Botafogo e Fluminense são os cariocas classificados para as oitavas de final do Brasileiro A2 2020

Por Júlia Nascimento

A sexta-feira 13 foi de muita emoção, decisão e um pouco de azar na quinta e última rodada da primeira fase do Brasileirão Feminino série A-2. Representantes do Rio de Janeiro na competição, Botafogo, Fluminense e Vasco, chegaram na rodada decisiva com suas classificações encaminhadas para as oitavas de final. O Glorioso e o Tricolor venceram e confirmaram suas vagas. Entretanto, o Cruzmaltino, que dependia apenas de si, sofreu uma derrota surpreendente e foi eliminado.  

Relembrando o regulamento da competição para a temporada 2020, classificam-se para a segunda fase, as oitavas de final, os primeiros e segundos colocados dos grupos, além dos quatro melhores terceiros colocados. Os confrontos então serão definidos via sorteio. Dessa etapa até a grande final, a competição será disputada em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Os semifinalistas garantem o desejado acesso à série A1. 

As meninas de General Severiano foram para campo contra o já eliminado Vila Nova, ocupando a liderança do Grupo E, com sete pontos. Apesar da diferença na tabela e dos desfalques do time capixaba por resultados positivos para Covid-19, a equipe do Espírito Santo chegou a abrir um heroico 3 a 1 de virada. Ao mesmo tempo, Real Brasília e Atlético-MG estavam vencendo seus jogos e assumindo os dois primeiros lugares. Porém as alvinegras conseguiram uma nova virada impressionante em 12 minutos: 4 a 3 Botafogo, reassumindo a liderança e, consequentemente, a classificação. As autoras dos gols foram Gaby, Karen (duas vezes) e Karol Lins, pelas cariocas; Lívia, Gabi Ferreira e Larissa, pelas capixabas. 

Botafogo está classificado às oitavas de final – Foto: Reprodução/Botafogo Feminino

O time das Laranjeiras recebeu as gaúchas do Brasil de Farroupilha ocupando a terceira posição do Grupo F, com sete pontos. Mesma pontuação do Athletico-PR, perdendo apenas no quesito gols pró, terceiro critério de desempate. Acontece que a chave já tinha um classificado (o Napoli, líder disparado com 12 pontos), ou seja, apenas uma vaga sobrando. As tricolores conquistaram uma vitória convincente pelo placar de 3 a 0. Letícia Ferreira, Fernanda e Rayane anotaram os gols. Enquanto isso, no Paraná, as athleticanas também venceram por três gols de diferença. Resultado: desempate, novamente, nos gols pró, e o Furacão permaneceu na segunda colocação. No entanto, o Fluminense ficou entre os quatro melhores terceiros colocados e está classificado às oitavas.  

Fluminense também está na segunda fase – Foto: Reprodução/Twitter do Fluminense

E, no “dia do azar”, quem teve foram as meninas da Colina. O Vasco foi enfrentar o Real Brasília com um pé na próxima fase. Era o vice-líder do grupo com os mesmos sete pontos do Botafogo. Assim como o rival carioca, dependia só de si, mas o resultado positivo não veio. A partida era de confronto direto, pois as brasilienses estavam logo atrás, no terceiro lugar, com somente um ponto a menos. Lana, Rhaizza e Maiara, já nos acréscimos do segundo tempo, foram as responsáveis pelo 3 a 0 que eliminou o Cruzmaltino e classificou a equipe do Distrito Federal. Mas não foi só: com a vitória do Atlético-MG (4 a 0 sobre o Goiás), as mineiras terminaram em terceiro, e as cariocas, em quarto, ficando de fora de qualquer possibilidade de classificação. 

Vasco está eliminado da competição nacional – Foto: Reprodução/MyCujoo

Os demais times integrantes das oitavas de final do Brasileirão Feminino A2, temporada 2020, são: 

  • Ceará (1º), Tiradentes-PI (2º) e Esmac-PA (3º), pelo Grupo A; 
  • 3b Sport-AM (1º), Fortaleza (2º) e Real Desportivo-RO (3º), pelo Grupo B; 
  • Bahia (1º) e Sport (2º), pelo Grupo C; 
  • Juventus-SP (1º), América-MG (2º) e Foz Cataratas-PR (3º), pelo Grupo D; 
  • Botafogo (1º) e Real Brasília-DF (2º), pelo Grupo E; 
  • Napoli-SC (1º), Athletico-PR (2º) e Fluminense (3º), pelo Grupo E. 

A rodada classificatória teve, ainda, grandes goleadas. O Ceará garantiu sua vaga aplicando um 11 a 1 no Santos Dumont-SE. O São Francisco-BA venceu o São Valério-TO por 7 a 1, mas ficou de fora da segunda fase do campeonato. O Fortaleza se classificou após um 10 a 0 sobre o Atlético-AC. A goleadora equipe do Bahia fez 4 a 0 no Cruzeiro-RN, mesmo já classificada. O Foz Cataratas ficou com a terceira e última vaga do grupo D, aplicando 5 a 0 sobre o Serc-MS. A artilharia da fase de grupos ficou com Evelyn, do Bahia, com dez gols marcados. 

Atacante Evelyn, do Bahia, foi a artilheira da primeira fase do Brasileirão A-2 – Foto: Reprodução/Instagram do Bahia Feminino 

Logo após os jogos e a definição dos 16 classificados, o sorteio dos confrontos para as oitavas foi realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os clubes foram divididos em dois potes: A e B. No primeiro, ficaram os líderes dos seis grupos e os dois melhores segundos colocados. Já no segundo pote, os demais segundos colocados e os quatro melhores terceiros. Os integrantes do pote A possuíram a vantagem de realizar o jogo de volta em casa, devido às melhores campanhas realizadas.  

Pote A: Ceará, 3B Sport-AM, Bahia, Juventus-SP, Botafogo, Napoli-SC, Fortaleza e América-MG. 

Pote B: Tiradentes-PI, Sport, Real Brasília-DF, Athletico-PR, ESMAC-PI, Real Desportivo-RO, Foz Cataratas-PR e Fluminense. 

As datas dos confrontos estão confirmadas no site da CBF para os dias 22 e 28 de novembro, ida e volta. Confira os duelos:  

Confrontos das oitavas de final do Brasileirão Feminino A-2 – Crédito: Thais Magalhães/CBF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s