Por Mariana Garcia
A última palestra de quarta-feira (04) teve como tema “Carreira e Reinvenção Profissional”, e contou com a presença do Rafael Melo, professor universitário há 9 anos, e graduado em Relações Públicas pela Facha, e hoje é coordenador do curso na instituição; e do palestrante Pedro Prochno co-fundador no site ‘Todo Mundo Precisa de umx RP’. Pedro já tem 14 anos de experiência na área, ele começou como estagiário atendendo a Discovery Networks, Nestlé e Gerdau; passou pela área de relações com a imprensa do Banco Real. Em 2013, fundou a Hygge Comunicações (startup voltada para soluções de comunicação de pequenas e medias empresas). E em 2014, foi para a Uber como Assessor Sênior e depois Gerente de Comunicação, mesma função que exerce no Facebook, onde está até hoje.
Pedro começou a live falando o quanto a comunicação é fundamental, e o quanto as pessoas tiveram que adaptá-la tanto para dentro quanto para fora de casa. As mudanças também ocorreram na contratação do serviço e sua reinvenção durante a pandemia. Nessa área a mudança sempre esteve presente, e é importante estar sempre aprendendo e se atualizando assim como as redes fazem: elas vão se alterando e adaptando, do Orkut antigamente ao WhatsApp hoje em dia. Conectando isso com carreira, Pedro diz que a lógica é a mesma, como profissional de comunicação é preciso estar sempre atualizado com tudo o que está acontecendo o tempo todo.

Para o palestrante, a Uber foi uma das empresas que trouxeram maior aprendizado e maior desafio em termos de comunicação e Relações Públicas, ainda quando a empresa estava começando no Brasil. E a sua jornada dentro dessas grandes companhias fizeram ele ter muita responsabilidade para a pouca idade, e lhe fizeram perceber qual o espaço ele gostaria de estar profissionalmente.
Pedro destaca que é importante as pessoas saberem qual é a carreira que você quer construir, e que ter sucesso não é sinônimo de ser diretor ou presidente de uma empresa, esses cargos não são fáceis de alcançar, e não acontece de um dia para o outro. Para falar de construção de carreira é preciso pensar no que você realmente quer, pensar nos sonhos e vontades e juntar o futuro com o presente, pois pensando a frente podemos ver que passos precisamos dar para chegar lá.
Sobre o Mercado, Pedro diz que “é necessário falar de Reserva de Mercado, que é a carteirinha de RP, e só RP pode fazer”, e ele complementa explicando que é importante não se apegar a isso, que para garantir emprego é preciso dedicação, atualização e saber fazer bem o seu trabalho. Sobre onde atuar o profissional de RP, lembre-se que é importante e fundamental para as empresas comunicarem, se integrarem com seus públicos, gerarem resultados dentre suas outras amplas funções que um trabalho de Relações Públicas pode fazer.

Rafael, coordenador do curso na Facha, complementa dizendo que não existe uma receita para ter carreira de sucesso, e diz que tem momento de o profissional estar no operacional, no tático e depois o estratégico que é algo falado na faculdade. E conclui fazendo a pergunta “o que você diria para a juventude ansiosa que entra no emprego, e se não subir de cargo já desiste? Alinhando as questões pessoais com o que a empresa propõe, que é importante para a saúde mental”, a resposta do convidado foi de que as pessoas precisam de calma, o presidente não chegou lá do nada e não vai ser diferente com os jovens de hoje; quanto mais alguém sobe mais demorado é para chegar em cima. Foi perguntado também para Pedro sobre empreender, e o mesmo respondeu que não é só as mil maravilhas que pensam “empreender significa que você vai ter um salário negativo no início, até que consiga ir para a frente”.
Rafael destaca que o perfil de um profissional, de acordo com a fala do palestrante, é multidisciplinar e Pedro completa dizendo que o profissional não é, ele se torna multidisciplinar caminhando para chegar no estratégico, pois ninguém começa direto nessa função. E é a mentalidade do ser estratégico que diferencia e não a reserva de mercado. Não se pode apegar em uma ideia e manter sempre ela, tem sempre se atualizar e manter atualizado, pois a comunicação muda o tempo todo. O mercado é dinâmico e evolui o tempo inteiro, por isso é importante o profissional sempre se reinventar.
Por fim, Rafael pergunta as últimas reflexões que o convidado tem: como interagir da melhor forma, novas rotinas de trabalho e oportunidades que surgiram e tiveram que ser reinventadas. Prochno responde que não tem certo e errado, é importante ser curioso e fazer perguntas; como comunicador não pode querer ser o dono da razão e não ouvir o outro. A palestra contou com a presença de mais de 130 ouvintes, incluindo professores, e a grande parte do tempo os mesmos teceram elogios para os dois palestrantes e para suas falas.
Confira, na íntegra, a live: