29 de agosto- Dia Internacional do Gamer 

Foto de capa: DcStudio

Por: Breno Monteiro

Em 2008, uma data específica foi criada por revistas da Espanha especializadas em games, para comemorar a importância dos jogos eletrônicos. Várias empresas adotaram a data especial como forma de realizar ofertas de consoles, promoção de jogos e lançamentos futuros.  

Atualmente, as melhores empresas são aquelas que possuem os melhores estúdios e que proporcionam grandes jogos ao longo da história; dentre as principais marcas temos o Playstation (Sony), Nintendo e Xbox (Microsoft). 

Alguns dos jogos que revolucionaram a indústria ao longo do tempo: 

1980 – Pac-Man (ATARI) 

1985 – Super Mario Bros (Nintendo) 

1996 – Pokémon (GameBoy) 

1996 – Resident Evil (PlayStation) 

E-Sports e seu crescimento no Brasil: 

O e-sports no Brasil é a mais nova profissão para os amantes de games, separando-se do passatempo e diversão momentânea. O mercado dos jogos digitais segue em alta, sendo um dos maiores na indústria de entretenimento. Nas diversas modalidades do gênero, o ramo do e-sports é um dos mais promissores do mundo. De acordo com a consultoria Newzoo (empresa que realiza relatório de mercado de jogos globais), a indústria global de games movimentou, em 2021, quase US$ 176 bilhões de dólares. Até 2023 a perspectiva é de que este valor chegue a US$ 200 bilhões de dólares.  

Em 2020, no auge da pandemia, o Brasil conseguiu aumentar a audiência nos eventos transmitidos ao vivo (live) e descobrir novos públicos e patrocinadores. Outra onda que cresce, assim como no futebol, são as apostas em esports. 

Dentre os principais jogos online/competitivo do e-sports Brasil estão: Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Rainbow Six, League of Legends (LOL), Fortnite, Rocket League, Dota 2, entre outros. 

Você conhece alguns dos principais gamers do Brasil? 

Bruno Goes (Nobru) 

(Crédito: Bruno Goes / Instagram) 

Bruno é pro player de Free Fire e foi eleito o melhor jogador do mundial do game por seu time do coração, o Corinthians. Empresário brasileiro, fundou sua própria empresa, a Fluxo, e ainda produz conteúdo em seu Instagram (@nobru). 

Mariana Ayrez 

(Crédito: Mariana Ayrez / Instagram) 

Mariana Ayrez é Jornalista e ex-apresentadora do Xbox Brasil. Ela apresenta diversos projetos que envolvem games, além de produções de conteúdos no Instagram (@ayrezmariana), Twitter e Youtube. 

Bárbara Passos 

(Crédito: Bárbara Passos / Instagram) 

Bárbara Passos é jogadora e influencer do jogo Free Fire e encara o desafio de mostrar o talento feminino em um cenário predominantemente masculino. É patrocinada pela empresa Loud e participa de diversos torneios para mulheres. Bárbara domina as redes sociais com sua produção de conteúdo para as plataformas: Instagram (@loud_babi), Twitch, Youtube e no TikTok. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s