Os desafios e bastidores do Em Todo Lugar

Transmissão do FACHA Festival reúne editores do portal de jornalismo da FACHA

Equipe do portal de jornalismo Em Todo Lugar. (Foto: Reprodução)

Por Lucas Furtado Isaias

O Em Todo Lugar é um projeto que está no ar há um mês com o propósito de trazer conteúdo original produzido pelos alunos da FACHA e os bastidores do site viraram tema da quinta transmissão do FACHA Festival 2020. Ivana Gouveia, editora-chefe do portal e os editores júnior Fernanda Dias (Gastronomia/Esportes), Raphael Brandão (Esportes), Letícia Ponso (FACHartistas/Dicas Culturais), Álefe Panaro (Moda), Bárbara Scarpa (Dicas Culturais/Vida de Estagiário), Luciana Alves (Acontece e Formados na FACHA) e Lira Machado (Design) conversaram sobre o portal e sobre os desafios de ser editor de um site, majoritariamente construído durante a pandemia. Raphael Brandão que é editor de Esportes não pôde participar da transmissão.

Os editores falaram dos aprendizados, das dificuldades, das alegrias e dos momentos mais marcantes até aqui e os colaboradores também relataram seus sentimentos no chat da transmissão no Youtube. A união em grupo, a felicidade de ver o site do ar, a união de todos os colaboradores, mesmo com todas as operações sendo realizadas de maneira remota, e a autoconfiança adquirida com o tempo foram alguns dos depoimentos relatados por toda a equipe do portal.  

Álefe, que também é estagiário na Rádio Rio de Janeiro AM, falou sobre o legado que o portal traz, inclusive para os formados: “Onde eu estou estagiando tem um formado na FACHA e ele entrou no portal e ele começou a ver ‘nossa, olha como a FACHA tá!’, ‘olha como os professores estão!’, ele se formou na década de 90 e viu alguns professores que continuam na FACHA, ver que esse portal está dando um suporte na FACHA a ponto de os ex-alunos estarem conhecendo a nova FACHA. É pra deixar um legado muito forte para divulgar essa nova leva que tem muito futuro pela frente.”, comentou.

Álefe Panaro é editor de moda e responsável pelas seções #TBT e Look da Quarentena (Foto: Reprodução)

Os editores e alunos falaram também de seus trabalhos mais marcantes até aqui. Fernanda afirmou que em gastronomia, a sua matéria favorita foi a de uma receita de bolo de cenoura e em esportes, a mais marcante foi sobre a nomeação de Aline Pellegrino e Eduarda Luzielle como coordenadoras, respectivamente, das competições femininas da CBF e da Seleção Feminina de Futebol: “É um marco muito importante para a luta da causa, de igualdade dentro do futebol e por estar sempre no meio, desde os 4 anos de idade, e poder ver isso aos 28 e sem precisar estar muito mais velha para ver uma conquista como essa, eu acho que tem um carinho especial por isso. E até por ter também construído essa matéria com uma pessoa que o futebol me deu, que foi a Brendinha (Balbi). Eu acho que é muito importante por tudo que eu já passei dentro do futebol, tanto as coisas boas, quanto as ruins.”, afirmou emocionada a editora.

Lira afirma que a vinheta dos Estagiários na FACHA é o seu xodó na produção e recomendou uma matéria sobre fotografia na pandemia com Carolina Paiva. Bárbara afirmou que as matérias sobre questões raciais e orgulho LGBTQI+ no Dicas Culturais são suas favoritas e o Vida de Estagiário, ela afirma que o episódio com Denise Lillenbaum. Luciana afirmou que de matéria o Memorial da FACHA Méier foi sua matéria favorita e o do podcast Formados na FACHA, ela afirmou que todos os episódios são seus favoritos.

Lira Machado, responsável pelo design e pela criação de artes e vinhetas no portal (Foto: Reprodução)

O portal Em Todo Lugar ontem (03), com a cobertura do FACHA Festival, bateu seu recorde de acessos com mais de 200 acessos e a live, além de todos os relatos sobre o desafio de produzir um portal de maneira 100% remota, também foi uma celebração do sucesso do portal dentro da comunidade acadêmica.

Confira, na íntegra, a live:

Um comentário sobre “Os desafios e bastidores do Em Todo Lugar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s