Foto capa: Julliana Nascimento/CRF
Por Fernanda Aded
Em jogo válido pela 1ª rodada do Campeonato Carioca de Vôlei, Sesc Flamengo e Tijuca se enfrentaram nesta terça-feira (6), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Atual campeão carioca, o Rubro-Negro venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 16, 25 a 7 e 25 a 18. Titular pela primeira vez, Jaque Schmitz teve atuação de destaque e mostrou eficiência tanto no ataque quanto na defesa.
Com domínio durante boa parte da partida, o Sesc Flamengo confirmou o favoritismo e iniciou a competição com três pontos.
1º set

Vivian foi responsável pelo primeiro saque da partida, e o Sesc Flamengo também marcou o primeiro ponto. A equipe abriu quatro pontos de vantagem antes do Tijuca conseguir pontuar pela primeira vez. O técnico Marcos Munaretto pediu tempo quando o placar apontava 8 a 1 para o Rubro-Negro. Na volta, o Sesc Flamengo ampliou a vantagem para 10 a 3, após ataque de Ariele. Com o apoio da torcida, o Tijuca reagiu e conseguiu diminuir a diferença para três pontos, chegando ao 13 a 10. O Sesc Flamengo, porém, voltou a pontuar com a entrada de Jaque Schmitz nas ações ofensivas. Mais organizado em quadra, o Rubro-Negro retomou o controle da parcial e fechou o primeiro set em 25 a 16.
2º set

O Sesc Flamengo começou a segunda parcial novamente em vantagem, após uma falha no ataque do Tijuca. A equipe abriu 5 a 1 com um ponto de bloqueio de Ariele. Na tentativa de reorganizar o time, Marcos Munaretto pediu tempo quando o placar chegou a 8 a 1. Mesmo após a pausa, o Tijuca continuou encontrando dificuldades para fazer frente ao atual campeão carioca. Vivian ajudou o Rubro-Negro a ampliar a vantagem para dez pontos, com o placar em 13 a 3. Dominante durante toda a parcial, o Sesc Flamengo venceu por 25 a 7 e abriu 2 sets a 0.
3º set

Vivian abriu a terceira parcial com um ace. Diferentemente dos dois primeiros sets, o Tijuca conseguiu equilibrar as ações no início e neutralizou algumas jogadas do adversário, aproveitando também erros de saque do Sesc Flamengo. A equipe tijucana chegou a ficar à frente pela primeira vez na partida, em 8 a 7. A vantagem, no entanto, durou pouco: o Rubro-Negro retomou o controle do jogo. A partida precisou ser paralisada por alguns minutos quando o placar estava em 17 a 11 para o Sesc Flamengo, devido a uma confusão relacionada ao rodízio. Após a situação ser resolvida, o Rubro-Negro manteve o domínio até o fim e fechou o terceiro set em 25 a 18. Apesar dos erros cometidos ao longo da parcial, a equipe comandada por Bernardinho confirmou a vitória por 3 sets a 0.
Como fica?

Com os três pontos conquistados na estreia, o Sesc Flamengo assume a liderança do triangular do Campeonato Carioca. O Tijuca permanece zerado, assim como o Fluminense, que ainda não estreou na competição.
Na próxima quinta-feira (8/10) o Tijuca enfrenta o Fluminense no Hebraica, às 19h30, enquanto o Rubro-Negro enfrentará o Tricolor no sábado (10/10), às 19h, no Tijuca Tênis Clube.
