Rio2C: A criatividade em evidência! 

Por Kacieny Monteiro

Créditos: Divulgação Rio2c

A Rio2C, maratona de eventos sobre criatividade, comunicação e inovação, chegou ao Rio, retomando definitivamente a temporada de eventos e festivais pós pandemia. O maior evento de criatividade da América Latina teve seu início neste dia 11 de abril, fomentando ideias, criatividade e cultura na Cidade Das Artes, até o dia 16 de abril. A Rio2C traz em sua programação coletivas de imprensa, workshops, painéis,  masterclasses, rodadas de negócios, palestras e experiências imersivas  ao público estimado em 40 mil pessoas. 

Em cada edição, a Rio2C é norteada por um tema que guia todos os âmbitos e nuances do evento; em 2023, o tema central é o Soft Power: sua imagem projetada para o mundo.“A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo”, explica Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C. 

O evento se desdobra em quatro summits, modalidades nas quais o evento se divide. Essas modalidades são parcerias com empresas e cada uma delas fica responsável por seus summits, são elas: Play9 ficou com a modalidade creator economy, de cultura digital, a NWB/SBF com inovação no esporte, e as publicações Meio & Mensagem e Forbes ficaram com criptoativos e ativos verdes, que trouxe na terça, 11/04, painel com a participação do prefeito Eduardo Paes. O prefeito deu início ao painel que reuniu Rodrigo Maia, ex-presidente da câmara dos deputados e atual presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, o senador Carlos Portinho e Carlos Ratto, da Vórtx QR Tokenizadora, falando sobre o futuro da moeda digital nacional. 

A conferência: 

O soft Power será abordado em diferentes pontos de vistas e categorias das áreas de criatividade e inovação, ao longo dos seis dias de evento. As categorias são: audiovisual, música, games, ciência e saúde, novas tecnologias, futurismo e sustentabilidade, inovações na moda, arte, design e arquitetura, novas tendências no mundo das marcas na comunicação e mercado. 

Para compor o evento, alguns nomes importantes dentro de suas áreas vão destilar conhecimento sobre suas experiências atuando em suas pautas, são nomes como: o diretor de cinema Andrucha Waddington,  os roteiristas e cineastas responsáveis pela série Dark, o casal Baran Bo Odar e Jantje Friese, o diretor brasileiro Fernando Meirelles e o produtor Niv Fichman  na categoria do audiovisual. 

Já na música, temos o ex-presidente da Def Jam e atual head global de música do Google e Youtube, Lyor Cohen, Molly Neuman, CMO da Downtown Music, Alex Menck, head das Américas da BigSync, e Diederik van Middelkoop, CCO da Amp Amsterdam, vêm trazendo suas visões sobre a cumplicidade entre música e publicidade, no painel: No Ritmo do Branding: o Poder da Música na Publicidade. Nomes como os cantores Ludmilla e Dilsinho, conhecidos no Brasil por seus grandes hits musicais, compartilham as experiências de suas carreiras e seus diferenciais que os fizeram crescer na carreira.Outros nomes como Kondzilla também estão presentes no evento falando sobre distribuição de mídias musicais. 

No mundo dos games, as falas serão sobre protagonismo feminino, mercado, diversidade, inclusão, modelos de negócio, metaverso, eSports, audiovisual, moda e muito mais O palco é em parceria do Player1 Gaming Group, spin-off da unidade de games e eSports da Globo, hoje uma startup independente, investida pela Globo Ventures, braço de investimento do grupo. Os nomes dos oradores são: Bruno ‘Playhard’ Bittencourt, fundador e CEO da Loud, Jaime Pádua, fundador e CEO da Fúria, Nicolle Merhy, sócia e CEO da Black Dragons, mais conhecida como CherrygummsSamira Close e Maah Lopez falam sobre diversidade e abertura de  portas para o público LGBTQIA+. 

Em ciência e saúde é possível observar e absorver experiências únicas, como a que o neurocientista João Sato vai reproduzir no evento, com a ajuda do músico Rafael “Mike” Soares. Enquanto Mike toca um instrumento, usando uma touca que simula exames de ressonância magnética, as imagens do exame, com as áreas do cérebro ativadas durante a execução da música, estarão em reprodução em um telão em tempo real. Uma experiência imersiva e única. Natalia Mota e Paula Tempelaars debatem sobre a manipulação dos sonhos e se é possível conseguir esse feito. Alessandro Silveira, autor do livro O Lado Bom das Bactérias, e Karina Hatano, médica do esporte e nutricionista, falam sobre a conexão entre o aparelho digestivo e o cérebro, união que mantém o bom funcionamento do corpo. 

“O YouTube está se posicionando no ambiente digital como a TV aberta sempre se posicionou: é hoje onde você encontra conteúdo gratuito, com potencial para atingir todas as camadas da população”

Felipe Neto

Os painéis e destaques de todas as modalidades estão descritos e catalogados no site oficial do Rio2c, inclusive os destaques do dia 11/04, Felipe Neto e Angélique Kidjo, nomes que marcaram a abertura da Rio2C. Felipe Neto comparou o que a TV foi para as gerações passadas com o Youtube sendo a nova janela de possibilidades para as gerações atuais. 

“O YouTube está se posicionando no ambiente digital como a TV aberta sempre se posicionou: é hoje onde você encontra conteúdo gratuito, com potencial para atingir todas as camadas da população”, diz o dono do canal no YouTube que atingiu 45 milhões de seguidores nesta terça-feira (11/04) , “Hoje, os jovens não têm mais o hábito de ligar a TV na Globo. Eles conectam algum aparelho no YouTube. Essa janela de oportunidade que eles estão explorando está causando uma mudança profunda.”Angélique Kidjo, cantora multipremiada, foi quem encerrou o primeiro dia do evento.  

A cantora participou do painel Vozes da Transformação e compartilhou sobre a ferramenta de transformação social e potência cultural afro-brasileira que a música pode ser e foi em sua história.“Cresci numa família em que meu pai foi o primeiro homem feminista que eu conheci. A filosofia dele era de que o ser humano não é uma cor e que a educação era importante para criarmos um mundo de paz. A educação, para mim, é central para deixarmos de sermos estúpidos”, compartilhou  Angélique. 

A Rio2C está a todo vapor e exalando criatividade, fique por dentro para receber atualizações sobre os seis dias do evento, que acontece até o dia 16 de abril, na Cidade das Artes. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s