Conheça os 9 candidatos à Prefeitura de São Gonçalo

Por José Victor Duarte, Leonardo Rodrigues e Thalis Nicotte

O município tem 09 postulantes ao cargo de prefeito. Os dois mais votados no dia 15 de novembro irão para a disputa no segundo turno, em 29 deste mesmo mês. No dia 15 também serão escolhidos os representantes para as Câmaras Municipais, em um único turno.

Apresentamos os 08 candidatos e a única candidata, em ordem alfabética, com uma minibio, e suas propostas em 10 áreas (Saúde, Educação, Cultura, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Habitação e Esporte e Lazer). Todas as proposições aqui apresentadas foram retiradas dos programas de governo depositados no TRE ou em declarações oficiais.

Esperamos que este material ajude na tomada de decisão sobre quem irá gerir a sua cidade nos próximos quatro anos.

Nelson Ruas dos Santos, mais conhecido como Capitão Nelson, de 62 anos, é filiado ao partido Avante, iniciou sua carreira política através de incentivo de seus amigos, quando se elegeu vereador, cargo que ocupou durante 14 anos. Foi Fuzileiro Naval, ingressou na PM em 1° de janeiro de 1982 e em 1° de julho de 2004 candidatou-se a vereador. Alguns de seus projetos aprovados foram proibir o motociclista de portar capacete em estabelecimentos públicos e privados no município e criação de campanha permanente de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes nos ônibus e táxis do município. 

Filiada ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Dayse Oliveira, única candidata feminina à prefeitura de São Gonçalo, é formada em História, professora e ativista socialista. É fundadora e dirigente do SEPE/RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro), sendo atualmente parte da Secretaria de Gênero e Combate à Homofobia. Antes de ser uma das fundadoras do PSTU, já participou do Partido dos Trabalhadores (PT). 

Dejorge Patricio da Silva é candidato à prefeitura de São Gonçalo, pelo Republicanos e faz parte da coligação “Por amor a São Gonçalo”, juntamente com os partidos PP, DEM, PMN, Patriota, PSC, Solidariedade, PRTB e PMB. Dejorge tem 46 anos e é natural de São Gonçalo. É a segunda vez que ele se candidata a prefeito. Sendo outras duas eleições como deputado federal e outras duas como vereador. Possui ensino superior incompleto e tem como candidato a vice-prefeito, Marquinhos Solidariedade. 

Médico e filiado ao partido dos trabalhadores (PT), o candidato a prefeito já foi secretário municipal da saúde por três anos e em dois governos diferentes. Com especializações em Saúde Pública pela Fiocruz e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, Dimas já implantou serviços na cidade de São Gonçalo como o Saúde da Família, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), clínicas da Família e as Unidades Municipais de Atendimento de Urgência do Pacheco e Nova Cidade. 

Isaac Ricalde é candidato a prefeito de São Gonçalo pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e sua vice candidata é a professora Ana Cardinal. Isaac, de 35 anos, está concorrendo pela primeira vez em eleições municipais. É militante desde cedo: aos 15 anos, ingressou na União da Juventude Socialista, e, em seguida, se filiou ao PCdoB. Durante a sua juventude, o candidato já foi presidente do Grêmio do Colégio Estadual Santos Dias, e participou dos movimentos pelo passe-livre. O candidato é o concorrente mais jovem desta eleição a prefeito no município. Nascido no Rio Grande do Sul, chegou a São Gonçalo aos 12 anos. Ele também é servidor público concursado. 

Filiado ao Cidadania, José Luiz Nanci é o atual prefeito de São Gonçalo e está buscando a sua reeleição. A sua candidata a vice prefeita é Márcia Valéria. Nanci iniciou a sua atividade política em 1992, e, desde então, já ocupou o cargo de vereador do município, por cinco mandatos seguidos, e de secretário de saúde. Isto além do cargo de prefeito de São Gonçalo, ocupado por ele desde 2016. Na esfera estadual, já foi deputado estadual por dois mandatos no Rio de Janeiro.  Conhecido como “Zé Luiz”, o candidato, nascido e criado em São Gonçalo, tem 68 anos. Nanci também é médico há 43 anos. 

Ricardo de Souza Costa, mais conhecido como Ricardo Pericar, é o candidato do Partido Social Liberal (PSL) à prefeitura de São Gonçalo. O seu candidato à vice prefeitura é Artur Belmont. Pericar já ocupou o cargo de vice-prefeito do atual chefe do Executivo Municipal, em 2016. No ano de 2018, candidatou-se a deputado federal e foi eleito primeiro suplente, renunciando a vice prefeitura em agosto de 2019 para assumir o cargo, no qual ficou por dois meses, após uma licença da titular Major Fabiana. O candidato também já exerceu a função de vereador por três mandatos seguidos, sendo o primeiro entre 2005 e 2009. O candidato tem 54 anos, é casado e possui três filhos. 

Roberto da Silva Sales é candidato à prefeitura de São Gonçalo pelo Partido Social Democrático (PSD) e faz parte da coligação Aliança por São Gonçalo, que ainda conta com o PTC. Roberto tem 42 anos e é natural do Rio de Janeiro. É a primeira vez que concorre ao cargo de prefeito. Concorreu também outras duas vezes para deputado federal e uma vez para vereador. Possui ensino superior completo e tem como candidato a vice-prefeito o Doutor Isac Esteves. 

Rodrigo Piraciaba Costa é candidato à prefeitura de São Gonçalo, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e não compõe nenhuma coligação. Rodrigo tem 44 anos e é natural de Niterói. É a segunda vez que se candidata à prefeitura do município. Rodrigo tem ensino superior completo e tem como candidato a vice-prefeito o Professor Carlos Marcelo. 

ARTES: Letícia Ponso

Editor Júnior Especial: Lucas Furtado

Pesquisa: José Victor Duarte, Leonardo Rodrigues e Thalis Nicotte

Editoras Júnior: Bárbara Scarpa e Letícia Ponso

Editora Chefe: Ivana Gouveia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s