O projeto que vai muito além dos tatames, conheça a Associação de Taekwondo Hwarang

4 de setembro é comemorado o dia mundial do Taekwondo, conheça um projeto que leva o esporte de uma maneira intensa para as comunidades

Por: Yago Souza

Os irmãos Leonardo dos Santos Brito e Leocadio dos Santos Brito são os donos do projeto social Associação de Taekwondo Hwarang, que possui ao todo oito academias em toda a lha do Governador, no Rio de Janeiro. 

O intuito do projeto é tirar jovens do sedentarismo, levando disciplina para as crianças, tanto na parte física, quanto na alimentar, fazendo visitas às casas dos atletas, para saber como são suas relações familiares, sempre contribuindo com cestas básicas para aqueles que precisam. 

Eles também contam com um médico, que dá apoio, fazendo consultas para alunos, além de acompanhar os jovens em diversos aspectos, como cobrando boletins escolares. Palestras e diversos cursos, como inglês e violão, fazem parte de seus projetos, além de criarem bibliotecas culturais, para seus alunos. 

O projeto tem várias campanhas como alimentar, dando vitaminas e frutas para os atletas, por saberem que muitos deles as vezes não tem oportunidade de se alimentar em casa, com todo o dinheiro saindo do bolso dos irmãos. 

O mestre Leocadio fala sobre o projeto, “a principal importância é a inclusão, principalmente para aqueles que não tem uma oportunidade de entrar numa academia ou em um clube, garimpando talentos que talvez nunca fossem encontrados”. 

Campeonato desenvolvido pela equipe / foto: Yago Souza

Os donos observam os atletas capacitados, e que tem a mesma filosofia que eles, para se tornarem instrutores, e após maior maturidade no esporte, se tornar o mestre daquela academia, para que o mestre Leocadio possa atuar em outro local, assim espalhando o conhecimento e aumentando o projeto. 

As aulas também contam com alunos especiais, tendo aulas totalmente inclusivas, pregando a igualdade dentro e fora do tatame, por conta dos irmãos terem ganhado aulas pelo governo de como tratar pessoas especiais. 

Os donos promovem eventos, por saber que campeonatos do tipo são muito caros, dando oportunidades para seus alunos de também terem a chance, conectando outros projetos sociais para fazerem parte, com todos os tipos de idades e graduações. 

Campeonato feito pela equipe Hwarang/ foto: Yago Souza 

Leonardo fala um pouco sobre o esporte para aqueles que pretendem começar, “o esporte é olímpico, e bastante saudável. Você vai criar bastante disciplina e um regime alimentar, adquirir conhecimentos filosóficos de luta. Não promovemos só uma luta violenta, e sim uma luta social, aprendendo a respeitar o seu próprio limite e o limite do seu adversário.” 

Leonardo diz sobre o início dos projetos sociais, “temos 17 anos de projeto social, mas antigamente fazíamos de uma forma errada, por estar participando do projeto dos outros, e percebíamos que eles eram muito violentos. Depois de um tempo fundamos a hawrang e já temos 4 anos, botando filosofia de projeto social, temos uma ficha de todos os atletas, procuramos saber o motivo de quando os alunos param de ir”. 

Rafael dos Santos da Silva, aluno da equipe, fala um pouco sobre o projeto, “eu acho os fundamentos desse projeto incríveis. Incluir pessoas de comunidades a aprenderem uma arte marcial, com uma história incrível. Sinto um sentimento muito gratificante em participar disso. Ver um monte de jovens fazendo a mesma arte marcial e crescendo graças aos mestres que tem desempenhado um papel fundamental nos ensinamentos e doutrinas do taekwondo”. 

Marcos Vinicius Santos da costa, de 17 anos, faixa vermelha, diz sobre o que é o projeto para ele, “eu acho que Associação de Taekwondo Hwarang é uma opção de vida para crianças, jovens e adultos. O taekwondo abriu portas para as pessoas que tem um medo de treinar lutas mais intensas e violentas, mas o taekwondo Hwarang ao passar do tempo te ensina a não ter medo, ter encorajamento, determinação e autocontrole. Ele abre portas para pessoas”. 

Os irmãos Leocadio e Leonardo dizem estar muito felizes com o desenvolvimento do projeto, e que gostariam de mais incentivo do estado, para poderem ajudar ainda mais seus alunos. 

Leonardo e Leocadio no evento de Taekwondo/ foto: Yago Souza 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s