A Empatia e o Propósito como principais pontos para liderança e integração de uma equipe

Por Letícia Ponso

O último dia de palestras do Facha Festival (06/11) iniciou com a Gerente de Marketing da Coca-Cola, Beatrice Jordão, com a live “Liderando Projetos em Tempos de Crise”. Com formação em Relações Públicas e MBA em Marketing, ela já atuou em diversas empresas como Sony Music, PUIG e D+3 e desde 2016, integra o time da Coca-Cola juntando mais de 10 anos de experiência em Marketing. Quem mediou a conversa foi a Coordenadora de Publicidade da FACHA, Renata Nogueira, que é especialista em Marketing e Administração de Negócios.

A palestra fala sobre as principais características que um líder precisa ter para direcionar da melhor maneira uma empresa, um grupo e alavancar projetos. Líderes não apenas os gestores de grandes equipes, mas também aqueles que estão à frente de algumas áreas tanto na vida pessoal quanto profissional. Beatrice ressalta alguns pontos que ela espera que um líder desenvolva: empatia, transparência, responsabilidade, priorização, agilidade, disponibilidade e propósito.

Legenda: Renata Nogueira relembrando que foi professora de Beatrice Jordão. Foto: Reprodução do Youtube

Ela reforça que essas ações são ainda mais importantes neste momento de pandemia, mas elas precisam ser praticadas sempre, com crise ou não. Um dos principais pontos para Beatrice é a empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. Um líder precisa compreender as necessidades dos funcionários, ainda mais neste momento de isolamento em que o home office ocupa espaço com tarefas caseiras. Dessa forma, oferecer suporte como ouvir o outro e também rever prazos e horários de entregas é importante para integração do time e bem-estar de todos. O segundo ponto que ela abordou foi a transparência em abrir o jogo sobre o que está acontecendo. “Eu fiquei meses trabalhando em projetos que no fim das contas foram cancelados. E acontece. A gente passa por momentos muito difíceis. E eu tive que aprender a ser muito resiliente e me desapegar muito disso. Mas eu sempre tive comigo pessoas que sempre foram abertas sobre o que estava acontecendo”. Nesse tópico, ela também conta sobre ter cuidado com as Fake News e estar sempre muito bem informado para passar isso à equipe.

Durante a live, Jordão complementa sobre ter responsabilidade. Para cobrar do outro, a pessoa tem que dar o exemplo. Essa é a maneira de influenciar a equipe e fazer com que todos confiem e joguem juntos. Outra grande lição da convidada foi sobre priorizar as tarefas, pois quem foca em tudo acaba não focando em nada. Ela expõe que essa foi uma das grandes dificuldades dela, mas que aprendeu a cancelar tarefas e a reduzir a complexidade das coisas e disse: “As tarefas menos importantes, não precisam ser perfeitas”. Além disso, falou sobre ter uma equipe diversa, com inclusão e visões de mundo diferentes, o que é muito importante para tomar decisões mais acertadas e alertou para sempre ouvir mais e dar feedbacks ao outro.

Propósito e as ações da Coca-Cola na pandemia:

Legenda: Projeto ‘Estamos Juntos’ para ajudar os pequenos comércios. Foto: Reprodução Youtube

O propósito é um dos pontos que Beatrice considera importante para evolução da sociedade. Empresas precisam cada vez mais ter certeza dos valores e propósitos para agir com eles. A Coca-Cola pela primeira vez ficou 7 meses parada sem fazer comunicação, lançamentos ou marketing e a convidada teve a oportunidade de trabalhar com as ações sociais da empresa em uma equipe multifuncional. Um dos propósitos da empresa de refrigerante é ‘Refrescar o mundo e fazer a diferença’, tendo como pilares: auxiliar na saúde doando máscaras e água para os hospitais, ajudar comunidades doando dinheiro, incentivar medidas de proteções modificando o rótulo da embalagem da Coca-Cola de 2 litros e muitas outras.

Outra ação é o ‘Projeto Nós’ que juntou as concorrentes do setor como a Coca- Cola, Ambev e Pepsi e outras para ajudar na recuperação dos pequenos varejos. Lembrando que as diversidades precisam ser esquecidas em um momento de pandemia e ter a união da comunidade. E Renata, mediadora e coordenadora da Facha, complementa “Essa união a gente percebe em vários setores, até porque a gente está no momento de pandemia. (…) a gente tem de entender que isso tudo tem um impacto. Então, é legal perceber como o varejo está se reestruturando até porque a gente vai entrar em uma fase de ressignificar o varejo fazendo um mix de online e físico”.

A convidada ainda falou sobre o que aprendeu na pandemia e deu dicas para quem está procurando emprego neste momento. Com 179 visualizações, a live teve muita conversa e interação com o público.

Confira, na íntegra, a live :

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s