A Facha uniu os alunos em uma palestra de encerramento com um tema que abrangeu todos os cursos da instituição
Por Rafael Cruz
A palestra “Carreira Profissional: O novo Mindset” foi a última do Facha Festival 2020, nela a instituição tentou abranger todos os seus cursos em um tema que fosse de interesse geral, nesta sexta-feira (6). A live teve mediação da Diretora de Operações da Facha, Karla Redig, e apresentação da consultora e mentora de projetos de Liderança Viviane Narducci, que fechou a semana com chave de ouro, segundo a própria diretora.

A conversa foi, mais uma vez, pelo YouTube da Facha e teve um grande engajamento no chat, além de elogios de alunos, professores, coordenadores e diretores. Vivi, como ela pediu para ser chamada, começou falando do Marketing 4.0, Carreiras Múltiplas e as diversas possibilidades que os profissionais têm atualmente, além das mudanças que enfrentamos até chegar no tema da palestra: O Novo Mindset.

O termo mindset significa modelo mental, que nada mais é que a maneira como a pessoa pensa. É o conjunto de ideias, crenças e valores que possuímos, sendo responsável pela maneira como o indivíduo compreende, enxerga e julga tudo o que acontece em sua vida, motivando suas ações e atitudes.
A partir daí, Vivi passou a dar dicas para alcançarmos o perfil do novo profissional, como ter saúde física e mental, ter a intenção de aprender, ter foco, autoconhecimento, aprendizagem contínua, abastecer o cérebro, equilibrar pressão e ter networking. Para ela, nós somos como uma empresa e o primeiro passo é definir nossa missão, valores, onde queremos chegar e qual preço queremos pagar.
A convidada também falou das diferenças entre o perfil antigo e o novo dos profissionais, as mudanças que podem acontecer e o que o novo profissional está suscetível a passar. Uma das diferenças é o conhecimento. Antes era preciso saber muito de pouco, depois pouco de muito e agora muito de muito. Mas ela afirmou que não é possível saber muito de muito e que é necessário conhecer o todo, perceber e escolher onde vamos dar um mergulho profundo, e as mudanças que estamos suscetíveis são, por exemplo, a empresa ser comprada ou não existir mais CLT.
Vivi ainda falou das vantagens que o profissional tem ao atingir o novo perfil. Segundo ela, o trabalhador mindset tem autonomia e não fica refém de ninguém. Ela afirmou que acabou o paternalismo, que precisamos nos conhecer e trilhar o nosso caminho e entender o que é sucesso pra gente. O novo profissional tem novas competências que, para Viviane, são skills que podemos desenvolver.
A inteligência emocional é outro fator importante no novo mindset. É preciso ter autoconhecimento e autocontrole, equilibrar razão e emoção, além de equilibrar a pressão do dia a dia. Ela comparou o cérebro com os músculos que trabalhamos na academia e disse que o cérebro precisa descansar. Para ela, é necessário conhecer o todo, mas perceber e escolher onde vamos dar um mergulho profundo e que precisamos criar e para isso precisamos estar descansados.

A convidada encerrou a sua apresentação falando de amor e respondendo uma pergunta da Karla sobre Inteligência artificial. Vivi afirmou que a Inteligência Artificial não vai substituir o homem: “Robô não brota do chão e eles vão reproduzir o que a gente quer. A tecnologia veio para acrescentar e não para substituir”, disse.
O Facha Festival teve 14 palestras que aconteceram entre a última terça-feira (3) e esta sexta-feira (6), com temas que permearam entre as áreas do Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Relações Públicas e Direito, com “Carreira Profissional: O novo Mindset” unindo todas essas áreas e encerrando a segunda edição do Festival com chave de ouro.
Confira, na íntegra, a live de encerramento: