Por Lise França
Na segunda-feira, dia 10/04, no auditório da FACHA, ocorreu um evento para celebrar o Dia do Jornalista. Os alunos formados em jornalismo pela FACHA Renato Cantharino, Aline Pessanha e Luciana Lino foram convidados para conversar do que é feito um jornalista.
A mediadora dessa conversa foi a professora e coordenadora do curso de Jornalismo Ivana Gouveia, que abriu espaço para que os convidados abordassem temas como relatar as suas respectivas experiências na faculdade, dar dicas sobre como se destacar academicamente e conseguir uma boa vaga para estagiar.
Ao relatar sobre sua experiência, Aline expôs sua dificuldade em conciliar vida pessoal e faculdade ao lidar com criar uma filha, estudar e trabalhar. Dilema enfrentado por muitos estudantes. Ela citou que devido essas dificuldades acabou não podendo aproveitar todas as experiências que a FACHA tinha para oferecer aos estudantes. Entretanto, ela ressalta que a faculdade foi de extrema importância para sua caminhada profissional.
Ao final da palestra, Ivana permitiu que os participantes fizessem perguntas aos convidados, que variaram de gostos pessoais até para mais dicas de como conseguir um estágio. Por fim, todos agradeceram a oportunidade de retornar e frisaram que a FACHA influencia até hoje em suas carreiras profissionais.
Após a palestra, os três conversaram com o portal Em Todo Lugar. Ao ser questionado em como se sente por retornar a FACHA, Renato diz que é uma emoção muito grande retornar depois de alguns anos, descreve que voltar é como se ver sentado em uma das cadeiras há 10 anos como alguém cheio de sonhos, ressalta que em suas realizações profissionais ele carrega a faculdade com ele pois é um representante da FACHA no mercado de trabalho.
Distribuindo dicas de como conseguir o primeiro estágio, Aline ressalta que o financeiro não pode ser prioridade pois estagiar é uma experiência de aprendizagem. Ela diz que as relações pessoais ainda não foram substituídas pelo online e que é importante se dirigir até o local que você pode conseguir uma vaga.
Luciana Lino menciona o jornalismo musical como sua grande paixão desde o início da sua jornada na FACHA, ela cita que o mercado é restrito, mas que possuía o sonho de ingressar nessa área, e que apesar de ser necessário procurar oportunidades em outras áreas por motivos financeiros e profissionais, é importante continuar investindo em sua área de interesse.
A seguir, confira toda palestra dos jornalistas formados na #Facha: