Universitários não desistem de seus objetivos mesmo com poucas oportunidades

Por Andressa Ruivo

O estágio é um dos momentos mais importantes na vida de um universitário, pois é a oportunidade de entrar para o mercado de trabalho, adquirir experiência na sua área de atuação e colocar em prática todo conteúdo da faculdade. Mas o que antes já era difícil, com o cenário atual se torna ainda mais complicado conseguir uma oportunidade, pois muitas empresas fecharam as portas e demitiram funcionários por não conseguirem arcar com as despesas deste período de isolamento.

A pandemia do coronavírus pegou muita gente de surpresa neste ano e dificultou bastante a vida dos trabalhadores. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a taxa de desemprego no Brasil aumentou cerca de 26% entre maio e junho. Segundo um levantamento feito pelo Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) para o Estadão, as oportunidades de estágio no site caíram 84% em abril em relação ao mesmo mês em 2019.

Mesmo com as dificuldades da pandemia, os universitários não desistem de seus objetivos. A aluna de Jornalismo da FACHA, Clara Molter deu algumas dicas de como se preparar para este momento e como lidar com os “nãos” no caminho. A estudante conseguiu uma vaga de estágio no setor de Comunicação Institucional e Marketing da Dataprev após muitas respostas negativas aos currículos enviados e processos seletivos em outras empresas.

A Dataprev é uma empresa pública ligada ao Ministério da Economia, responsável por gerir a Base de Dados Sociais Brasileira. Mas o que faz um profissional de Comunicação dentro de uma empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social? Um estudante de jornalismo espera trabalhar dentro de uma redação de jornal ou televisão, mas se arriscar em novos desafios é importante para suas experiências. A estagiária conta como é sua rotina e os aprendizados que obteve estagiando dentro de um ambiente corporativo.

Clara Molter, estudante de jornalismo da FACHA, nos conta um pouco sobre seu estágio na DATAPREV

E como tá sendo para você conseguir aquele estágio? Já conseguiu, está tentando? Conta aqui nos comentários para gente!

FICHA TÉCNICA

Reportagem: Andressa Ruivo

Edição: Andressa Ruivo e Karoline Felisberto

Editores Júnior: Bárbara Scarpa e Lira Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s