Por Lucas Holanda
Fotos: Louise Maia
A palestra “E-commerce: a união e novas oportunidades para o varejo e a indústria” contou com a participação do diretor de e-commerce da Nívea, Guilherme Almeida. Durante a apresentação no Rio Innovation Week, no palco do Conecta Varejo CNC, o profissional destacou as principais diferenças entre indústria e varejo e como esses setores podem se unir para alcançar resultados ainda melhores.

Ao explorar e comparar os diferentes papéis e objetivos da indústria e varejo, o profissional explicou sobre a evolução da relação comercial entre os setores: “A indústria tem a inteligência sobre as categorias, enquanto que o varejo tem as informações dos consumidores que chegam à loja”.
Além disso, o diretor comentou sobre a interdependência entre indústria e varejo e como que a união das áreas pode beneficiar os dois lados dessa relação. Ao exemplicar, o palestrante trouxe como a indústria pode trabalhar com trade marketing e merchandising. Já o varejo pode ir muito além da venda. Segundo Almeida, este é o setor que deve garantir o tráfego na loja, promoções e também a experiência de compra do cliente.

O especialista em e-commerce também explicou a importância sobre de ter um endereço de web para melhorar a relação entre indústria e varejo, além de alavancar resultados maiores: “o site ajuda a entender muitos hábitos que a gente deveria adotar e explorar nas lojas para buscar união entre os setores”.
