Foto de Capa: Marcelo Cinelli
Por Yago Souza
Matheus Guimarães de Abreu, morador do Rio de Janeiro, 17 anos, é atleta de judô, da seleção brasileira, participou dos jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina, se consagrando medalhista de ouro.
O judoca começou a treinar com 6 anos, pois perto de sua casa ocorriam treinos de judô, fazendo com que o atleta tivesse curiosidade e interesse pelo esporte. Após as primeiras aulas, Matheus se apaixonou pelo esporte.

O jovem treina cinco dias por semana, em torno de quatro horas, com o técnico Daniel Loureiro, no Instituto Reação, localizado em São Conrado.
Matheus diz que o esporte tem bastante risco de lesão, já lesionou o tornozelo esquerdo, treinando em 2021, ficando um mês fora dos tatames.
O atleta entrou para a seleção brasileira, através da seletiva nacional de base, e ficou muito feliz ao saber dessa notícia. Por conta deste fato, foi convocado para os Jogos Sul-Americanos de Rosário, na categoria sub-18, no peso -81 Kg.

O judoca falou um pouco sobre seu desempenho nos jogos:
“Fiquei em primeiro lugar, isso fez eu sentir uma sensação de dever cumprido, e essa competição me fez ganhar uma ótima experiência. Eu acho que a seleção brasileira de judô é uma das mais fortes do mundo”, disse o atleta.
Sua maior inspiração é Charles do Bronx, por ter vindo da comunidade e ter uma mentalidade incrível. Seu maior sonho é fazer parte dos Jogos Olímpicos e ter a chance de conquistar o primeiro lugar.