Por Júlia Gouveia
Foto de capa: Monkeypaw Productions
Não! Não Olhe! é o novo filme em cartaz do cineasta estadunidense em ascensão, Jordan Peele, mesmo criador de Corra!, e o mais recente, de 2019, Nós. Sua nova aposta foi lançada no dia 25 de agosto no Brasil, e traz algumas surpresas e inovações no estilo cinematográfico do diretor recém-chegado, que era até então conhecido como comediante.
A obra já arrecadou R$ 3 milhões, e só nos primeiros dias em cartaz levou cerca de 142 mil pessoas às salas de cinema em todo território nacional, desbancando Dragon Ball Super: Super Herói e assumindo a liderança nas bilheterias do país.
O longa pode ser identificado como ficção científica, mas não deixa de ter as marcas registradas do autor: doses de suspense e humor ácido, com uma mensagem crítica por trás. Certamente, não traz uma crítica muito clara e nem das mesmas proporções dos últimos filmes dirigidos e produzidos por ele (como na produção da trama do veterano Spike Lee, Infiltrados na Klan) mas tem a sua importância assim que é identificada.
Além disso, Nope (título original) não possui o mesmo ritmo acelerado e entusiasmante característico de sua filmografia, o que pode acabar dividindo opiniões do público. No entanto, seu roteiro é bem coeso e não deixa nenhuma “ponta solta”, como já é de se esperar de algumas ficções científicas pretensiosas.
É possível ver que o filme é inspirado no seriado clássico norte-americano, Além da Imaginação, e traz pontos importantes da história do cinema. Fora isso, o filme também lembra os sucessos contemporâneos Bird Box, protagonizado pela atriz Sandra Bullock, e o terror eletrizante Um Lugar Silencioso, estrelado pelo casal John Krasinski (conhecido pela sitcom The Office) e Emily Blunt (de O Diabo Veste Prada).
De acordo com a sinopse, a história se passa no interior da Califórnia, em um rancho que é propriedade da família Haywood, que há gerações trabalha adestrando cavalos para participações nas mais variadas filmagens para a indústria do entretenimento.
A liderança dos negócios está nas mãos do introspectivo OJ (Daniel Kaluuya, de Corra!), que é surpreendido ao testemunhar a morte misteriosa do seu pai, atingido supostamente por destroços de uma nave. Ele atua ao lado da energética Esmeralda (Keke Palmer), sua irmã; e após uma série de episódios enigmáticos em sua fazenda, eles se comprometem a registrar a aparição do que até então acreditam ser uma nave espacial, mas, lá pelo final do segundo ato, as revelações começam a aparecer.

Não! Não Olhe! se mostra uma ótima escolha para quem estiver procurando um filme fora do usual, sem os recursos usados à exaustão dos gêneros que são explorados. Está disponível para assistir nos cinemas comerciais do Rio de Janeiro, com classificação indicativa para maiores de 14 anos, e tem duração de 2 horas e 15 minutos. Veja o trailer a seguir: