Foto de capa: Formula1.com
Por Raphael Matheus
Max Verstappen (Red Bull) venceu o Grande Prêmio de Monza para se aproximar ainda mais do segundo título mundial. O piloto holandês largou na sétima posição do grid, ultrapassou três carros na primeira volta e já na volta 5 se encontrava na segunda colocação. Charles Leclerc (Ferrari) entrou para os boxes durante o Safety Car Virtual na volta 12, o que abriu caminho para a ultrapassagem do campeão mundial da Red Bull para assumir a liderança da prova. A partir da 13ª volta, Max liderou confortavelmente e foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada atrás do Safety Car, que entrou após Daniel Riccardo (McLaren) ter abandonado a prova e ficou na pista até a última volta, decisão que frustrou alguns pilotos, principalmente Charles Leclerc, que poderia tentar a vitória e teve que se contentar com o segundo lugar. George Russell (Mercedes) completou o podium.

Após largarem, respectivamente, na 18ª e 19ª posição, Carlos Sainz (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes) realizaram excelente corrida de recuperação para suas equipes. O espanhol deu um show para os ferraristas nas arquibancadas e terminou em quarto lugar, enquanto o heptacampeão mundial, em quinto, uma posição à frente de Sergio Perez (Red Bull).
Apesar da entrega de bons resultados por todos os representantes das três equipes líderes do campeonato de construtores, o estreante Nyck De Vries, da décima colocada Williams, foi o destaque da prova. O holandês terminou em 9º lugar, entregou pontos em sua primeira corrida, foi eleito piloto do dia e recebeu o respeito dos campeões Max Verstappen e Lewis Hamilton após a corrida.
Destaque Negativo
McLaren – Os pilotos Lando Norris e Daniel Riccardo aumentaram a expectativa da equipe por bons resultados após ocuparem, respectivamente, a terceira e quarta posição no grid de largada. A última lembrança que os fãs da McLaren tinham de Monza era a dobradinha conquistada em 2021, quando Riccardo ocupou o lugar mais alto do podium e Norris ficou em segundo. Todavia, o britânico terminou a prova na sétima posição, enquanto o companheiro australiano não conseguiu concluir as 53 voltas e abandonou a prova, concluindo um resultado frustrante de uma equipe com altas ambições e pressão por entrega de pontos.
Legenda: Classificação Final da Corrida | Crédito: Twitter Fórmula 1