Na terceira disputa entre as duplas olímpicas do vôlei de praia do Brasil, Ana Patrícia e Rebecca conquistam a 3ª etapa feminina do Circuito Brasileiro 2020

A disputa em Saquarema marcou o terceiro jogo em três etapas entre as duplas olímpicas e uma exibição perfeita das campeãs, que não perderam nenhum set durante a competição 

Por Armando Edra e Rodrigo Glejzer

Entre os dias 05 e 08 de novembro, ocorreu a terceira etapa do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia 2020/21, em Saquarema, Rio de Janeiro. A disputa foi realizada entre 20 duplas, sendo 16 classificadas diretamente para a fase de grupos, baseadas em seu ranking nacional, enquanto outras 4 se classificaram via partidas de qualifying. A competição foi realizada no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), seguindo todos os protocolos de segurança sanitária da pandemia, não contando com público presente, mas tendo todas as partidas transmitidas pelo Canal Vôlei de Praia TV e pela página da CBV no Facebook, nas fases preliminares e quartas de final, como pelo SportTV, exclusivamente na semifinal e final.  

Durante o primeiro dia (05) de competição, as atletas Rafaela/Jessica (PA/PA), Izabel/Tereza (PA/DF), Carol Goerl/Rúpia Inck (RS/MG) e Fabrine/Sandressa (BA/AL) sagraram-se vencedoras na etapa de qualifying e se juntaram a jogadoras de peso, como as atuais líderes do ranking nacional Agatha e Duda, vencedoras da segunda etapa e classificadas para as olimpíadas de Tóquio; Ana Patricia e Rebecca, campeãs da primeira etapa e igualmente com vaga garantida no Japão; e Paula Pequeno, bicampeã olímpica na quadra e começando no circuito de praia, e Juliana, medalhista de bronze nas areias de Londres.

No sexta-feira (06), seguiram-se as disputas na fase de grupos avançando as 4 melhores campanhas. Mantendo o bom desempenho das etapas anteriores do circuito, as duplas Agatha/Duda (PR/SE) e Ana Patricia/Rebecca (MG/CE) venceram seus dois jogos, ambos sem ceder nenhum set, seguidas por Tainá/Victoria (SE/MS), também com duas vitórias e nenhum set cedido, e Andressa/Vitoria (PB/RJ), com duas vitórias e um set perdido. Vale o lembrete que a dupla Talita/Carol Solberg (AL/RJ) também venceu seus dois jogos com um set perdido, mas por terem um PA (média entre os pontos marcados pelos pontos sofridos) menor que as demais concorrentes acabaram tendo que disputar a fase de repescagem. De acordo com a jogadora Sandressa Lorandi, que participou como comentarista convidada durante as transmissões da CDV após ser eliminada da terceira etapa, este regulamento que se utiliza da PA para definir as vagas é uma novidade este ano no circuito de vôlei de praia profissional.

Bola em disputa durante a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia – Foto: Wiliam Lucas/Inofavoto/CBV

O sábado (07) iniciou-se pelas disputas de repescagem em busca das últimas quatro vagas para as quartas de final. Destaque para a partida entre Talita,  campeã mundial e 3 vezes Rainha da Praia, e Carol Solberg, campeã e melhor jogadora do Circuito Brasileiro 2017/2018, contra a experiente Elize Maia, revelação do Circuito Brasileiro 2009, e a jovem promessa Thamela, com vitória de Talita e Solberg por 2 a 1 de virada (15/21, 21/12 e 15/12). Os demais confrontos foram Josi/Juliana (SC/CE) vencendo Solange/Verena (DF/CE) por 2×0 (21/16 e 21/15), Taiana/Paula Pequeno (CE/SP) sendo derrotadas por Erica Freitas/Thathi (MG/PB) em um disputado 2 a 1 (24/26, 21/17 e 12/15) e fechando com Juliana Simões/Cacá Richa (PR/RJ) perdendo para Andrezza/Neide (AM/AL) por 2 a 0 (14/21 e 15/21).  

Os confrontos pelas vagas nas semifinais ocorreram no mesmo dia da repescagem e reservaram emoções mistas para as duplas olímpicas. Enquanto Ana Patricia e Rebecca venceram sem dificuldade Josi e Juliana por 2 a 0 (21/13 e 21/14), Agatha e Duda tiveram um pouco mais de dificuldade para bater Andrezza e Neide por 2 a 0 (21/17 e 21/14), após estarem boa parte do primeiro set atrás do placar. As últimas duas vagas ficaram com Talita e Solberg, após vencerem Andressa e Vitória por 2 a 0 (21/15 e 21/10), e Tainá e Victoria após baterem Erica Freitas e Thathi, na segunda virada do dia, por 2 a 1 (17/21, 21/13 e 15/11). A final foi marcada pelo duelo olímpico entre Agatha e Duda, que derrotaram Tainá e Victoria (21/18, 21/16), e  Ana Patricia e Rebecca, passando por Talita e Solberg (21/17, 21/13). 

Durante toda a competição deu para ver o domínio das duas duplas que irão representar o Brasil durante as Olimpíadas de Tóquio, em 2021. O desempenho até a final do torneio foi impecável, com direito a nenhum set perdido, levando ao terceiro reencontro nas etapas nacionais no ano, com uma vitória para cada lado.   

Na disputa pelo desempate, entre os confrontos, quem levou a melhor foram Ana Patrícia e Rebecca, que venceram Ágatha e Duda por 2 sets a 0 (21/17 e 21/15), sendo Rebecca escolhida a melhor jogadora da decisão. No jogo valendo o bronze, Talita e Carol Solberg venceram, com certa facilidade, por 2 sets a 0 (21/11 e 21/15), a dupla Tainá e Victoria. É a segunda medalha de bronze da dupla que teve Carol Solberg eleita, por votação popular, a melhor jogadora da partida.  

Rebecca e Ana Patrícia comemoram a segunda etapa conquistada no ano – Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

O equilíbrio foi uma marca do primeiro set até Ana Patrícia e Rebecca abrirem dois pontos (11/9). A partir daí, Ana Patrícia dominou a rede com seus bloqueios, e, mesmo com a reação de Ágatha e Duda, encostando em 18 a 17, Ana Patrícia e Rebecca permaneceram no controle do set que finalizou em 21 a 17.   

A mesma dinâmica seguiu no segundo set, quando a diferença alcançou dois pontos (11/9). Ana Patrícia e Rebecca tomaram o controle do set, que foi encerrado em um ponto de contra-ataque da jogadora da final, Rebecca, consagrando a dupla com o seu segundo título em três etapas do Circuito Brasileiro.   

“A gente conseguiu imprimir um ritmo e jogar concentrada o tempo todo. Não fizemos uma boa etapa anterior e agora conseguimos o título”, disse Rebecca ao Sportv.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s