maiores aliados da Ucrânia na guerra, Boris Johnson renunciou a liderança do partido Conservador após nomear um acusado de assédio sexual, o que desencadeou em uma debanada de ministros, secretários e assessores do governo. Ele deixará o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após a eleição da nova liderança.
O primeiro set foi de domínio da tunisiana Ons com um jogo muito sólido e deixando poucas oportunidades para a cazaque que já começou o jogo tendo o seu saque quebrado. Elena teve dificuldades para conseguir confirmar os seus serviços e, no último game, levou a segunda quebra de saque que fez a tunisiana fechar o set em 6/3.
No segundo set, a tensão tomou conta das duas atetlas no começo, mas Rybakina venceu o serviço de Jabeur no primeiro game, mas o jogo ficou equilibrado em seguida. A torcida estava torcendo pela tunisiana que chegou a ficar próxima de devolver a quebra no quarto game, contudo, a tenista cazaque se recuperou e confirmou o saque. Após confirmar o 4/2, Ons passou a cometer muitos erros e Elena fechou o jogo em 6/2.
No terceiro set, Jabeur não conseguiu recuperar o bom jogo que fez no set inicial e Rybakina se aproveitou para colocar toda a potência do seu jogo e venceu com muita tranquilidade. A número 2 do mundo cometeu tantos erros que, em um dos saques, ela jogou a raque após cometer um erro não forçado. Já a rival não teve dificuldades para confirmar a vitória repetindo o placar do set anterior (6/2) e levando o primeiro grand slam da carreira.
Após o jogo, Elena afirmou que estava muito nervosa antes da final e não sabe o que fez para conseguir a vitória. Emocionada, a tenista agradeceu a sua equipe, ao público e em especial aos seus familiares. Ons agradeceu a torcida e sua equipe, falou que seu resultado é a realização de um sonho e que espera ter inspirado a Tunísia, o mundo árabe e toda a África.