Desafio Facha agrega aprendizado profissional aos alunos ao ter oportunidade de atender a clientes reais

Por Luciana Alves e Leo Bronstein

O Facha Festival realizou a terceira live desta quinta-feira (05/11) com o tema “Projeto Desafio Facha e o Mercado de Trabalho”. Sob a mediação de Rafael Mello, coordenador do curso de Relações Públicas da Facha, e Claudio Cotrim, professor de Relações Públicas da Facha, a live teve como proposta apresentar os depoimentos dos participantes do projeto para compartilhar as experiências deles na realização deste trabalho.  

Uma imagem contendo foto, posando, homem, câmera

Descrição gerada automaticamente
Coordenadores do Desafio Facha, Rafael Mello e Claudio Cotrim, e alguns alunos participantes do projeto – Foto: Reprodução/YouTube FACHA

Com a participação de 40 estudantes, o Desafio Facha foi realizado em três semanas com suporte de coordenadores, mentores, parceiro de design, agência de marketing e uma plataforma on-line específica para o projeto.  Os clientes do projeto foram Cris dos Prazeres, responsável pela empresa Vai na Web, ReciclAção, e o Grupo PROA (Prevenção Realizada com Organização e Amor) e Kananda Soares, fundadora e diretora do Favela Hype. O projeto trouxe a oportunidade de vivenciar simulação de mercado, networking, desenvolver trabalhos de responsabilidade social e atendimento a demandas de clientes reais. 

Para os coordenadores a motivação deste trabalho foi justamente dar a possibilidade ao estudante de colocar em prática o aprendizado em aula e ajudar o outro com projetos sociais. “Dois grandes cases foram enviados aos estudantes para resolver”, disse Rafael Mello.

Uma imagem contendo homem, em pé, segurando, comida

Descrição gerada automaticamente
Claudio Cotrim, à esquerda, e Rafael Melo, à direita, são os coordenadores do Desafio Facha – Foto: Reprodução/YouTube FACHA

Gratificados pela experiência, os alunos relataram o quanto ganharam com este trabalho. Trocar ideias entre uma equipe plural, receber feedbacks dos professores, cumprir metas e prazos trouxeram grandes aprendizados. 

Ana Luisa comentou como a experiência é diferente da teoria em aula. “Lidar com prazos, clientes reais, não vem mastigado”, relata a estudante. Dar o seu melhor na condição de estudante, em uma fase de pandemia, lidar com um grupo de colegas de cursos diferentes, níveis de experiência variadas e sair da bolha foram aprendizados importantes.  

Leonardo Vaz, participante do grupo vitorioso DF5, falou que sentiu um grande prazer no atendimento para Cris dos Prazeres, visto que tem apreço por trabalhos com ativismo social. Ressaltou também que o Desafio Facha foi vivenciar o  mercado ao ter que cumprir prazos, metas e desenvolver uma boa comunicação com os colegas de trabalho e com o cliente. Captar e entender o que o cliente quer, realizar pesquisas sobre comunicação comunitária, estudo demográfico de favelas, estudar quem é o cliente e o que ele vive foram fatores importantes para a preparação da equipe e desenvolver uma solução para o problema do cliente. 

Tela de celular com foto de homem

Descrição gerada automaticamente
Leonardo Vaz é um dos integrantes do grupo vitorioso no Desafio Facha – Foto: Reprodução/YouTube FACHA

Laryssa Sousa, estudante do Ensino Médio e pernambucana, comentou como o projeto a ajudou a conhecer melhor sobre a carreira de Relações Públicas e, inclusive, decidir seguir nesta área. Muito insegura no início, a aluna comenta o quanto ter sido bem recebida pelos colegas da equipe a ajudou a participar do projeto.  

Para Nicole, a troca entre os colegas de equipe e lidar com pessoas com pensamentos diferentes a permitiu entender que as diferenças servem para complementar. O feedback dos professores também foram fatores muito construtivos para o aprendizado profissional, mesmo quando eram negativos. Já Leonardo Vaz e Maria Clara comentaram que o projeto foi um teste para avaliar as próprias capacidades e desenvolver pró atividade e buscar informação. “É você correndo atrás do seu”, disse Maria Clara.     

O coordenador Rafael Mello encerrou a palestra ao manifestar-se orgulhoso dos alunos que evoluíram muito bem ao longo do trabalho. Desenvolveram mais suas habilidades, articulação e atitude com o cliente. Com 366 visualizações, o Desafio Facha trouxe mais conhecimento para o público sobre os benefícios que integrantes ganharam ao participar do projeto.  

“A experiência só acrescenta aprendizado, mesmo quem já fez estágio ou não. Quanto mais experiência tiver, melhor para formação”, depoimento de Maria Clara.  

O Facha Festival segue sua programação com mais palestras ainda hoje! Aproveite! 

Confira, na íntegra, a live:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s