Entenda o que são as verbas públicas e como seus cortes podem nos impactar.  

foto de capa: andes.org

Por Gabriella dos Reis 

Os cortes de verbas têm sido um tema muito discutido nos últimos tempos, grandes veículos de comunicação os noticiam com certa frequência. Contudo, é preciso compreender do que se tratam as verbas públicas, a necessidade de sua existência e como seus cortes impactam a sociedade como um todo.  

        A verba pública é um orçamento administrado pelo governo federal para serviços e fins coletivos. Essa verba vem do bolso dos cidadãos brasileiros através dos tributos, que inclui tudo que o brasileiro é obrigado a pagar para o estado, como: impostos, taxas, contribuições sociais e de melhorias, e por fim, o empréstimo compulsório. 

Os cortes de verbas são bloqueios dessas mesmas verbas públicas do governo em diversas áreas como a educação, saúde e segurança, fazendo com que o dinheiro que é mandado para as instituições seja diminuído. Essas ações são feitas no intuito de evitar acúmulo de dinheiro e uso inapropriado dessas verbas. Os cortes são feitos, ou deveriam, com o intuito de atender à regra do teto de gastos, uma emenda federal criada em 2016 que tem como objetivo ser um ajuste fiscal anual de verbas. Esse ajuste é o responsável por estabelecer um limite para gastos federais equivalente à despesa do ano seguinte. Contudo, existem impactos mediante os cortes, já que esses, sendo muito altos, podem prejudicar as instituições e consequentemente a população. Se levarmos em consideração um corte alto em uma instituição de ensino, por exemplo, podemos ter problemas em serviços básicos como: subsídio para os restaurantes universitários, vigilância, serviços de manutenção, limpeza, luz, água e bolsa de ensino para os alunos. No pior dos casos, esses cortes podem levar até um possível fechamento da instituição.  

Um comentário sobre “Entenda o que são as verbas públicas e como seus cortes podem nos impactar.  

  1. Assunto que achava difícil, porém foi de fácil compreensão após a leitura do texto.
    Pessoalmente acredito que o teto de gastos trás mais malefícios do que benefícios, principalmente se você está visando o desenvolvimento de uma nação. Serviços essenciais precisam do máximo apoio possivel do governo, então poderiam utilizar outra manobra econômica para estabilizar o país.

    Curtir

Deixe um comentário