Por Beatriz Lima
Foto: Divulgação/gauchazh.com.br
A imagem corporal é um assunto responsável por gerar diversas polêmicas, principalmente pela importante questão da autoestima. Nesse sentido, é comum cada vez mais uma grande parcela populacional desenvolver problemas como insegurança, baixa autoestima, e em casos mais extremos, transtornos alimentares. Apesar desse assunto ser bastante discutido nas redes sociais, não é recebida devida atenção a visão das pessoas que sofrem com o câncer.

Aliás, é factual que a autoestima de quem sofre com essa doença é afetada em diferentes pilares da vida, inclusive na saúde mental. Assim, quadros depressivos são comuns na rotina de quem possui qualquer tipo de câncer. Desse modo, é necessário que medidas para elevar o amor-próprio de quem está passando pelos estágios do tratamento sejam tomadas.
De acordo com a Oconguia, um portal on-line dedicado a pacientes com câncer, a vaidade é um fator imprescindível, especialmente nas mulheres. Com consequências como a perda de cabelo, existe a pressão social da perda da feminilidade nessas pessoas. Nessa perspectiva, ao encontrar meios para o autocuidado, ocorre uma elevação da autoestima em qualquer paciente.

Em 2016, a blogueira Ana Ávila foi diagnosticada com câncer de mama e durante o tratamento, conheceu Dani Israel, uma professora universitária que passava pelos mesmos problemas que ela. Dessa forma, um forte laço de amizade surgiu entre as duas nesse momento crítico, sendo esse o fator que motivou a criação do projeto Força Gurias, que se baseia em providenciar informações sobre o câncer para o público feminino.
Decerto, como Ávila já era blogueira e dava dicas de moda pelas mídias sociais, quando foi diagnosticada com câncer, passou a voltar o seu conteúdo para esse exemplo de superação e autoestima.

Uma das principais dicas dadas pela criadora de conteúdo é a utilização de um vestido preto justo para mulheres com mastectomia, pois as cores escuras são muito favorecedoras.
A blogueira também relata que além da sensação poderosa de colocar uma peruca, a careca também deve ser valorizada.

Ademais, a blogueira Flávia Flores também pode ser considerada como um outro exemplo de superação através da moda. Ao ser diagnosticada com câncer de mama em 2012, ela passou a dar dicas para seus seguidores de diferentes formas de amarrar o lenço no cabelo.

Nessa perspectiva, é por meio de dicas de modas inspiradoras que existe o poder de elevar a autoestima de um paciente com câncer. De fato, a saúde mental da pessoa é um grande elemento no momento do tratamento da doença, então apenas a simplicidade do autocuidado já é fomentadora e auxiliadora da melhora do humor do paciente.
Parabéns, matéria maravilhosa e muito bem escrita! Deveríamos ter mais matérias assim!
CurtirCurtir
Parabéns! Matéria maravilhosa.
CurtirCurtir