Rafael Nadal vence 13º Roland Garros, chega a 20 Grand Slam e 100 vitórias em Paris

Rei do saibro vence Djokovic por 3 sets a 0 e iguala recorde de Federer. Bruno Soares fica com o vice nas duplas 

Por Rafael Cruz e Leo Bronstein

O espanhol Rafael Nadal conquistou o seu 13° título de Roland Garros ao vencer o líder do ranking Novak Djokovic por 3 sets a 0, parciais de 6/0, 6/2 e 7/5, em 2h41, no último domingo (11), em Paris. Nadal chegou ao 20º Grand Slam (quatro principais torneios de tênis) da carreira, igualou o recorde de Roger Federer e se tornou o tenista com mais vitórias no saibro de Paris, 100. Nunca ninguém venceu tantas vezes em um só lugar. 

A vitória do espanhol foi a segunda derrota de Djokovic em 2020, que tinha sido desclassificado do US Open ao acertar uma bolada em uma juíza de linha. Os dois tinham se enfrentado no Roland Garros de 2015, quando o sérvio eliminou Nadal nas quartas de final da competição. 

Rafael Nadal emplaca uma sequência impressionante de 26 vitórias seguidas em Roland Garros, que garantiram os títulos de 2017, 2018, 2019 e 2020, além dos dois triunfos em 2016. Ele não soma pontos no ranking porque defendia o título, está na segunda posição atrás de Djokovic. Federer é o quarto. 

O Roland Garros foi diferente neste ano, porque foi disputado no outono, com o clima mais frio, quadra pesada e bolas consideradas mais lentas. Ainda assim Nadal ganhou os seis jogos e não perdeu nenhum set.  

Após o jogo Djokovic afirmou que Nadal é o Rei do Saibro e disse que foi testemunha disso. Já o espanhol, ainda na quadra falou sobre o recorde: “Não me sinto igualando o recorde de Federer, e sim vencendo mais uma vez em Roland Garros, um lugar muito especial pra mim”, contou. 

Roger Federer postou uma foto em uma rede social ao lado de Nadal e parabenizou o companheiro de profissão: “Sempre tive o maior respeito pelo meu amigo Rafa como pessoa e como campeão. Como meu maior rival ao longo de muitos anos, acredito que nos esforçamos para nos tornarmos jogadores melhores. Portanto, é uma verdadeira honra para mim parabenizá-lo por sua 20ª vitória no Grand Slam”, iniciou Federer.  

“É especialmente surpreendente que ele já tenha vencido Roland Garros incríveis 13 vezes, o que é uma das maiores conquistas no esporte. Também parabenizo sua equipe, porque ninguém consegue fazer isso sozinho. Espero que o 20° [título de Grand Slam] seja apenas mais um passo na jornada contínua para nós dois. Muito bem, Rafa. Você merece isso”- concluiu o suíço. 

Quem também foi bem no saibro de Paris foi o brasileiro Bruno Soares, ele fez a final das duplas, neste sábado (10), ao lado do croata Mate Pavic, perdeu para os alemães Kevin Krawietz e Andreas Mies por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5) e ficou com o vice campeonato. Bruno buscava o segundo Grand Slam seguido ao lado do croata, eles foram campões do US Open em setembro. 

Dupla Bruno Soares e Mate Pavic conquita o vice campeonato após derrota no revezamento. Foto: Anne- Christine Poujoulat/ AFP 

Essa foi a segunda derrota de Soares em cinco finais de Grand Slam nas duplas, ele já tinha perdido no US Open de 2013. O brasileiro falou da campanha e analisou a derrota: “Avaliando com um todo foi uma tremenda semana. Fomos dominados pelo Krawietz e o Mies. Não conseguimos impor nosso jogo, ficamos o tempo inteiro incomodados. O estilo deles é muito difícil, incomoda. Eles são muito eficientes no saque e colocam muita pressão na gente” – disse Bruno. 

Com este resultado, Soares sobe para o 6º lugar no ranking de duplas da ATP, atrás uma posição de seu parceiro. Mies e Krawietz são 18º e 19º na classificação. 

Nas duplas femininas, a francesa Kristina Mladenovic e a húngara Timea Babos venceram a americana Desirae Krawczyk e a chilena Alexa Guarachi. No simples, a polonesa Iga Swiatek venceu a americana Sofia Kenin. 

Polonesa Iga Swiatek vence o Roland Garros feminino. Foto: Martin Bureau/ AFP 

Um comentário sobre “Rafael Nadal vence 13º Roland Garros, chega a 20 Grand Slam e 100 vitórias em Paris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s