As oportunidades e os desafios do empreendedorismo

“Empreendedorismo é pular do topo da montanha e montar o avião no meio do caminho. Ou você se vira, ou ele quebra no final”, Ênio Pinto 

Ênio falando sobre o começo de sua trajetória – Foto: Reprodução/YouTube FACHA

Por Thalis Nicotte

A Facha sempre teve uma alma empreendedora e não poderia ser diferente no Facha Festival. Por isso, Ênio Pinto foi convidado para falar sobre “Inovação e Empreendedorismo de Empresas Brasileiras nos EUA”, onde trabalha há mais de 15 anos e também é professor e coordenador dos Programas de Inovação e Empreendedorismo da Uninter USA, além de sócio fundador do International Entrepreneurship Center (IEC). A palestra seria mediada por Renata Nogueira, coordenadora de Publicidade e Propaganda, mas quem fez a mediação foi Victor Azevedo, formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, Mestre em Administração e Pós-Graduado em Gestão de Design.

A Facha sempre teve uma alma empreendedora e não poderia ser diferente no Facha Festival. Por isso, Ênio Pinto foi convidado para falar sobre “Inovação e Empreendedorismo de Empresas Brasileiras nos EUA”, onde trabalha há mais de 15 anos e também é professor e coordenador dos Programas de Inovação e Empreendedorismo da Uninter USA, além de sócio fundador do International Entrepreneurship Center (IEC). A palestra foi mediada por Victor Azevedo, formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, Mestre em Administração e Pós-Graduado em Gestão de Design. 

Ênio participou da live diretamente de Boston e começou trazendo os pontos positivos e negativos de ser um empreendedor. Escolher com quem e com o que trabalhar, a que horas você vai sair de casa, ter tempo para fazer o que você gosta são pontos destacados como positivo. Gerar empregos e criar coisas novas são fatores motivadores para ele. No entanto, afirma que trabalha muito mais do que trabalharia como empregado e deixa claro que as responsabilidades são muito grandes, além de não existir esse negócio de não ter chefe: “O teu cliente é muito mais chato que o seu chefe”. “O empreendedor dorme igual a um bebê, mas a cada 2 horas ele acorda chorando”, acrescentou. 

Os desafios de empreender 

Quando se trata do mercado brasileiro, o convidado aponta que existem muitas barreiras que impedem a entrada de estrangeiros aqui, enquanto nos Estados Unidos ocorre o contrário. Muita inovação, muito capital e mão-de-obra qualificada faz com que todo mundo queira criar seu negócio ali. Dentre as dificuldades apresentadas, Ênio apresenta números alarmantes. Cerca de 95% das startups não sobrevivem e as que alcançam sucesso no mercado, demoram cerca de 7 anos para conseguir. 

Falando sobre plano de negócios, Victor afirma que é necessário olhar mais para o presente e menos para o futuro. Steve Blank é citado como exemplo nesse contexto, por dizer que “nenhum plano de negócio sobrevive ao primeiro encontro com o cliente”. 

Victor falando sobre a elaboração do plano de negócios – Foto: Reprodução/YouTube FACHA

A importância da faculdade 

O palestrante destaca a importância da faculdade no desenvolvimento de um empreendedor. A criação do plano de negócios, a tomada de decisões e, principalmente, o networking são fundamentais para o sucesso em business. Destaca-se também a importância de se atentar as necessidades do cliente e criar um valor sobre o seu produto. Podemos aqui acrescentar que o curso de Administração da Facha é totalmente voltado ao empreendedorismo. 

As oportunidades trazidas pela pandemia 

Mais da metade desta live foi usada para falar sobre o impacto da pandemia no mercado e ambos destacam a importância do home office nas empresas e o quanto ganhamos em tempo e qualidade de vida com isso. Ênio também enxerga um mundo repleto de novas oportunidades. Ele chega a afirmar que “este é o melhor momento para empreender nos últimos cinquenta anos”. 

Nesse contexto, Victor afirma: “o marketing não é uma batalha de produto, mas sim uma batalha de percepção”. Dando ainda mais destaque ao conselho que Ênio deixa aos futuros empreendedores: escolha de cliente é muito melhor que escolha do produto, sempre pense “o que posso vender?” e “para quem vender?” 

No final da conversa, Ênio deixou duas mensagens importantes. A primeira dizendo para começarmos o networking em casa, conversando com a família e com o ciclo de pessoas que permeiam a nossa casa. A segunda, respondendo a uma pergunta de Andressa Coelho sobre alguém roubar a ideia de seu negócio, ele diz: “Ideia todo mundo tem. Implementar é que dá o valor”. 

Esta aula de business rendeu 306 visualizações, com pico de 116 usuários conectados ao mesmo tempo. Continue ligado porque o Facha Festival termina amanhã e ainda tem muita coisa boa pela frente.  

Confira, na íntegra, a live: 

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