Por Adriano Farias, Clara Jares e Luar Nogueira
No próximo dia 15, irá se iniciar mais uma edição no Campeonato Brasileiro. Os 20 times terão 38 rodadas para alcançarem seus objetivos. O número de vagas para torneios continentais segue o mesmo:
– Os 4 melhores times se classificam diretamente para a fase de grupos Libertadores da América
– O 5° e o 6° também se garantem no maior torneio de clubes da América do Sul, porém terão que passar por duas fases na Pré-Libertadores
– As 6 equipes seguintes, do 7° ao 12° colocados, conquistam vaga para a Sul-Americana, torneio continental com menor expressão
– Já os 4 piores clubes, do 17° ao 20° colocados, são rebaixados para o Campeonato Brasileiro Série B do ano seguinte
Vale lembrar que dependendo dos campeões da Copa do brasil, da Sul-Americana e da Libertadores, o número de vagas para o principal torneio continental pode aumentar. Assim, gerando uma possibilidade de até times que brigam contra o rebaixamento conquistarem uma vaga para a Sula.
Veja abaixo como cada time chega para a disputa do torneio:
Bahia:
A conquista do Campeonato Baiano não foi mais que obrigação para o Bahia. Isso devido ao desempenho ruim na Copa do Nordeste, quando não se classificou nem para o mata-mata da competição, e pelo investimento feito pelo Grupo City, novo dono da equipe. Das várias contratações, algumas delas ainda não deram um retorno positivo, principalmente a do técnico Renato Paiva, que vem sendo muito questionado pela torcida. Para a volta à elite do futebol brasileiro, o Bahia confia no centroavante Everaldo, uma das principais aquisições do clube, e mesmo demorando para engrenar, já possui 9 gols no ano.
Botafogo:

O início de 2023 do Botafogo tem suas diferenças em relação ao ano anterior, dentro e fora de campo. Ao contrário do primeiro semestre de 2022, o Botafogo contratou poucos jogadores para o começo da temporada, e dessa vez, mesmo com um time mais padronizado, não conseguiu se classificar nem para a segunda fase do Campeonato Carioca. Mesmo com o momento ruim e um jogo coletivo abaixo do esperado, o Botafogo aposta suas fichas na grande fase do goleiro Lucas Perri para conduzir o time na busca de uma possível vaga na Libertadores de 2024.
Corinthians:

O Timão vai em busca do 8º título do Campeonato Brasileiro e pretende melhorar em relação ao início da temporada. Visto que, o Corinthians foi eliminado pelo Ituano, dentro de Itaquera, nas quartas de final do Paulistão, com isso, a torcida está insatisfeita com o desempenho atual. A expectativa do torcedor é sempre ver o clube nas melhores posições com o time que tem, e acredita que o tempo de treinamentos que Fernando Lázaro teve pode tirar bons frutos para os 38 jogos que estão por vir. O destaque vai para Roger Guedes, que vem sendo o nome do time em 2023, já tendo balançado a rede dos adversários 10 vezes em 14 partidas.
Coritiba:
Após o péssimo desempenho no estadual, quando caiu para o Cascavel nas quartas de final, o Coxa entra no campeonato com o objetivo de permanecer na elite do futebol brasileiro. Para isso, deposita as esperanças nos artilheiros Alef Manga e Rodrigo Pinho, que juntos, já possuem 11 gols na atual temporada.
Cruzeiro:
Mesmo com tantas expectativas devido ao acesso tranquilo conquistado em 2022, o início deste ano não foi legal para os cruzeirenses. As diversas contratações ainda não surtiram o efeito esperado, e isso impactou no desempenho irregular em todo o Campeonato Mineiro, e principalmente nas semifinais, quando acabou sendo eliminado pelo América-MG sendo superado nos dois jogos. E como se já não bastasse ficar fora da final, o treinador uruguaio Paulo Pezzolano deixou o clube às vésperas do início do brasileirão. Para o seu lugar, o português Pepa já foi contratado, o técnico estava no futebol árabe. A permanência na primeira divisão deve ser o objetivo inicial da equipe para o campeonato nacional.
Internacional:
Atual vice-campeão brasileiro, com um belo final de ano em 2022, o Colorado prometia um bom início de ano para 2023, porém não foi bem assim. Um dos principais objetivos para o ano era voltar a vencer o Gauchão, título que não vem desde 2016. O problema é que não contava com a eliminação precoce para o Caxias na semifinal, nas duas oportunidades para derrotar o Caxias foram dois empates, e a queda veio na disputa de pênaltis em pleno Beira-Rio. E para apagar o papelão nesse início de temporada, o time pretende brigar na parte de cima da tabela, igualando ou até superando a grande campanha do ano passado. A equipe conta com a qualidade do camisa 10, Alan Patrick, e com o faro de gol de Pedro Henrique, que se mantém como artilheiro do estadual até o momento, com 8 gols.
RB Bragantino:
As duas eliminações em menos de 4 meses de temporada, mostram que o início de trabalho do técnico português, Pedro Caixinha, não vem andando como o esperado. Para piorar, a queda no confronto com o surpreendente Água Santa na semi do Paulista e o vexame contra o Ypiranga logo na segunda fase da Copa do Brasil, ainda vieram acompanhados da perda de Artur, destaque do time, para o Palmeiras. O clube ainda não buscou um nome para a reposição do camisa 10, e nesse momento, a responsabilidade para levar o time até uma vaga para a próxima libertadores está com Alerrandro, que sozinho, já anotou 6 bolas na rede em 2023.
Santos:
Ano passado não foi fácil para o Santos, pois o clube terminou na parte de baixo da tabela, assim amargou a 12ª colocação. E em 2023 as dificuldades continuam, foi eliminado na fase de grupos do Paulistão pelo terceiro ano consecutivo. Os problemas claramente vão além das quatro linhas, e nesse modo, com poucos reforços impactantes, a responsabilidade cai para os jogadores mais jovens. E, mais uma vez, para tentar evitar passar pelo sofrimento contra o rebaixamento, o Peixe vai depender do talento dos garotos, principalmente Marcos Leonardo e Ângelo.
São Paulo:
Neste início de ano, o São Paulo teve momentos conturbados. A vergonha da eliminação para o Água Santa nas quartas de final do Campeonato Paulista e problemas dentro do elenco, quase custaram o trabalho do treinador Rogério Ceni. Além disso, o time ainda tem sofrido com inúmeros problemas de lesão desde o ano passado. O Tricolor entra no Brasileirão com o objetivo de voltar à Libertadores no ano que vem, mas para isso, talvez tenha que se reforçar um pouco mais.
Vasco:

Em seu ano de retorno à Série A após duas temporadas na segunda divisão, o Vasco está com um time quase totalmente diferente do que terminou 2022. Isso se deveu ao grande investimento da 777 Partners. Porém mesmo com novos jogadores e novo técnico, o Gigante da Colina amargurou uma eliminação na semifinal do Carioca para seu maior rival, o Flamengo. E protagonizou um vexame ao cair na segunda fase da Copa do Brasil para o ABC de Natal, dentro de São Januário.