Não! Não olhe! Novo filme de Jordan Peele está em cartaz no Brasil

Por Júlia Gouveia

Foto de capa: Monkeypaw Productions

Não! Não Olhe! é o novo filme em cartaz do cineasta estadunidense em ascensão, Jordan Peele, mesmo criador de Corra!, e o mais recente, de 2019, s. Sua nova aposta foi lançada no dia 25 de agosto no Brasil, e traz algumas surpresas e inovações no estilo cinematográfico do diretor recém-chegado, que era até então conhecido como comediante. 

A obra já arrecadou R$ 3 milhões, e só nos primeiros dias em cartaz levou cerca de 142 mil pessoas às salas de cinema em todo território nacional, desbancando Dragon Ball Super: Super Herói e assumindo a liderança nas bilheterias do país. 

O longa pode ser identificado como ficção científica, mas não deixa de ter as marcas registradas do autor: doses de suspense e humor ácido, com uma mensagem crítica por trás. Certamente, não traz uma crítica muito clara e nem das mesmas proporções dos últimos filmes dirigidos e produzidos por ele (como na produção da trama do veterano Spike Lee, Infiltrados na Klan) mas tem a sua importância assim que é identificada. 

Além disso, Nope (título original) não possui o mesmo ritmo acelerado e entusiasmante característico de sua filmografia, o que pode acabar dividindo opiniões do público. No entanto, seu roteiro é bem coeso e não deixa nenhuma “ponta solta”, como já é de se esperar de algumas ficções científicas pretensiosas. 

É possível ver que o filme é inspirado no seriado clássico norte-americano, Além da Imaginação, e traz pontos importantes da história do cinema. Fora isso, o filme também lembra os sucessos contemporâneos Bird Box, protagonizado pela atriz Sandra Bullock, e o terror eletrizante Um Lugar Silencioso, estrelado pelo casal John Krasinski (conhecido pela sitcom The Office) e Emily Blunt (de O Diabo Veste Prada). 

De acordo com a sinopse, a história se passa no interior da Califórnia, em um rancho que é propriedade da família Haywood, que há gerações trabalha adestrando cavalos para participações nas mais variadas filmagens para a indústria do entretenimento. 

A liderança dos negócios está nas mãos do introspectivo OJ (Daniel Kaluuya, de Corra!), que é surpreendido ao testemunhar a morte misteriosa do seu pai, atingido supostamente por destroços de uma nave. Ele atua ao lado da energética Esmeralda (Keke Palmer), sua irmã; e após uma série de episódios enigmáticos em sua fazenda, eles se comprometem a registrar a aparição do que até então acreditam ser uma nave espacial, mas, lá pelo final do segundo ato, as revelações começam a aparecer. 

Daniel Kaluuya e Keke Palmer nos bastidores de “Não! Não olhe!”

Não! Não Olhe! se mostra uma ótima escolha para quem estiver procurando um filme fora do usual, sem os recursos usados à exaustão dos gêneros que são explorados. Está disponível para assistir nos cinemas comerciais do Rio de Janeiro, com classificação indicativa para maiores de 14 anos, e tem duração de 2 horas e 15 minutos. Veja o trailer a seguir: 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s